Extensões de cozinhas que fazem tanto sentido

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Apartamento 13, Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design Kitchen
Loading admin actions …

Fazia-lhe falta um espacinho extra na sua cozinha? Nem que fosse para aqueles dias de verão em que a clausura no espaço de cozinhar se torna quase insuportável com o calor? 

Nós sabemos que o espaço não cresce por magia, e provavelmente serão precisas obras, mas não é de todo impossível ganhar espaço na cozinha, nem que para isso seja preciso abdicar dessa área noutro ambiente! 

Hoje queremos mostrar-lhe isso mesmo e por isso trazemos-lhe uma pequena seleção de imagens que mostram claramente que expandir a cozinha não é um bicho-de-sete-cabeças, apenas requer alguma boa vontade e um excelente planeamento do lay out pretendido. Venha descobrir estas sugestões e inspire-se para ganhar mais espaço na sua cozinha!

O pátio como extensão da cozinha

Quem diz o pátio, diz o terraço, ou até a varanda! Porque não utilizar esse espaço exterior para aumentar a sua cozinha? Pode fechar ou apenas colocar um toldo, mas se quer utilizar esse espaço de verdade como extensão da cozinha precisa de o proteger dos elementos. Claro que se tiver um apartamento isto vai ser bastante dificultado pelas regras de condomínio e urbanas, mas se recorrer ao profissional certo ele vai ajudá-lo a criar um projeto viável para esse espaço sem entrar em conflito com nenhuma entidade. 

Inspire-se na imagem acima:—no pátio criou-se uma pequena área de refeições, como extensão à cozinha, e para que não restem dúvidas quanto à inclusão dos espaços o exterior foi dotado de uma bancada na mesma pedra da bancada da cozinha, criando continuidade visual!

Expandindo para outro compartimento

Um problema muito comum com que se deparam os proprietários e arquitetos de casas para renovar e remodelar é a excessiva compartimentação dos seus interiores. Antes era comum haver os compartimentos cozinha, sala de jantar, sala de estar, mas com as novas tendências de design de interiores essas barreiras tendem a desaparecer para dar lugar a espaços abertos com funcionalidades integradas. 

E esta é uma maneira excelente de fazer uma extensão para a sua cozinha! Foi o que aconteceu na cozinha da imagem acima… As funcionalidades uniram-se e a cozinha cresceu, abarcando uma boa parte do que antes era a sala de jantar!

Expandir para incluir uma lavandaria

Fechando o terraço para aumentar a cozinha

Esta sugestão vai muito de encontro da primeira que demos, mas aqui levou-se o conceito de extensão de cozinha ao seu máximo, com uma integração visual absolutamente perfeita. O espaço de terraço foi fechado com uma estrutura de madeira e vidro, com grandes portas que abrem sobre o que resta do espaço exterior, o piso da cozinha foi todo substituído e estendido até ao que costumava ser o piso do terraço, e as paredes foram todas revestidas com a mesma pintura. Aqui não há remendos ou divisões no pavimento nem nas paredes, ganhando-se continuidade e homogeneidade, como se o espaço tivesse sido sempre assim!

Extensão para a despensa

Este é o resultado final de uma cozinha que foi totalmente remodelada! Aqui o espaço de varanda sempre foi usado como despensa, mas costumava ser fechado, apenas com uma porta de acesso, o que tornava o espaço bastante acanhado. O projeto de renovação continuou a contemplar esse uso da varanda mas eliminou a parede, substituindo-a por portas divisórias em ripas de madeira que deixam a luz passar e dão mais sensação de continuidade, aumentando visualmente o espaço da cozinha!

Construindo mais espaço

Esta solução prvê uma abordagem mais radical à falta de espaço na cozinha! A cozinha é que pequena e não tem por onde espandir dentro de casa? Estenda-a para o exterior! Contrua uma extensão à pprópria casa

Esta solução prevê uma abordagem mais radical à falta de espaço na cozinha! A cozinha é que pequena e não tem por onde expandir dentro de casa? Estenda-a para o exterior! Construa uma extensão à própria casa para ter mais espaço na cozinha. 

Claro que isto só é possível se tiver uma vivenda e mesmo assim a extensão deve cumprir com as regras de fachada e ser aprovada pelas entidades competentes, mas é uma ideia excelente para quando a família cresce e a casa não, tornando a cozinha e a sala de jantar pequenas para tanta gente! 

Estas duas imagens são de extensões anexadas à casa para expandir a cozinha. Dois projetos, dois resultados diferentes a mesma abordagem!

Aproveitar um canto para extender a cozinha

Tem uma despensa anexa à cozinha mas físicamente separada dela? Utilize-a para aumentar o espaço da própria cozinha! Calma, isto não significa deixar de ter despensa, mas sim abolir paredes, substituindo-as por armários idênticos ao da própria cozinha, para criar continuidade visual e maior sensação de amplitude espacial. A despensa pode continuar a ser no mesmo sítio, ou não, dependendo do que pretender, mas deve sempre ser incorporada nos novos armários. E se, como na imagem acima incorporar uma bancada ou mesa rebatível ainda ganha espaço de trabalho extra!

Faltava um bocadinho assim!

E para terminar trazemos uma ideia muito interessante e que pode resultar extraordinariamente bem:—construir uma pequena secção anexa à cozinha, em vidro. Abolindo grande parte da parede exterior da cozinha e substituindo-a por uma extensão em vidro vai resultar num espaço muito mais amplo e luminoso e ao mesmo tempo ganhar algum espaço extra, mesmo que este não seja muito grande. Claro que vai alterar a fachada da casa, mas com o projeto certo pode ficar perfeito! 

Gostava muito mas não tem mesmo hipótese de aumentar a cozinha? Então aprenda a tirar o melhor partido do pouco espaço que tem com as nossas sugestões lendo o artigo ’40 ideias geniais para planear uma cozinha pequena’.

Por último não podemos deixar de lhe sugerir a nossa loja on line para descobrir todos os acessórios de que precisa para a sua casa.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine