14 dicas para uma casa moderna e com estilo

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Tropical Retreat | SEMI-DETACHED, Design Spirits Design Spirits Living room
Loading admin actions …

O estilo moderno caracteriza-se pela sofisticação e pelo conforto aliados à funcionalidade. É, por isso, um estilo cada vez mais usado, sobressaindo em boa parte dos projectos que os profissionais apresentam à homify

Para gerar uma atmosfera mais acolhedora em casas modernas, pode-se incorporar materiais como a pedra e a madeira. A vegetação e a iluminação desempenham também um papel importante nesse sentido. 

Neste artigo, damos-lhe algumas ideias para criar um espaço único inspirado no estilo moderno.

1. Incorporar plantas em casa

Seja qual for o número de plantas que tenha na decoração de sua casa, aquilo que é verdadeiramente importante é mantê-las bem cuidadas, num espaço apropriado, regadas com frequência e com boa exposição solar. Convém não esquecer que as plantas são um adorno muito recorrente em espaços modernos.

2. Reutilizar objectos

Na decoração de um espaço moderno, é importante olhar os objectos com outros olhos e tentar descobrir neles múltiplas funções. Uma escada pode ser uma estante e, como pode ver na imagem apresentada, uma mala antiga poder dar um vaso perfeito.

3. Móveis com formas simples

Os móveis, no geral. não devem ter formas demasiado extravagantes. Pelo contrário, devem possuir linhas simples que não afectem a sua funcionalidade e uso. Na imagem que aqui apresentamos pode ver alguns bons exemplos disso: mesas rectangulares, sofás de esquina ou poltronas arredondadas. 

4. Deixar espaço para circular

Seguindo esta premissa de correcta ocupação de espaços, nenhuma decoração moderna pode correr mal. Pelas suas características, a decoração moderna cria uma atmosfera fabulosa na qual não falta majestosidade, amplitude, sofisticação e funcionalidade.

5. Decoração com coisas pessoais

Num espaço moderno, não há nada melhor do que aproveitar a nossa personalidade como inspiração para a decoração de todos os recantos. Assim sendo, escolha objectos pessoais que melhor o representem e utilize-os como parte da decoração.

6. Separar espaços de forma criativa

A madeira é um material que não pode estar ausente nos espaços de estilo moderno. A sua utilização não deve ser feita de forma simples e sem piada, mas sim com criatividade. Por exemplo, grave padrões ou desenhos na madeira, criando elementos artísticos, como os da imagem aqui publicada.

7. Criar uma atmosfera agradável com cor e luz

Uma das maiores vantagens dos espaços modernos e agradáveis é a forma como oferecem conforto a quem deles usufrui. Imagine que é convidado a jantar na sala aqui publicada. Não acha que se ia sentir extremamente confortável?

8. Na cozinha: funcionalidade

Antes de pensar em ter uma casa bem decorada, pense na funcionalidade. A decoração moderna foca-se muito nesse ponto, tentando criar áreas 100% eficazes, com materiais de qualidade, onde apenas são necessários mínimos apontamento decorativos.

9. Prateleiras suspensas são uma tendência

Nada do que existe numa decoração moderna deve estar a mais ou ser inútil. Até o tecto pode ser funcional, servindo de base para uma prateleira suspensa extremamente funcional. 

10. Destacando a estética da entrada e de todos os corredores

O factor estético é primordial na decoração moderna, mas sempre de mão dada com a funcionalidade e o conforto. Como podemos ver na imagem publicada, nada neste espaço é ao acaso e tudo cumpre uma função importante para o dia-a-dia dentro da residência. 

11. Preto e branco: combinação clássica e com estilo

Uma combinação mais moderna do que esta não é fácil de encontrar. O preto e o branco juntos fazem uma combinação fabulosa e trazem bom gosto e elegância ao espaço.

12. Desenho e conceito de iluminação de casa de banho

Só uma boa iluminação é capaz de fazer com que o estilo moderno seja desfrutado ao máximo. Podemos por isso dizer que a correcta instalação de pontos de luz em todas as divisões da casa é fundamental. A casa de banho também merece esse cuidado.

13. Não esquecer de decorar e tornar acolhedor o jardim ou terraço

Um estilo decorativo deve estar bem presente em cada recanto da casa, tanto no interior como no exterior. Assim sendo, estude bem o espaço e considere uma forma de embelezar o seu jardim ou terraço

14. Tudo deve conviver em harmonia e de forma natural

Ao contrário de outros estilos mais futuristas, o estilo moderno consubstancia uma perfeita união ente a vanguarda e o tradicional. Isso permite manter o equilíbrio dentro dos espaços, criando ambientes sensacionais. 

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Veja mais propostas dos decoradores registados na homify.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine