Uma casa redonda e quadrada

Rita Paião—Homify Rita Paião—Homify
Umbau EFH Geisterweg, Luzern, LENGACHER EMMENEGGER PARTNER AG LENGACHER EMMENEGGER PARTNER AG Modern Houses
Loading admin actions …

A casa que está prestes a conhecer possui dois formatos em um só edifício. Construída na cidade de Lucerna na Suíça, esta habitação projectada pelos arquitectos do atelier Lengacher Emmenegger, encontra-se numa vila pacata e tranquila, onde obviamente a sua forma salta à vista.

A localização privilegiada fá-la usufruir de rios e montanhas e torná-la ainda mais numa casa de especial por estes e tantos outros detalhes. O seu design moderno e minimalista fornece uma grande surpresa…

Prepare-se para conhecer interiores de design único, repletos de surpresas!

Fachada norte

Aqui vemos o lado norte da casa, cujo telhado inclinado é impressionante e não passa despercebido. A janela de portas duplas leva-nos directamente à cozinha, à direita, um jardim num piso inferior é uma das maravilhas da casa—veja na imagem seguinte ao que nos referimos.

Esta casa foi uma reconstrução e ampliação de um edifício antigo e ganhou assim uma nova linguagem.

Fachada Noroeste

De uma outra perspectiva, podemos observar a fachada com mais precisão. A distância faz-nos perceber melhor o volume e como a mesma se desenrola.

O jardim, como já mencionado é um dos ex-libris da casa. Ocupa uma grande parte do terreno e de forma interessante passa por baixo da escada que liga os dois andares. Gostamos desta visão com um mix de combinações: forma arquitectónica moderna e jardim selvagem e rústico.

Fachada Posterior

Deste lado da casa, ficamos com uma ideia totalmente diferente do projecto. Se não tivéssemos visto as imagens seguintes nunca iríamos ligar esta fachada às restantes. Incrível como fazem parte do mesmo projecto e tão bem se ligam entre si. A altura da mesma revela a partir do exterior a existência de pé direito duplo no interior. Forrada a betão e de aspecto quase industrial, as grandes janelas permitem uma iluminação natural fantástica.

Terraço com alpendre

No lado leste da casa está localizado um terraço com zona relvada e outra cimentada. Aqui, esta grande laje obteve um acabamento de cimento deixado no seu  estado natural, tal como a fachada e a escada de acesso ao terraço. O relvado quebra a frieza da atmosfera de modo leve e elegante.

Terraço coberto

Através das grandes portas de vidro é possível desfrutar-se de um alpendre coberto com acesso directo à sala de jantar e estar. 

O tecto baixo ganhou um revestimento em madeira tornando o ambiente mais harmonioso e confortável. As portas de correr integram o ambiente e permitem a união directa entre o exterior e o interior.

Sala de estar e de jantar

Como mencionámos em cima o tecto em madeira é o grande responsável pelo conforto do espaço e pelo sentimento de harmonia que nos conquista. Ainda assim é importante de ressaltar que a altura do tecto não é toda igual e a mesma vai aumentando na direcção oeste do terreno.

Ao fundo as grandes janelas facilitam a entra de luz natural no interior e aumentando, claramente a sensação de espaço dentro do ambiente.

Cozinha

A cozinha é de estilo minimalista e tem ligação directa ao jardim, através de uma janela de porta dupla. A cozinha moderna e funcional está em conformidade com a mesma linguagem de design e esquema de cores claras equilibrando presente nos restantes ambientes da casa.

Escada

Deste segundo ângulo da cozinha podemos observar a escada que dá acesso directo ao porão à cave. O ambiente onde fica cave foi ampliando e agora tem espaço para uma casa de banho, uma lavandaria e uma zona de arrumação e armazenamento. 

Se o seu problema muitas das vezes é espaço de arrumação, este artigo é para si.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine