Como ter uma adega em sua casa

Julia Maretto Julia Maretto
Res. Park, ArkDek ArkDek Wine cellar
Loading admin actions …

Um copo de vinho pela noite é bom para o coração. E ajuda a dormir melhor. Ótimos motivos  para ter um vinho sempre em casa. 

Além disso, gregos e romanos antigos acreditavam que o vinho te deixava mais em contato com os deuses. Tanto que tinham um deus só do vinho. Baco para os romanos e Dionísio para os gregos. 

Vinho é também sinônimo de elegância. Então, nada mais chique do que ter uma pequena adega em casa! Mas, para isso, temos que prestar atenção a alguns detalhes. Onde armazenar as garrafas, verificar se o locar é muito quente ou muito frio, úmido e etc. 

Acompanhe com a homify algumas ideias para adegas de todos os estilos em casa!

Local escuro e horizontal

Estantes de nichos são perfeitas para vinhos. De preferência as estantes com nichos individuais. Essas estantes mantém as melhores características do vinho. O armazenamento ideal dos vinhos é em um local escuro, protegido de luz direta. Por isso, os nichos são ótimos, já que protegem as garrafas da luz e criam um ambiente escuro em volta de cada garrafa. Em uma estante de vinhos especial para isso, eles também permanecem na posição horizontal e sem movimento. Assim, a rolha está sempre molhada, em contato com o vinho.

Adega simples

Os vinhos também servem como elementos de decoração. Essa ideia é magnífica. E, o melhor, simples e prática! É bonita, e você tem os vinhos sempre às mãos. Quem não toma vinho com tanta frequência não tem necessidade de ter adegas eletrônicas. Essa é a melhor solução nesses casos! Apenas pense que o nível de umidade ideal do local de armazenamento das garrafas de vinho deve estar entre os 65% e os 75%.

Temperatura

Para desfrutar de um bom vinho, existem alguns cuidados. O vinho deve estar em uma temperatura por volta de 12° Celsius. Ou seja, para a gente que mora no Brasil, temos que escolher bem onde guardar nossas garrafas para que o vinho não se estrague. 

Por isso, existem várias opções de adegas eletrônicas, já programadas para manter sempre a melhor temperatura para suas garrafas de vinho. Essa temperatura deve permanecer constante, de preferência. Caso contrário, o vinho pode ficar prejudicado. Além disso, com uma temperatura ideal, você consegue retardar o processo de envelhecimento do vinho, mantendo-o sempre bom. 

Adega eletrônica

As adegas eletrônicas podem ser colocadas em qualquer lugar da casa, já que ela mantém a temperatura ideal para os vinhos. Nesse projeto, o arquiteto escolheu o local abaixo da escada, antes inutilizado, para criar um verdadeiro bar em casa.

Adega na sala

Uma boa dica é criar um ambiente ao redor de onde você coloca sua adega. Na sala de estar dessa foto, a adega eletrônica foi colocada na sala, em uma bela bancada. Em volta, uma pequena mesa tulipa super moderna, com cadeiras de design completam o ambiente, criando o melhor lugar para apreciar um bom vinho. A ideia foi do escritório Helô Marques Associados. Um luxo só!

Estantes práticas

Para quem simplesmente ama vinho e realmente toma uma taça por dia, é essencial ter os vinhos sempre às mãos. Receber amigos para jantar e ter um local por perto com os vinhos também tem seu valor. Para fazer bonito, aproveite para ter uma estante de vinhos embaixo da bancada central da cozinha. Nesse projeto, embaixo da ilha central da cozinha coube uma adega eletrônica e uma estante de nichos. Na estante, pode-se ter os vinhos da noite e na adega os que estão guardados. 

Ideia criativa

Ideia criativa e que deixa a parede maravilhosa. A parede leva madeira típica das caixas de vinho e as estampas de cada marca: um charme! E toda pessoa que aprecia vinhos adora ver as caixas dos vinhos. Esse é um dos itens de decoração mais procurados e raros. Também por isso, ter uma dessas maravilhas em casa é o máximo! 

Adega profissional

Para se inspirar, finalizamos com uma adega mais profissional. Se você tem esse espaço em casa, aproveite! S não tem, tire ideias, tente criar o mesmo clima no seu apartamento ou na sua casa. Pense na iluminação de uma adega profissional e tente criar o mesmo clima para sua pequena adega da sua sala de estar, ou mesmo na sua cozinha. E, lembre-se: os vinhos tintos podem ser armazenadas por um tempo entre 2 e 10 anos. Já os vinhos brancos, de 2 a 3 anos.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine