10 Ideias de decoração para um quarto pequeno

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

10 Ideias de decoração para um quarto pequeno

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Country style bedroom by Célia Orlandi por Ato em Arte Country
Loading admin actions …

Cada quarto de dormir é um mundo em si próprio. Individual ou partilhado, cada quarto encerra gostos, ideias, intimidades, e por isso desejamo-lo perfeito, decorado e arranjado à nossa maneira. Uma cama gigante, um cadeirão de leitura, um armário king size… Tudo isso faz parte do nosso imaginário de um quarto perfeito! O problema é que nem todos temos quartos enormes, e a área que temos pode não dar para servir todos os nossos caprichos. 

Mas isso não é necessariamente uma tristeza! Há sempre maneiras de criar um espaço à sua medida, mesmo nas áreas mais pequenas. O que é importante é criar um espaço funcional, confortável e relaxante, e se isso significa aligeirar um pouco esquema de cores, optar por móveis mais ou encontrar ideias inteligentes de armazenamento, então que seja, mas à nossa maneira! 

Aqui vai encontrar ótimas ideias para decorar o seu pequeno quarto. Venha descobri-las connosco e aprenda a amar de novo o seu quarto!

1. Alguma contenção é precisa

Esta sugestão pode não ser muito agradável, sobretudo para aqueles que gostam mesmo de se expressar pela decoração, mas ter contenção é vital num quarto pequeno! 

Reduza a quantidade de mobílias e acessórios, limite o número de elementos que compões a decoração. Sabemos que por vezes é complicado, mas mesmo que tenha dificuldade em resistir a todos aqueles acessórios que encontrou naquela loja do shopping, se o seu quarto é pequeno, contenha-se! Mantenha o quarto simples e descontraído e expanda a sua criatividade em zonas mais amplas da casa.

2. Aposte em esquemas de arrumação pouco volumosos, mas funcionais

Obviamente que ter pouco espaço no quarto não significa que não precise de arrumação. Pelo contrário, é é mais vital do que nunca! No entanto não serve qualquer cómoda ou armário, é preciso escolher de forma sábia. 

Optar por armários com muitos compartimentos, com cabides múltiplos num só (daqueles que permitem guardar cinco pares de calças num só cabide, na vertical), acrescente ganchos, use o espaço por baixo da cama! Só não vale recorrer a caixas plásticas ou a recipientes fora do tom, pois fica—arriscamos a palavra—foleiro.

3. O branco nunca falha

by cs Minimalist
cs
cs

É um clássico! Quando o espaço é pequeno não nada como escolher o branco como cor dominante. Além da área parecer de imediato mais ampla ainda vai obter uma atmosfera muito limpa e fresca. Esta dica vale tanto para para quartos como para qualquer outra divisão, mas não há como negar que dormir num ambiente como o do quarto da imagem, da autoria do gabinete CS, é realmente repousante.

4. Escolha acertadas

Já o dissemos acima:—num quarto pequeno a melhor opção é descomplicar! Opte por peças de mobiliário pouco volumosas, seja qual for o estilo escolhido. Mobília de linhas direitas, com pernas altas e esguia dão mais sensação de liberdade ao espaço. 

E para os tapetes, se puder, escolha-os com pelo baixo e pouco espesso. Um tapete de lã fina é tão quente e acolhedor como outro de outro material, mas mais felpudo!

5. Um toque de cor vibrante dá personalidade ao espaço

Enquanto uma paleta de cores neutras, sobretudo o branco, faz maravilhas a tornar um pequeno quarto muito maior, também o pode torná-lo um pouco desinteressante, sobretudo para aqueles que adoram cor. 

Se você é uma dessas pessoas, que adora os tons vibrantes e os tem na sua casa não há razão para não o fazer também no quarto, mesmo que seja pequeno. Apenas deve ter algum cuidado e incluir a cor sobretudo em têxteis e alguns acessórios. Cortinas, a roupa de cama, almofadas, uma pequena estatueta, com cores fortes vão adicionar cor ao ambiente sem encolher o espaço.

6. Aproveite bem as paredes

Num quarto pequeno uma boa solução é encostar a cama à parede para deixar mais espaço de circulação livre. Mas para ficar ainda com mais área livre e fazer o quarto parecer maior o melhor mesmo é eliminar a cabeceira da cama e substituí-la por uma pintura diretamente na parede, um mural, uma secção de papel de parede para dar destaque ou mesmo alguns autocolantes!

7. Minimalismo funcional

Scandinavian style bedroom by sreda Scandinavian

Onde é que está escrito que tem um quarto pequeno não pode ter um quarto com muita arrumação e lindo de morrer? Tudo o que precisamos é uma boa cama, cortinas confortáveis, que oferecem a privacidade necessária, e têxteis bonitos e aconchegantes. No que toca a arrumação já demos a dica:—colocar caixas de arrumação sob a cama, é a solução perfeita! Mas só se forem cheias de estilo como as da imagem acima, claro!

8. Pequenos espelhos

Os espelhos funcionam bem em qualquer divisão, sobretudo nas mais pequenas. Eles têm a capacidade de tornar o espaço imediatamente mais luminoso. Mas se não é fã de um espelho muito grande e acha que é demasiado brilho para si, opte por instalar espelhos pequenos em diversos sítios do quarto. Esta ideia vai permitir-lhe criar pontos estratégicos de luz que vão tornar o ambiente mais límpido e alegre. E se os espelhos vierem acompanhados de uma moldura bonita o quarto ganhar ainda mais personalidade!

9. Um móvel multifuncinal pode fazer a diferença

Todo o seu pequeno quarto se pode reduzir a um móvel, já imaginou uma possibilidade dessas? Há que saber aproveitar o espaço disponível e criar algo com útil, mas diferente e personalizado. Um móvel multifuncional pode ser a resposta aos seus problemas de falta de espaço no quarto:—pode unir funcionalidade e homogeneizar o estilo, fazendo o quarto parecer maior e deixando espaço de circulação livre. 

Veja o móvel da imagem acima:—é cabeceira da cama, é fronteira divisora, é mesa se cabeceira, tem a cama incorporada e ainda faz de secretária de trabalho! E não podemos deixar de destacar a espetacular ideia de suporte ao ecrã de televisão, que gira permitindo visualização a partir da cama o do escritório. Tudo em um!

10. Grandes espelhos

Marylebone Modern Bedroom by LEIVARS Modern
LEIVARS

Marylebone

LEIVARS

E por ultimo outro clássico:—uma parede espelhada. Duplica a área visível do quarto num estalar de dedos

Mas na imagem acima o que nos prende de imediato a atenção é o espetacular closet, que compensa a área que rouba ao quarto com a magnífica arrumação que proporciona. Se quiser ver mais closets para se inspirar, não hesite e leia também o artigo ’10 closets maravilhosos que o vão encantar’.

E para conhecer um mundo de ideias de decoração é só espreitar a nossa loja on line!

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!