Cozinhas coloridas: ideias e sugestões de aplicação fácil

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Ambiente turístico com sabor a sal e mar, alma portuguesa alma portuguesa Kitchen
Loading admin actions …

As cozinhas são espaços cheios de possibilidades, arquitetónicas ou decorativas. É sempre fácil de personalizar uma cozinha e deixá-la ao nosso gosto, mas o que mais vemos é uma certa hegemonia de cores, materiais e formas que acabam por fazer com que acabem por ser espaços anódinos. 

O mais vulgar é encontrar madeira e cores neutras nas cozinhas pois são escolhas bastante convencionais, capazes de agradar a uma grande faixa populacional e esse é o objetivo dos construtores. Há também a ideia arreigada de que a cor em excesso cansa, o que não é de todo mentira. Por outro lado o minimalismo e as tendências atuais reduziram um pouco a paleta cromática fazendo com que o branco surgisse muitas vezes como revestimento total. E isso é lindo! 

Mas para aqueles que não gostam da vida a preto e branco, para os que não gostam de viver a vida sem cor, estas escolhas da maioria parecem aborrecidas e impessoais. Por isso, contra a corrente, contra os padrões estabelecidos, hoje trazemos-lhe uma seleção de ideias de cozinhas onde a cor não foi mascarada. Ela é a vida do espaço! 

Se o leitor está cansado de monotonia na cozinha acompanhe-nos e inspire-se a inundá-la de cor!

Vermelho glorioso!

Esta cozinha deliciosa oscila entre o design moderno, o tom rústico e gosto pelo passado. Os móveis laminados de vermelho, com tampo preto são inequivocamente modernos, de linhas direitas, e a sua combinação com a parede rústica de tijolo aparente é típica de ambiente industriais. O frigorífico de uma conhecida marca dá um toque de nostalgia ao espaço. Tudo somado seria uma cozinha muito bonita, mas é a cor vermelha com todo o seu poder que verdadeiramente lhe dá vida!

Azul pó de talco

Uma cozinha absolutamente moderna, com superfícies brancas lacadas, linhas retas muito depuradas e equipamento de última geração. Estaria muito bem com qualquer cor, mas com este azul pó de talco fica amorosa e bastante original.

A loucura instalou-se

E quem disse que a cor na cozinha só pode ficar confinada aos armários e às paredes? Esta delirante cozinha eclética usa e abusa da cor, não nos armários de cozinha, mas no restante mobiliários, nos acessórios e nas paredes. Uma mistura súper alegre entre amarelo, cor-de-rosa, azul claro e muito mais que pode não agradar a todos, mas que é com certeza muito original!

Cores, mas mais suaves

Agora temos uma proposta igualmente colorida mas que utilizou tons bem mais suaves. Da autoria dos arquitetos de interiores MENTA, CREATIVE ARCHITECTURE, de Lisboa, esta cozinha tem a sua graça na parede com o seu padrão de azulejos simples em branco, amarelo-torrado, verde-menta e cinzento, terminando numa superfície lisa verde menta pastel. Colorida e jovial, mas harmoniosa e suave! Uma cozinha fabulosa num apartamento muito simples e bonito.

Madeira com azul bebé

De novo o verde-menta, agora na bancada e fazendo uma moldura à volta dos armários brancos e dos equipamentos de aço inoxidável, de última geração. A combinação com este tom de madeira é inusitado mas funciona na perfeição. Esta ilha destaca-se no ambiente e é verdadeiramente o coração da cozinha, fazendo um efeito diferente de tudo a que estamos habituados!

Vermelho e muito mais

Num design de armários ligeiramente mais clássico temos agora outra cozinha onde o vermelho é rei. Mas desta vez não vem sozinho, faz-se acompanhar por uma bancada de madeira às riscas multicoloridas e até com um pouco de verde-alface!

Uma cozinha muito feminina

O cor-de-rosa é a cor das princesas? E numa cozinha não fica demasiado preso ao universo feminino? Nós achamos que sim, mas isso não significa que não haja homens com H que gostem. Esta cozinha em tons de lavanda e cor-de-rosa, embebidos num mundo de branco, é perfeita para uma casa de uma mulher, jovem ou não tanto, que ame cozinhar.

O amarelo pode ser clássico!

Esta proposta de cozinha foi um projeto de recuperação, em que os móveis originais foram preservados após uma restauração e combinados com móveis de madeira modernos. A parede por detrás do lavatório destaca-se visivelmente não só ela alegre cor amarela, mas também pelos azulejos com padrões em tons a combinar.

O amarelo pode ser moderno!

Num ambiente muito divertido e fresco o amarelo combina-se de forma bem moderna para criar esta cozinha tão especial! Esta combinação é bastante original e resulta num espaço muito alegre, tenha em atenção pois pode resultar uma opção arriscada, demasiado cansativa para os olhos, da qual se vai cansar mais rapidamente.

O amarelo pode ser minimalista!

Mais outra proposta de utilização do amarelo, agora num tom despojado, muito comum no estilo minimalista. A envolvente em branco total aguenta na perfeição os detalhes amarelos e negros que tornam este espaço tão carismático.

Laranja mecânica

Clockwork Orange, FABRI FABRI Kitchen

E cor de laranja porque não? Realmente esta não é uma escolha nada habitual nas nossas cozinhas, mas esta criação a que os profissionais chamaram de laranja mecânica, numa alusão direta à seleção de futebol da Holanda, é simplesmente espetacular. Mesmo que não sejamos ferrenhos admiradores desta cor ficamos rendidos a este conceito!

Azul elétrico a dar vida ao cinzento

Gosta do estilo industrial? Então esta cozinha de design tão atual pode ser a sua escolha de eleição. A combinação dos vários tons de cinzento com este tom de azul, forte e vivificante, proporciona frescura e jovialidade à seriedade do estilo industrial.

Verde menta em espaço clássico

Mais verde-menta, um tom de verde mais pastel, um pouco mais verde no sentido de vivacidade. Esta cozinha de tom clássico poderia até ser banal se não fosse a cor alegre dos armários inferiores!

Mar e céu!

Esta cozinha é espetacular, original e diferente. Qual é a diferença? A cor, pois claro! Mas não só, pois a cor é aplicada recorrendo a três materiais diferentes, o que cria texturas diversas e aumenta o interesse visual do espaço. O azul-mar, azul-céu está nos azulejos de parede, nas portas e laterais dos armários de bancada e no pavimento de grandes lajes cerâmicas. Era esta a sua? Nós adorámos!

Cores quentes

Nesta cor o branco é predominante, no entanto o primeiro impacto visual é dado pela parede por cima da bancada, cor de laranja, e pelo aparador vermelho. Os bancos com tampo em croché são os acessórios coloridos que faltavam para completar o estilo shabby-chic patente no ambiente.

Verde seco com pormenores divertidos

O verde seco também é uma cor muito interessante para a cozinha, como pode comprovar nesta fotografia. 

Esta cozinha, com um ar tão familiar é jovem, alegre e divertida, quase infantil. É perfeita para uma família com crianças, não só devido aos autocolantes de vinil aplicados na parede verde, mas também devido ao quadro negro que a divide em duas secções e que tanto pode ser utilizada para as criações dos mais pequenos, como para deixar recados ou mesmo planear refeições. 

Este artigo acabou, mas se a esta altura já se cansou de tanta cor então propomos-lhe um artigo só sobre cozinhas brancas. Leia também o artigo ’10 cozinhas brancas que não passam despercebidas’.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine