9 ideias geniais para reciclar os seus móveis

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Tomamos a cada pieza como unica. Su historia queda marcada, su impronta destacada., Sepia reciclados Sepia reciclados Eclectic style bedroom
Loading admin actions …

Os estilos vintage e retro estão totalmente no auge. São muitas as pessoas que se identificam com estes estilos e que se dedicam a dar uma segunda vida a móveis antigos. Esta é uma solução prática e inteligente já que possibilita a reutilização de móveis com um material que, normalmente, tem muito mais qualidade do que o dos móveis modernos. Antigamente, os móveis eram feitos com madeiras mais nobres que, também por isso, toleram bem os restauros. Neste livro de ideias, deixamos-lhe nove conselhos para que possa recuperar os seus móveis.

1. Móveis de sala

Se tivesse um móvel como este na sua casa, o que lhe faria? Possivelmente, desfazia-se dele. Porém, com um pouco de criatividade, uma peça assim pode ser totalmente modernizada. Isto requer algum tempo, dedicação e know-how, mas, sem gastar muito, pode-se conseguir um resultado encantador. 

2. Decapado

A este móvel antigo aplicou-se uma pintura em branco mate. A parte superior do móvel e os contornos das gavetas foram decapados, podendo-se agora ver o castanho original. Ainda assim, a peça exibe um efeito desgastado e antigo. Na zona central fez-se uma inscrição em francês a imitar a de uma loja antiga.

3. Uma consola original

Esta consola serve agora como suporte para o lavatório. A peça, com um marcado estilo francês, tinha originalmente quatro pés. Agora, tem apenas dois para poder ser colocada contra a parede. A pintura em branco mate é resistente e própria para resistir à humidade existente na casa de banho

4. Técnica de colagem

Nesta pequena mesa, pintaram-se as pernas em negro e verde, o perímetro superior em vermelho e a superfície com um fundo negro revestido com desenhos de papel recortados que foram passados com verniz transparente. Em baixo, aplicou-se a mesma técnica. 

5. Mesa dobrável

A mesa dobrável da imagem é de pinho e foi pintada em castanho muito escuro. Depois de seca a tinta escura, escreveram-se duas palavras com tinta branca. Por fim, aplicou-se um verniz transparente. Eis uma perfeita mesa para o jardim!

6. Ilha central

Este mesão antigo foi remodelado através da aplicação de três mãos de tinta branca. A contrastar, está a superfície e as duas prateleiras inferiores. Afinal de contas, branco e madeira ficam sempre bem, certo? As prateleiras servem como área de arrumação adicional para esta cozinha.

7. Mesa de cabeceira

Uma mesa de cabeceira de estilo vintage ficará como a da imagem se passar uma lixa para suavizar a superfície e se, depois, aplicar três mãos de pintura branca. Na parte da porta, após a tinta secar, pode acrescentar umas riscas coloridas com a técnica de colagem.

8. Uma bonita arca

Nesta arca de madeira de estilo rústico, passou-se uma lixa para suavizar a superfície e aplicou-se posteriormente três mãos de pintura branca. Uma vez seca, pode-se, com um vinil, ornamentar as superfícies. A técnica de colagem também pode, mais uma vez, ser usada. 

9. Móvel rústico patinado

Para obter este resultado, deverá começar por passar uma lixa e, depois, aplicar tinta branca. Depois de seca, pinte a superfície com cores diferentes. Deixe, novamente, secar. Depois, volte a lixar para criar este efeito gasto e termine protegendo a peça com verniz. 

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Veja os fantásticos trabalhos dos marceneiros registados na homify.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine