Como Saber Qual É A Escada Ideal Para Sua Casa

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Como Saber Qual É A Escada Ideal Para Sua Casa

Eduardo Prado—homify Eduardo Prado—homify
 Corridor & hallway by MAAD arquitectura y diseño,
Loading admin actions …

Escadas devem ser desenhadas a comunicar espaços de níveis diferentes em uma habitação. Ainda que suas características funcionais sejam as mesmas, é possível distinguir diferentes estilos de escadas pelo desenho e tipo de material utilizado em sua fabricação. 

Existe uma grande variedade de opções que ser eleitas as melhores para as necessidades e estilo decorativo de sua casa. Escolher bem a escada é fundamental, já que esta estrutura poderá valorizar ainda mais os ambientes e até mesmo oferecer soluções perfeitas para a organização dos espaços. 

Abaixo, trouxemos um guia completo com projetos de nossos profissionais, onde você poderá observar diferentes estilos de escadas, suas características e, assim, saber qual é a melhor opção para sua casa.

Siga conosco e confira!

Tipos de escadas

Existe uma grande variedade de tipos de escadas: de um lance, com guarda-corpos, em formato de L e U, caracol e até mesmo alguns modelos mecânicos. 

A melhor escolha será aquela que melhor se adaptar ao seu espaço, sabendo que, nos estilos de escadas com guarda-corpos a necessidade de espaço no interior da casa será maior. 

As escadas em forma de L são as mais comuns nos interiores das casas, já que este modelo de escada permite decora a parede lateral onde estão localizadas. Este tipo de escada pode ser desenhado em obras e com revestimentos diferentes dos que são utilizados nos demais espaços da casa, o que evidencia a personalidade da escada.

As escadas caracol funcionam perfeitamente em apartamentos ou sobrados pequenos, já que ocupam espaços mínimos. Sua forma em curvas proporciona beleza e faz dos espaços mais atrativos. Por isso, é essencial manter sua estrutura sempre limpa e elegante para valorizar o lar.

Os degraus devem ser distribuídos com cuidados, já que, por serem de tamanho reduzidos, o acesso por eles requer cuidado redobrado no dia a dia. 

Materiais de escadas

Existe uma grande variedade de materiais com os quais se podem desenhar uma escada. Madeira, concreto, ferro, aço e até mesmo vidro. 

As escadas desenhadas em cimento são, geralmente, revestidas com cerâmica ou porcelanato com cores e estilos que se distinguem do utilizado nos demais espaços da casa. 

É possível optar por degraus feitos de vidro temperado, madeira ou ferro. Isto dependerá, essencialmente, do estilo decorativo utilizado em seu lar. 

Escadas desenhadas com madeira são fabricada por carpinteiros que garantem segurança e funcionalidade estrutural. A opção por soluções feitas sob medidas é imprescindível para que o espaço disponível seja utilizado da melhor maneira possível. 

Escadas de metal também requerem atenção profissional, especialmente porque sua estrutura não poderá, de maneira nenhuma, ser modificada com oscilações de temperatura. 

As escadas de aço inoxidável com vidros são lindas e elegantes. Por isto, seu custo é maior. Entretanto, o esforço, certamente, vale a pena, já que este tipo de aço é altamente resistente e sua cor neutra com degraus transparentes reforçam leveza e delicadeza, combinando muito bem em qualquer ambiente.

De maneira geral, a escada escolhida deverá harmonizar com o estilo decorativo de toda a casa, já que é uma parte indispensável em habitações com dois ou mais níveis.

Escadas para exteriores

As escadas para exteriores devem ser práticas, simples e de materiais altamente resistentes às intempéries. São desenhadas com ferro, sendo a de formato caracol a mais usual, já que é um formato que permite ser utilizado em espaços menores sem comprometer grandes metros.

Se é uma escada de serviço, não será necessário escolher um desenho mais extravagante,  já que com um simplicidade, a escada passará despercebida. Este tipo de escada deve receber manutenção contínua para que sua estrutura esteja sempre bem preservada ao longo do uso.

Se a sua escada de exterior é parte importante em sua fachada, você poderá optar por estruturas em ferro forjado, pois suas formas orgânicas e irregulares serão perfeitas para valorizar seu lar. 

Este tipo de escada varia do estilo colonial ao clássico, sendo que as cores mais comuns são as pretas ou as brancas. 

É possível ainda escolher outros tons conforme a preferência de cada família, sendo indispensável a repintura ao menos uma vez ao ano para mantê-la bem preservada. 

Escadas multiusos

Se você pensava que as escadas serviam apenas para transitar entre os pavimentos da casa, se enganou. Debaixo de cada escada sempre ficarão pequenos espaços que poderão ser utilizados perfeitamente para organizar o lar. 

São locais que podem ser utilizados para guardar objetos decorativos ou mesmo serem ocupados por um pequeno home office. Tudo isto, fará seu lar ser mais funcional e organizado conforme as necessidades familiares.

Estantes embaixo da escada são de grande utilidade, já que aproveitam este espaço que, em outras situações, seria esquecido. É possível optar por estantes abertas ou com portas, tendo em conta que ao deixá-lo aberta, terá que ter maior cuidado para organizar os objetos, que estarão sempre visíveis em meio a decoração. 

Diversos estilos de escadas

O estilo de sua escada deve refletir o estilo de seu lar. Ou seja, não deve descontextualizar com o ambiente local. Se o estilo de sua casa é industrial, por exemplo, você poderá escolher uma escada de aço pintada de preto com corrimãos lineares. 

Se o estilo do lar é clássico, poderá optar por uma escada de madeira em acabamento natural ou pintada de branco. 

Já, se o estilo é minimalista, o vidro e aço inoxidável serão a melhor opção, pois garantirão transparência e leveza visual.

Se o estilo que você busca para o seu lar é jovem e dinâmico, poderá optar por escadas curtas de aço bem ajustadas à parede, revestindo os degraus com material laminado ou vinílico. A parede onde está localizada a escada poderá ser revestida com papel de parede de texturas e cores intensas. 

Outra opção interessante, é aplicar cores chamativas e agregar azulejos estampados. Com este tipo de decoração, o espaço de sua escada deixará de ser sem graça e passará a ter muito mais vida!

Iluminação coletivas para as escadas

Iluminar a escada é uma boa opção decorativa. Para isto, é interessante utilizar lâmpadas distribuídas próximas a cada degrau ou nas paredes. Este tipo de iluminação é tão decorativo quanto funcional, já que marca o trânsito nos degraus ao anoitecer. Para esta escolha, o ideal é utilizar lâmpadas pequenas de iluminação indireta, passando quase despercebidas. 

A iluminação em cada degrau durante a noite reforça elegância ao espaço, gerando sofisticação no ambiente. Esta á uma boa opção se tuas escadas são visíveis a partir de muitos pontos de sua casa.

Os melhores profissionais especializados em escadas

Para decidir qual será a escolha perfeita de escada para sua casa, deverá conhecer quais as medidas dos espaços onde elas serão instaladas. Para escolher o melhor desenho, basta analisar o desenho decorativo de seu lar, reforçando suas inspirações sempre que desejar analisar os lindos trabalhos de nossos profissionais

 Houses by Casas inHAUS,

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!