Antes e depois: 5 fachadas—5 transformações incriveis

Rita Paião—Homify Rita Paião—Homify
The Gables, Patalab Architecture Patalab Architecture Modern Houses
Loading admin actions …

O tempo é nosso amigo em muitos aspectos da vida, mas quando cede ao seu passo, pode ser um cruel inimigo, sobretudo se falarmos da nossa casa! 

A passagem do tempo, juntamente com as mudanças climatéricas, modas, ou simplesmente falta de manutenção podem levar a um avançado estado de deterioração na aparência das casas. Os materiais perdem as suas propriedades de resistência e estética, a cor desaparece e os espaços deixam de ser funcional. Nestes casos, a solução é chamar um arquitecto ou um profissional especializado e deixar nas suas mãos a aparência e a função da nova casa—eles sabem o que fazer!

Normalmente, é a fachada a quem é dada a prioridade quando se trata de renovação ou remodelação de uma casa. Por ser o rosto da casa, não só para quem admira de fora mas para os proprietários que têm prazer em admirar uma bonita e apelativa fachada, é importante esconder imperfeições, paredes com humidade e falta de revestimentos.

Neste livro de ideias, a homify apresenta uma pequena selecção de fachadas de casas que foram renovados de forma engenhosa e que alcançaram todas as expectativas dos habitantes. Uma nova vida, um novo fôlego, uma segunda chance para mostrar a verdadeira personalidade dos seus proprietários. 

Vai surpreender-se com as grandes mudanças…

1. Antes: Una fachada verde?

Uma casa de apenas um piso que se destacava unicamente pela sua cor e a qual, por certo, já com alguns anos, logo desbotada, suja e com mau aspecto.  Uma mudança era urgente!

Localizada em Veracruz, na cidade do México, esta casa mostra uma certa intenção estética ao respeitar o espaço de jardim à frente e ao seleccionar uma cor viva para este simples lugar. Sem dúvida o avançado estado de degradação devido ao clima húmido da região, criou partes oxidadas e manchadas. 

Não acreditar na tranformação!

Despois: uma fachada alta e clara

Neutral Arquitectos, de Veracruz, proporcionaram uma mudança espectacular nesta casa que outrora era verde! Para começar, elevaram a sua altura e construíram mais um piso, convertendo-a assim em uma casa de dois andares. Desapareceu o jardim da frente que era considerado um espaço desperdiçado e transformaram numa pequena zona de estacionamento, perfeito para um carro de cidade. Um canteiro/floreira alta e uma escada conduzem ao acesso principal onde uma porta de madeira escura combina com uma janelas que nos recebe amavelmente.

A fachada consiste numa série de planos e ângulos que saem e se escondem a distintas profundidades de baixo dos volumes que abrigam e protegem cada espaço. Na segunda planta surgem as varandas, as quais integram os ambientes e ligam o interior ao exterior, mantendo uma ventilação controlada de prazer.

2. Antes: uma garagem abandonada

Londres é uma cidade onde todos querem viver, mas é por isso mesmo que a densidade populacional tem aumentado e se têm procurado espaço menos óbvios para transformar em habitações. Espaços anteriormente usados como garagens, armazéns estão a ser renovados e reutilizados como edifícios habitacionais, e este é claro, um exemplo disso.

No meio de uma zona industrial, uma garagem que foi utilizada durante um tempo como oficina mecânica encontra-se agora abandonada, suja e degradada. Uma mudança na sua imagem e na distribuição dos seus interiores ficaria-lhe muito bem, certo? Os profissionais deste projecto foram Patalab Architecture.

Depois: um apartamento espectacular

A mudança é simplesmente incrível! Quem pensaria que depois de uma fachada velha e abandonada encontraríamos isto? Um desenho vanguardista cheio de luz e cor. A fachada cobriu-se de tijolo burro de cor castanha e onde uma enorme janela nos deslumbra com o seu interior.

