Técnicas económicas para texturizar as paredes em ambientes rústicos

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Pinturas oliváN Rustic style bedroom
Loading admin actions …

Uma parede em branco não diz muito, mas uma parede com personalidade pode converter-se no centro das atenções da sua casa. Embelezar as paredes de uma qualquer divisão acrescenta muitos pontos à decoração interior de uma casa. Note-se que uma parede com relevo ou textura não precisa de mais ornamentos para se destacar. Se gosta de texturas rústicas, hoje trazemos-lhe várias técnicas para texturizar as paredes de forma simples e económica. Tome nota das nossas propostas e diga-nos nos comentários de qual mais gostou.

Revestir com cerâmica: uma solução económica e encantadora

task lighting for kitchen ZERO9 Kitchen
ZERO9

task lighting for kitchen

ZERO9

A cerâmica é um revestimento que nos remete a tempos e a técnicas artesanais dado o seu fabrico e diversidade de estilos. Dependendo de onde pretende adicionar textura, um revestimento em cerâmica oferece-lhe uma grande quantidade de padrões e de modelos que se adaptam a interiores com estilos diferentes que podem ir do moderno ao rústico. Uma das tendências em termos de cerâmica são os ladrilhos hidráulicos que seduzem com as suas cores vivas e formas geométricas. 

Para que precisamos de tijolos, quando se pode obter o mesmo efeito com moldes?

O tijolo é um dos materiais preferidos para oferecer um charme rústico aos espaços. Contudo, a sua aplicação pode ser trabalhosa. Mas, nós temos a solução perfeita para isso. Esqueça a compra de tijolos e adquira moldes para criar uma textura idêntica na parede com muito menos trabalho e dinheiro. Veja a que nos referimos na próxima fotografia.

Moldes em borracha para obter o acabamento desejado

Os profissionais do gabinete Pinturas oliváN mostram como usar esta técnica simples e divertida para dar textura às suas paredes. Sobre uma superfície com pasta, pressione o molde de borracha para estampar linhas sobre a massa, tendo o cuidado de encaixar as juntas entre cada secção para um acabamento uniforme. Diga lá se esta não é uma técnica inovadora e muito económica? É pois. 

Vinil autoadesivo

O vinil que todos conhecemos tem muitos usos no mundo do design e da decoração. Como vemos nesta imagem, os rolos de vinil podem aderir a qualquer superfície e dar-lhe um novo ar. A gama de marcas e de motivos é vasta e oferece-lhe uma panóplia de opções para a sua casa casa. O que acha desta parede de escritório com textura de madeira? Parece real!

Os tradicionais stencils

Uma prática considerada milenar consiste na utilização de modelos para capturar formas sobre uma determinada superfície, podendo eles ser de cartão ou, preferivelmente, de stencil, para um acabamento limpo. Esta técnica de texturização permite-lhe criar o seu projecto com o desenho ou padrão do seu agrado. Só precisa de stencils, tintas e ferramentas, tais como esponjas ou escovas, consoante o acabamento desejado.

Ripas de madeira

Simples e muito eficazes. Decorar as paredes, dando-lhes um toque natural com revestimentos como a madeira, é uma opção a ter em conta. A combinação de tonalidades contrastantes para fazer a parede realçar faz com que as ripas de madeira sejam mais notórias. Pode usar uma cor em cima e outra em baixo, tal como na imagem, ou escolher apenas uma cor que se distinga bem da cor da madeira, como o branco.

Calafetar e auto-craqueamento

Auto… o quê? Bom, existem massas que existem precisamente para tapar ou esconder defeitos na superfície das paredes. Uma nova tipologia deste produto produz fissuras que, depois de secas, dão um efeito interessante à parede (quase marmoreado), tal como se vê na imagem. Pode combinar esta superfície com materiais como a madeira, o betão e o tijolo. Crie um desenho aleatório para um acabamento com um ar natural.

Para um resultado profissional, peça ajuda a um construtor.

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!