Casa de banho por baixo das escadas: o que deve saber antes de instalar uma

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Pequeños Baños, Villeroy & Boch Villeroy & Boch Modern Bathroom
Loading admin actions …

Quando se tem uma casa de dois ou mais andares, é comum aproveitar o espaço por debaixo das escadas para várias coisas: instalar armários, gavetas, bibliotecas, um jardim interior, um home office ou uma consola ou aparador para decorar. Se a sua casa conta com uma superfície reduzida, este espaço pode servir para instalar uma casa de banho para convidados. Em alguns casos, pode até ser usada para acomodar uma cabine de duche, o que é mais desafiante. 

Se está a pensar usar o vão da sua escada para o efeito, entregue o trabalho a um arquitecto. A ajuda de um profissional é essencial para construirmos uma casa bem aproveitada e funcional. Tratando-se de um espaço tão especial, ainda mais importante é. Neste livro de ideias, reunimos alguns pontos que deve ter em conta antes de integrar uma casa de banho sob a escada, tenha ela um simples vaso sanitário ou um duche. 

Saiba mais.

1. A entrada é muito importante

Antes de tomar qualquer decisão, deve observar para que divisão a porta da casa de banho se vai virar. O ideal é que a porta vá dar a um corredor ou área de serviço e nunca directamente a uma sala de estar, sala de jantar ou porta principal.

Se não outra opção, pode proteger a entrada com um biombo para oferecer mais privacidade ao espaço. De outra forma, não será confortável usá-lo, nem para si, nem para as suas visitas.

2. Uma distribuição inteligente

No geral, as escadas situam-se junto a uma parede lateral, disposição essa que é aproveitada para colocar uma janela que cruze os níveis. Instalar a casa de banho por baixo não deve ser uma limitação. Pelo contrário, aproveite essa distribuição para a adição de uma janela de vidros foscos que deixe a luz entrar no espaço, mantendo a privacidade. Em princípio, esta casa de banho será pequena, pelo que se deve aproveitar essa luz ao máximo. 

3. Aproveitar toda a luz

No seguimento do conselho anterior, diríamos que, se a casa de banho não tem qualquer janela, pode integrar a luz por via de blocos de vidro em alguns pontos da parede exterior. Desta forma, poderá usufruir da luz natural, sem que haja necessidade de ter uma janela. Porém, é muito importante que instale um extractor. Todas as casas de banho precisam de um extractor. Pode ser uma peça de função mecânica que se coloca num vão preparado da parede e que funciona com ventilação natural ou uma peça conectada ao interruptor da luz que comece a trabalhar quando este for aceso. 

4. Se o duche for inevitável

Se a adição de uma cabine de um duche for inevitável, convém que este surja ao fundo, deixando a entrada desimpedida para acomodar o lavatório e o vaso sanitário, sem entorpecer a circulação. Contudo, este ponto dependerá do formato da divisão em causa.

5. Móveis pequenos

Parecem de brincar, mas são reais. Existem no mercado diferentes tipos de móveis e de louça sanitária com tamanhos e formas pequenas que servem precisamente para se adaptar a este tipo de espaços. O pequeno lavatório da imagem faz uso da esquina. Não é grande, mas serve perfeitamente para uma casa de banho de hóspedes.

6. Tudo pode caber

Se quer aproveitar o espaço até ao último centímetro, pode instalar móveis compactos, tal como o que vemos na imagem que, entre outras coisas, tem um nicho suficientemente grande para abrigar a máquina de lavar roupa. Desta forma, poderá contar com uma área multifuncional.

Não se esqueça dos espelhos para dar uma sensação de maior amplitude.

7. Dar cor e vida

Não se esqueça que a casa de banho também é um espaço utilizado para relaxar, pelo que não deve ser aborrecido e sombrio. Dê-lhe cor, vida e um toque de criatividade. Por que não pintar as paredes com tonalidades coloridas, escolher um papel de parede para revestir uma das superfícies ou revestir uma parede com ladrilho hidráulico ou mosaicos? Qualquer uma destas opções constituiria um bonito remate visual. Os móveis podem ser rústicos e o lavatório moderno e a luz deve ser bem distribuída. Por fim, não se esqueça do espelho.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine