18 paredes com biblioteca embutida para uma casa mais organizada

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Cosmo Industrial Style Furniture Industasia Living roomShelves
Loading admin actions …

A par com a vertente estética, é importante, numa casa, manter a ordem. Ter um bom controlo no que diz respeito à disposição dos objectos é a chave para obter um bom resultado nesse sentido. De nada serve comprar móveis ou ornamentos bonitos se não apostarmos em zonas de arrumação, como armários, estantes ou prateleiras. Há várias opções no que a isto diz respeito, desde a construção de móveis à medida ao uso de móveis modulares. Hoje, vamos mostrar-lhe 18 paredes com biblioteca embutida. 

Vamos vê-las?

1. Com carácter

A originalidade é a chave do sucesso deste interior. Esta parede, que também é uma parede divisória, acomoda uma generosa área de arrumação e de exposição de objectos de decoração. As portas permitem resguardar tudo o que não se quer ter à vista e os nichos estão bem iluminados por tiras de luz. 

2. Nichos

Os nichos são uma excelente forma de dar profundidade aos espaços e realçar os elementos expostos. Um sistema como este não é, porém, adequado a uma biblioteca simples. Pelo contrário, é perfeito para expor objectos, memórias de família, entre outras coisas.

3. Desfrutar dos ângulos

Interior of a Wooden House Namas Living room Solid Wood Wood effect
Namas

Interior of a Wooden House

Namas

As prateleiras têm a grande vantagem de se adaptar a qualquer tipo de espaço e estilo. Dispô-las de modo a tirar partido dos ângulos, por exemplo, é uma óptima solução para dar dinamismo a um espaço.

4. Formas geométricas

Se procurar uma solução especial, aposte numa composição geométrica.

5. À medida

Se o espaço disponível escassear, fazer um móvel à medida é a melhor solução. Isso requer um grande investimento, mas os resultados compensarão.

6. A ocupar toda a parede

Se quer fazer uma coisa em grande, nada melhor do que colocar uma biblioteca a ocupar toda a parede, dominando o espaço.

7. Estilo industrial

Cosmo Industrial Shelf Unit Industasia Living roomShelves
Industasia

Cosmo Industrial Shelf Unit

Industasia

Os materiais são cruciais para determinar o estilo e o carácter dos móveis. Use materiais que lhe permitam criar uma peça sedutora, tal como a da imagem em aço e madeira, no mais puro estilo industrial. 

8. Uma biblioteca em casa

TV Wall Unit Style Within Modern Media Room
Style Within

TV Wall Unit

Style Within

A biblioteca pode servir muitos fins. O principal, porém, é precisamente o de acomodar livros. Estes últimos são também demonstrativos da sua personalidade, pelo que podem ser usados como decoração.

9. Integrada na parede

Ter as prateleiras integradas nas paredes, fundidas com o contexto, é uma das melhores soluções. Assim, o design dos espaços torna-se mais consistente e uniforme, sem que haja a sensação de que se tem apenas uma série de elementos justapostos.

10. Um ângulo dedicado às recordações

Neste caso, a biblioteca surge atravessada na sala, perto da janela. Esta disposição tira partido das características arquitectónicas angulosas da sala. 

11. Um estilo sofisticado

Já vimos bibliotecas de estilo industrial, soluções mais elegantes e outras mais rústicas. Neste caso, temos um móvel de televisão (com espaços de arrumação) totalmente moderno que sobressai pelas linhas puras, rectas e minimalistas que se prolongam sob a forma de prateleiras e módulos de arrumação ao longo das paredes.

12. Nas alturas

Eis uma solução verdadeiramente original e conveniente. Se não tiver muito espaço no chão e não quer ocupar o que tiver com uma biblioteca, a melhor opção será aproveitar a área em altura. O efeito é dinâmico e original.

13. Móveis modulares

Se gosta de espaços ordenados, nada como apostar em formas regulares.

14. Uma nota de cor

As prateleiras também podem ser coloridas e combinar com outros móveis existentes no espaço.

15. Prateleiras clássicas

Com prateleiras clássicas, não há como errar. O resultado é funcional e a instalação é simples e rápida.

16. Nichos irregulares

Esta é uma verdadeira composição na parede, uma pequena obra-de-arte decorada com objectos cuidadosamente escolhidos.

17. Bicolor

Para os amantes do minimalismo, a escolha deve assentar no essencial e numa paleta de cores clássica, como o preto e branco. 

18. Para os mais audazes

Se é um fã de DIY e de soluções originais, recicle materiais, como paletes ou caixas de madeira, para fazer uma composição como a da imagem.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!
- Quer construir uma estante à medida? Contrate um carpinteiro da nossa lista de profissionais.

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!