O que deve fazer antes de sair de casa para as férias?

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

O que deve fazer antes de sair de casa para as férias?

Mariana Garcia—Homify Mariana Garcia—Homify
Modern Kitchen by Rozânia Nicolau Arquitetura & Design de Interiores Modern
Loading admin actions …

As férias são um período de eleição da maior parte das pessoas. Mesmo para quem adora o trabalho que faz todos os dias, sabe bem parar, quebrar a rotina e explorarmos o Mundo fora da nossa zona de conforto. Independentemente de saírmos ou não do país, conjugar o verbo viajar torna-se imperativo na vida actual e a ambição de visitarmos mais torna-se uma constante. No entanto, quando falamos em férias, falamos em abandonar o nosso ninho—e para isso precisamos de tomar algumas providências para que ele esteja pronto para nos receber quando estivermos de volta. No artigo de hoje, vamos sintetizar alguns pontos que consideramos necessários para que não tenha surpresas desagradáveis quando chegar a casa depois das suas férias (que muitas vezes conseguem ser mais esgotantes que o quotidiano!). Acções simples como deixar a cama feita, a loiça lavada ou o lixo despejado podem parecer insignificantes, mas acredite: quando chegar a casa depois de uma viagem cansativa e ainda com malas por desfazer, vai dar graças a si próprio por ter aplicado as nossas sugestões antes de ter saído!

Desligue e desconecte aparelhos

Muitas vezes acontece deixarmos aparelhos em stand by por ser mais fácil ligar remotamente ou não o desligarmos da corrente por preguiça ou falta de lembrança. Uma vez que vai de férias e a casa estará vazia, sem uso, desligue os aparelhos desnecessários da corrente, evitando que essa mesma energia lhe seja cobrada sem ter tido usufruto dela. Preferencialmente, adopte este comportamento mesmo depois de voltar de férias: é certo que não vai salvar o planeta do aquecimento global nem vai conseguir passar a pagar metade da sua conta de energia, mas em algumas situações vale a pena desligar os aparelhos da tomada para poupar a energia desperdiçada por eles. Arcas frigoríficas e o próprio frigorífico não estão incluídos nesta categoria, assim como aparelhos que permitam a sobrevivência de animais de estimação, por exemplo.

Feche todas as janelas

Fechar as janelas permite-lhe viajar com maior segurança no que toca a assaltos. A barreira de entrada aumenta e dificulta a passagem de estranhos. Além disto, protege o interior da sua casa dos raios solares (que podem queimar estofos dos sofás, cadeirões ou roupa que deixou pendurada no quarto). A menos que tenha plantas de interior que precisem de luz, não é necessário deixar as portadas abertas ou as persianas para cima. Esta protecção também funciona para o caso de haver uma intempérie que lhe danifique as janelas (assim, estas estão igualmente protegidas de rajadas de vento ou de objectos que sejam levados pela tempestade).

Desligue o aquecimento

À primeira vista pode não parecer, mas este é um radiador da autoria da Foursteel. E é precisamente disso que queremos falar neste ponto: o aquecimento. O aquecimento é algo que torna mais confortável a nossa casa, mas que não faz grande sentido quando estamos fora. Na sua ausência, com a casa vazia, desligue o aquecimento, pois o calor libertado não trará benefício a ninguém, pelo contrário! É certo que, no momento de chegar a casa, saberá bem o quente acolhedor… mas será que compensa o gasto que terá ao deixá-lo ligado? Porém, pode sempre programar ligar o aquecimento para algumas horas antes da sua chegada, para que não tenha este choque térmico.

Limpe o seu frigorífico

Esta é uma daquelas dicas que devemos ter sempre no bolso antes de sairmos de casa por alguns dias, se não queremos odores esquisitos a darem-nos as boas-vindas. Muitas vezes esquecemo-nos de que o que está dentro do frigorífico pode já estar estragado quando voltarmos. É fácil não nos lembrarmos deste pormenor por estar longe da vista e por este electrodoméstico ser usado para conservar os alimentos, mas a verdade é que há coisas que devem ser deitadas fora, dadas ou levadas para a viagem com a intenção de evitar que se degradem e que degradem outros alimentos durante a nossa ausência.

Dê à casa de banho uma limpeza rápida

Dê à sua casa de banho uns minutos antes de ir de férias para três passos simples: varrer/aspirar, limpar o pó e trocar toalhas. Pode parecer pouco, mas fará com que o seu regresso seja mais relaxante! Se tiver tempo, lave as loiças. Para além de ter um regresso mais limpo, esta pequena limpeza ajudá-lo-á a perceber se tem todos os seus artigos de higiene pessoal em tamanhos de viagem, se for necessário. Não se esqueça de despejar o lixo, para evitar que fique a empestar o espaço com um cheiro desagradável.

Despeje o lixo e a reciclagem

modern  by Urban Myth, Modern
Urban Myth

Pull out waste bins

Urban Myth

E já que falamos em lixo, deixamos-lhe aqui outra dica super importante: nunca viaje sem deitar fora o lixo, principalmente o orgânico! Por muito curto que seja o período de ausência, tente não deixar o seu caixote carregado, ainda para mais se o mesmo estiver num sítio onde apanhe luz do sol directa ou esteja exposto a temperaturas elevadas (por exemplo, numa marquise que apanhe sol o dia todo). Esta é provavelmente uma sugestão que o fará sentir muito mais bem-vindo a casa!

Deixe a roupa suja já lavada

Já sabemos que vai trazer um saco de roupa suja carregadinho e prontíssimo a ir para a máquina assim que chegar a casa, certo? E, uma vez que vai de férias, deve estar cheio da sua roupa preferida—o que pode equivaler a ter pouca coisa (ou pelo menos uma escolha limitada) para vestir quando regressar. Assim sendo, despache a roupa já suja, para que as máquinas estejam livres para tratar da que foi de férias. Para além de deixar a casa mais arrumada, ajuda a começar a desfazer as malas assim que chega.

Avise os seus vizinhos de que vai estar fora

Quem diz vizinhos, diz amigos, familiares ou o seu senhorio—alguém que, em caso de emergência, possa ir até à sua casa ou que possa, por exemplo, ir buscar o seu cão ao hotel onde o deixou. É importante alguém saber que está fora (e onde está) não só por aquilo que deixa cá, como para entrarem em contacto consigo no caso de acontecer alguma coisa. Sabemos que hoje em dia, com as redes sociais, é muito improvável que não se descaia sobre o seu destino, mas nunca é demais deixar outros pormenores da viagem com alguém.

Posto isto, uma última dica: deixe uma refeição pronta no frigorífico para quando voltar! Até ao seu regresso, aproveite e divirta-se ao máximo!

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!