O telhado de duas águas, assimétrico e surpreendente, rompe com o estilo clássico das construções vizinhas pela sua silhueta audaz. O pátio é um lugar espaçoso, limpo e iluminado, onde os brilhos do interior e o calor do lar se sentem. Agora sim, um lar onde dá muito vontade de chegar…

3. Antes: uma fachada sombria

Esta é a fachada posterior de uma casa localizada também no México, mais precisamente em Hermosillo. Apesar de não se perceber o bem o grau de abandono da mesma, o desenho sofreu as consequências do tempo ao encontrar-se passado de moda. O seu lado sombrio não tardou a aparecer e as suas colunas clássicas que sustentam um tecto muito baixo limitando a ventilação e o lado visual do terraço que se gostaria que fosse amplo e luminoso. 

Para dar um passo à modernidade deu-se um grande passo…

Depois: u,a fachada de outro mundo!

A fachada, o jardim e em geral todo o pátio posterior foi mudado por completo! O terraço, antes limitado e escuro, abriu a sua altura libertando a nível visual e de ventilação. Eliminaram-se as colunas e permitiu-se uma fluidez natural entre todos os ambientes. A área de churrascos foi eliminada e reconstituiu-se outra com um estilo contemporâneo e totalmente adaptada à nova distribuição e necessidades. O lugar que antes era ocupado por pasto sem aproveitar, transformou-se num pátio com piscina, sobre a qual flutua um magnifico bar e sala de jogos rodeada a janelas.

Uma pátio que deixou de ser antiquada e sombrio para se converter num espaço multi-funcional com piscina, jardim, terraço, churrasqueira, bar e sala de jogos, onde desde cada lugar se têm umas vistas incríveis. Este estupendo projecto ficou a cargo do arquitecto Juan Luis Fernández.

4. Antes: um medo de fachada

Na bela cidade de Puebla, encontramos esta construção. Um espaço de poucos metros quadros que podia, quando em boas condições, albergar uma família. À primeira vista podemos dar-nos conta do deterioramento dos materiais de construção: paredes em mau estado cheios de salitre, telhado de estrutura fina, piso partidos e descoloridos, sem portas… uma história de terror! Depois que Nonwaro puseram mãos à obra o resultado está à vista…

Depois: puro estilo e glamour

Graças à intervenção do projecto de arquitectura, esta vivenda não só se renovou na sua fachada como também sofreu de um projecto de ampliação, convertendo-se num loft bastante acolhedor, luminoso e funcional. Os espaços do segundo piso contam com vistas para o exterior graças a uma série de janelas modernas e reluzentes.

O volume superior é um amplo espaço luminoso e o pátio frontal pouco a pouco se vai restaurando, ate se adaptar ao novo estilo do segundo piso. Agora a luz e a cor dão uma nova vida ao lugar, os materiais foram renovados e a vivenda renasceu!

5. Antes: uma casa sem personalidade

Esta é a primeira imagem da fachada de uma casa geminada: muito parecida com as suas vizinhas, com uma cor neutra, sem vida, onde o telhado e o acesso pedonal em madeira eram detalhes lindos, mas que nesta combinação não conseguem cumprir com o objectivo de inspirar e de enamorar. A esta vivenda era necessário injectar personalidade própria e para isso, Cenit pôs mãos à obra.

Después: una fachada vistosa y radiante

Agora sim, uma casa que se distingue das demais. reflecte os gostos e a personalidade dos seus habitantes e mostra uma clara e luminosa fachada, convidando a ser tocada e experienciada devido às suas texturas de pedra no acesso pedonal e na parede do segundo andar.

O desenho horizontal e geométrico das portas funde-se perfeitamente com as formas geométricas da parede de acesso pedonal e da cobertura. A iluminação junto à porta e junto à janela da varanda superior, reflectem a sua luz sobre a pedra rosada, gerindo subtis reflexos e jogos de sombras sobre a superfície.

Sem dúvida, uma mudança espectacular e cheia de personalidade!

Que lhe pareceram estas mudanças? Não há duvidas que a imaginação dos arquitectos combinada com as necessidades e gostos pessoais dos proprietários produziu incríveis obras de arte. Magnificas peças de arquitectura funcional e claramente, charmosas e esteticamente bonitas.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine