TV Na Sala: 9 Dicas Para Posicionar da Melhor Forma

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

TV Na Sala: 9 Dicas Para Posicionar da Melhor Forma

Fernanda Maranha—homify Fernanda Maranha—homify
Modern Living Room by LX Arquitetura Modern
Loading admin actions …

Ter uma televisão na sala de estar é quase artigo de primeira necessidade. Na montagem do ambiente, com sofá, poltronas e tapete, sempre sobra um espacinho voltado para a televisão. Mas esta área pode ser designada de diversas para a sua televisão: com um móvel ou um fundo especial, além de outros lugares para deixar não só o ambiente mais bonito, mas também melhorar a experiência de assistir aos seus programas preferidos.

Neste livro de ideias, damos algumas dicas para que você saiba posicionar muito bem a sua televisão na sala.

Fundo neutro

Um fundo neutro atrás da televisão é essencial para que sua experiência assistindo à televisão seja prazerosa. Se a parede tiver estampas, texturas ou até uma cor muito chamativa, ela irá competir por atenção com a televisão, podendo incomodar seus olhos e até mesmo fazer sua cabeça doer em um momento que deveria ser relaxante.

Um fundo neutro, não precisa ser necessariamente branco. Na imagem acima, o painel cumpre bem o papel da neutralidade no ambiente.

Cuidado com a luminosidade

A luminosidade é outro fator que pode acabar com sua experiência relaxante de uma tarde de domingo em frente à televisão. Se a entrada de luz natural for grande e estiver logo ao lado ou na parede oposta da televisão, ela pode fazer reflexos no aparelho e prejudicar a imagem. 

Se este for o caso em sua casa, proteger a TV em um móvel pode ajudar. Pense muito bem antes de selecionar o lugar onde ela vai ficar.

Televisão na altura dos olhos

Outro cuidado que pode ser muito esquecido é o fato de deixar a televisão à altura dos olhos de quem está sentado no sofá. Assim você evita possíveis dores de cabeça e até nas costas e pescoço, por conta do posicionamento errado em um momento de relaxamento.

Esconder os fios

Para a estética ser valorizada, é importante guardar e esconder os fios e cabos de televisão, aparelhos de dvd e outros que estejam visíveis. Um móvel tipo rack, painel de materiais espeiais e estrutura de gesso são as formas mais comus de esconder estes cabo.

Com este simples truque, a sala parece mais arrumada e limpa, pronta para receber visitas!

Giratória

Em apartamentos pequenos, com ambientes integrados, estruturas giratórias para colocar a televisão podem ser muito úteis.  Na imagem, com a estrutura adequada, a TV serve à sala e à cozinha. Mas no caso de quitenetes, ela pode muito bem ser uma divisora entre quarto e sala.

Além de ser uma alternativa criativa, ajuda a economizar o dinheiro que seria gasto com televisões extra.

Sobre um móvel

Talvez a maneira mais tradicional de instalar a televisão em sua sala de estar seja essa: em cima de um móvel, como o rack. Esta imagem segue o mesmo princípio, mas ao invés de ser apoiada em um simples móvel de chão, está sobre o móvel de parede com nichos, trazendo um pouco mais de modernidade ao tradicional.

Veja móveis para sua sala em nossa loja homify!

Suspensa

A TV suspensa é outra tendência. Ela pode ser colocada em um painel, como esse de madeira da imagem, ou diretamente na parede—no segundo caso é mais difícil de conseguir esconder os fios, mas se conseguir, o efeito será maravilhoso: perfeito para uma sala mais clean e com poucos elementos

Embutida

Uma das formas mais sofisticadas de se colocar a televisão na sala é embuti-la na parede. O artifício pode ser feito por meio de um móvel ou até gesso, mas dá um efeito maravilhoso.

A sensação é como se a tv fizesse parte do ambiente e até da parede,  como se fosse um quadro. Se desejar, pode até fazer uma moldura em volta dela. Esta forma ainda ajuda a economizar espaço, fazendo a sala parecer mais ampla.

Ousada

É também possível ousar em uma tarefa aparentemente simples, como a de posicionar a televisão na sala. Na imagem acima, o espaço horizontal dedicado à TV é pequeno, e um móvel atrás fornece muita informação, mas funciona no ambiente. Abaixo da TV há ainda uma lareira!

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!