Qual a melhor forma de guardar temperos?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Lakes By Yoo 2, Future Light Design Future Light Design House
Loading admin actions …

Coentro, cardamomo, pimenta do reino, pimenta branca, pimenta calabresa, canela, canela, noz-moscada, pimenta da Jamaica, pimenta preta e gengibre. Além de todos os outros temperos possíveis de serem encontrados. Isso, sem mencionar as versões frescas dos mesmos. Apesar da grande quantidade, cada um deles têm a sua particularidade. São todos usados com frequência nas aventuras gastronômicas e fazem toda a diferença no sabor dos pratos. 

Lidar com uma grande quantidade de especiarias em uma cozinha pequena pode ser um desafio em dobro. Na hora de armazená-los tudo pode virar uma bagunça se você não souber como deixá-los organizados de forma funcional e prática para a rotina do dia-a-dia. Eles precisam ficar em lugares de fácil acessou ou seus dias como chef de cozinha podem se tornar pesadelos em questões de disciplina e tempo!

As maneiras para armazenamento de temperos e especiarias podem variar muito, possibilitando que sua casa permaneça organizada e que seus produtos fiquem conservados por mais tempo. Desta forma, suas refeições diárias vão ficar mais saborosas e você vai perder menos tempo procurando cada um dos temperos que vão ser adicionados no seu prato.

Selecionamos algumas ideias e dicas para te ajudar a solucionar esta questão. Inspire-se!

Frascos magnéticos

Uma maneira popular de recém surgida no mercado da decoração de cozinha são os frascos magnéticos. Eles possibilitam armazenar especiarias de forma organizada e delicada. Os ímãs funcionam a fim de manter os potes ao lado da sua geladeira ou de qualquer outra superfície confeccionada em aço. Os frascos magnéticos em vidro e metal são os mais utilizados no momento. No entanto, pode-se encontrar outros formatos e materiais disponíveis. Além disso, este tipo de artigo pode ser confeccionado em casa, seguindo um guia DIY com materiais simples e baratos. Os frascos magnéticos que organizam os temperos na cozinha projetada pela arquiteta Natali de Mello são ótimas opções para cozinhas modernas e pequenas.

Frascos de vidro

Os frascos de vidro para temperos oferecem uma quantidade prática de especiarias. A quantidade dos frascos pode ser muita para poder separar todas as especiarias, mas eles podem ficar espalhados e apoiados em diferentes compartimentos do armário ou outras partes do mobiliário da cozinha. Eles podem seguir diferentes tamanhos de acordo com o tempero que se quer armazenar mais em casa. As versões grandes podem guardar com cuidado e qualidade canela e baunilha em pau sem problemas.

Compartimento para temperos dentro do armário

Algumas lojas de departamento e produtos para a casa têm disponíveis soluções para o armazenamento de temperos que podem ficar dentro dos armários ou racks para cozinha. Esses artigos proporcionam organização dos seus itens sem ocupar muito espaço na casa. Na verdade, eles criam ordem e otimizam a área usada pelos frascos que conservam as especiarias. Essas peças podem ser encontradas em diferentes tamanhos que atendem variados formatos de móveis.

Nas gavetas

Quando se guardar um grande volume de frascos na gaveta, deve-se colocar as especiarias que se usa com mais freqüência frente e no centro. Não há necessidade de colocar ingredientes que não se usa sempre nos lugares mais acessíveis. Limpe qualquer garrafa vazia das especiarias que você deseja manter, mas certifique-se de que está completamente seca antes de enchê-las novamente. Certifique-se de rotular tudo claramente. Assim, ficará mais fácil de se cozinhar diariamente, além da sua gaveta ficar em ordem.

Jardim de temperos na sala

Os jardins de temperos têm sido os preferidos de quem mora em apartamentos compactos ou mesmo para os que vivem próximos ao centro da cidade e longe das áreas verdes. Este modelo de armazenamento de ervas e especiarias é perfeito para quem gosta de cozinhar, utilizando temperos frescos e sem agrotóxicos. Estes espaços úteis dentro de casa, também proporcionam uma decoração alternativa e um aroma agradável que pode mudar todo o clima do lar.

Suporte de temperos frescos na cozinha

Outra dica para ter temperos frescos e orgânicos é ter um pequeno suporte para o seu mini jardim de ervas e especiarias na própria cozinha. Você pode plantar os temperos que mais usa diariamente e eles podem ficar posicionados próximos à bancada ou à pia. As ervas vão estar sempre fresquinhas, se forem cuidadas com dedicação. Para mais dicas de jardins de temperos, confira 11 passos para criar uma horta na sua varanda.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine