Cozinhas Pequenas: 14 Ideias Para Integrá-las Ao Jardim | homify

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Cozinhas Pequenas: 14 Ideias Para Integrá-las Ao Jardim

Josi Monteiro—homify Josi Monteiro—homify
Modern Kitchen by Taller Estilo Arquitectura Modern
Loading admin actions …

Hoje em dia, o projeto arquitetônico das casas e dos apartamentos tem uma preferência pelos espaços abertos, pelo que é comum ver a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha a compartilhar o mesmo espaço sem paredes para dividí-las. Porém, as cozinhas não só compartilham o ambiente com as salas, como também se abrem para o terraço, varanda, jardim ou quintal. Estas cozinhas são ideais para quem gosta de cozinhar e, ao mesmo tempo, socializar.

Neste livro de ideias, temos 14 propostas de cozinhas pequenas que se abrem para o exterior. Vamos conferir e inspire-se!

1. Uma combinação de materiais e cores sensacionais

Começamos em grande estilo com uma cozinha que, mais do que integrada com o exterior, parece dele fazer parte. Isso acontece devido à existência de uma ampla parede envidraçada que se prolonga até ao teto e deixa a luz natural entrar, tornando o ambiente luminoso e arejado.

2. Encanto e versatilidade de uma cozinha vibrante aberta para o exterior

As cozinhas abertas são cada vez mais as protagonistas nas casas atuais. O estilo de vida das famílias tem sido alterado substancialmente e a cozinha acompanha essas mudanças, além de ganhar maior protagonismo dentro das moradas, dando lugar a cozinhas americanas que se abrem para o resto da residência. Aqui, podemos ver como a cozinha se prolonga para o delicioso jardim.

3. Branca para proporcionar luminosidade

Uma cozinha pequena ganha muito com um plano aberto para o exterior, pois a luz natural que entra pelas aberturas faz com que o ambiente fique mais ventilado e iluminado, o que aumenta a percepção de amplitude. Além disso, o espaço exterior adjacente acaba, de certa forma, por fazer parte da própria cozinha.

4. Juntos, mas não misturados

As cozinhas abertas também podem integrar elementos decorativos que ajudem a separar os espaços, como é o caso das ilhas, das penínsulas, das portas de vidro dobráveis ou dos tetos falsos que diferenciam, com distintas alturas ou materiais, a cozinha em relação ao exterior e também ao resto da casa, tal como se vê neste exemplo.

5. Ideais para ganhar espaço

Estas cozinhas são, sem dúvida, a melhor opção para apartamentos ou casas pequenas, já que, por não existirem paredes divisórias, se consegue ter mais espaço para colocar os móveis e os eletrodomésticos que podem ser embutidos de forma a permitir liberdade de movimento.

Ao estarem abertas para o exterior, pode-se jogar com os materiais e deixar a descoberto a sua essência natural, como neste projeto de estilo industrial que tem uma sensacional parede de tijolo, tubos à vista e uma paleta cromática de cores neutras e claras que combinam perfeitamente com o ambiente externo.

6. Uma grande porta de correr com ligação ao terraço

Estas cozinhas nos permitem desfrutar mais dos momentos com a família e amigos. Além disso, são úteis para casais com filhos pequenos, já que podem cozinhar enquanto as crianças fazem os trabalhos da escola sob supervisão.

7. Comprida e aberta para o exterior

Aberta para o exterior da casa, esta cozinha tem muito a ganhar com a iluminação, um fator de grande importância em qualquer ambiente. Mas, apesar de contar com uma generosa entrada de luz natural durante o dia, à noite o espaço requer luz artificial que ajude a realizar as atividades.

As lâmpadas dispostas sobre a bancada da pia e sobre a pequena mesa deixam o ambiente com a decoração charmosa.

8. Aberta para o jardim e bem ventilada

Tal como no caso da iluminação, a ausência de barreiras físicas na cozinha melhora a circulação de ar e, por conseguinte, a ventilação, o que desperta uma sensação de liberdade e de frescor. Além disso, se optar por uma decoração colorida, a integração da cozinha com o exterior será ainda mais harmoniosa.

9. Natureza desde o interior

A natureza não tem apenas que estar presente no exterior da sua casa. Decore a sua cozinha com vasos de plantas, flores ou ervas aromáticas. Este projeto com acabamentos em madeira e uma panóplia de plantas no interior faz com que a atmosfera seja mais fresca e natural.

10. Reforçar a presença dos elementos exteriores

Os elementos que compõem o exterior da casa devem-se integrar no ambiente da cozinha. Neste caso, o jardim tem uma piscina cuja cor se repete nas esquadrias das janelas, criando uma atmosfera refrescante.

11. Uma cozinha acolhedora e calorosa

Seja qual for o seu estilo preferido, a cozinha nunca deve perder a sensação acolhedora e calorosa que a caracteriza. Se o exterior tiver um ambiente mais frio, a cozinha deve estar decorada com cores que transmitam conforto para desfrutar ao máximo do espaço. Desta forma, também se diferenciam ambas as áreas de forma elegante e distinta.

12. O design da porta deve combinar com o estilo da cozinha

Em alguns casos, a privacidade é importante no interior da cozinha. Essa privacidade pode ser conseguida por meio de cortinas. A originalidade destas cortinas garante o toque de personalidade ao espaço. As cores vibrantes e os padrões geométricos emprestam uma nota divertida e fresca, como se pode apreciar neste projeto.

13. Com uma grande janela

Se não pode ter uma porta, uma grande janela pode ser uma opção para prolongar a cozinha até ao jardim.

14. As portas de vidro para o exterior

Quando o ambiente na cozinha não é amplo, você usar pequenos espaços no exterior para unir e criar um mini terraço que permite, além da possibilidade de churrascos, o fluxo de ar deixa a cozinha fresca e ventilada.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!