20 quartos com menos de 6 metros quadrados

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

20 quartos com menos de 6 metros quadrados

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
by INT2architecture Scandinavian
Loading admin actions …

Cada uma das divisões da casa possui um encanto especial, mas, talvez por ter uma natureza intimista ou ser um lugar de descanso, o quarto requer uma atenção singular. Se o quarto tiver dimensões reduzidas, mobilá-lo e decorá-lo converte-se num desafio apaixonante que exige que cada detalhe seja escolhido com cuidado, dedicação e uma boa dose de criatividade.

A tendência das últimas décadas para reduzir as superfícies de habitação influenciaram, como é natural, o quarto onde, ainda assim, é possível obter um resultado positivo. Os profissionais trazem-nos cada vez mais ideias inovadoras para criar espaços únicos. 

Neste livro de ideias, propomos-lhe um passeio por vinte quartos pequenos cuja decoração se adapta a esta nova realidade. Inspire-se nestes projectos cativantes e aproveite ao máximo o tempo que tem disponível.

1. Um cuidado extremo

Conseguir um design atractivo num quarto pequeno requer, entre outras coisas, esforço e dedicação. A chave está em criar uma atmosfera personalizada, inspiradora e relaxante. Para conseguir esse efeito, não precisa de recorrer a muitos elementos, mas sim de escolhê-los com critério, atendendo a como ficará o conjunto final. 

2. Soluções de armazenamento

A organização é fundamental nos espaços reduzidos. Manter a ordem é a chave para não prejudicar a percepção espacial de um quarto pequeno, pelo que é crucial contar com as soluções de armazenamento necessárias para acomodar todos os seus pertences. Aproveite, por exemplo, o espaço aos pés da cama para colocar um pequeno armário e, se puder, inclua roupeiros embutidos na divisão. 

3. Coloque quadros ou fotografias na parede para dar profundidade ao seu pequeno quarto

4. Aposte no conceito de open space

A integração de espaços, também conhecida como open space, é uma boa maneira de eliminar a sensação de opressão quando as dimensões não são tão generosas quanto gostaríamos. Eliminar as barreiras físicas que limitam os espaços ajudam a criar uma maior amplitude num quarto pequeno.

5. Aproveite o espaço em altura para oferecer ao seu quarto uma identidade única

6. Aposte numa cama elevada para ganhar espaço para armazenamento

7. Se o quarto é partilhado, os beliches são o recurso ideal para optimizar o espaço horizontal do quarto

Leia o nosso artigo sobre beliches - Beliches: sarilho a duplicar!

8. Reduza o tamanho dos elementos

Quando o quarto é pequeno, escolher móveis que se adaptem às suas dimensões é fundamental para não criar estorvos desnecessários. Peças mais pequenas ajudá-lo-ão a libertar espaço e a ganhar mobilidade dentro do quarto.

9. Abdique de elementos que limitem o espaço

A iluminação é um factor importante dentro da decoração de um quarto, mas, quando o espaço é limitado, há que procurar soluções atractivas e funcionais. Substituir os candeeiros da mesa de cabeceira por apliques é uma opção perfeita para não ter que sacrificar nenhum centímetro do seu quarto à custa da iluminação.

10. Cada centímetro do seu pequeno quarto pode converter-se numa valiosa solução de armazenamento

11. Privilegie uma decoração prática e funcional que acrescente encanto ao seu pequeno quarto

Scandinavian style bedroom by J Scandinavian
J
J

12. Móveis modulares pregados às paredes

Os móveis modulares são um recurso perfeito para quartos pequenos. Ao estar suspensos nas paredes garantem um aproveitamento máximo da superfície disponível e são indiscutíveis mais-valias na organização do quarto.

13. O uso do branco é sinónimo de espaços luminosos e em quartos pequenos ajuda a gerar uma maior sensação de amplitude visual

14. O engenho contra as limitações espaciais

Clapham Common Flat 2 Scandinavian style bedroom by YAM Studios Scandinavian
YAM Studios

Clapham Common Flat 2

YAM Studios

Como é evidente, a organização é um factor-chave para os quartos pequenos. Garanti-la é mais fácil do que imagina. Não precisa de recorrer a grandes armários. Por vezes, um pequeno chariot pode ser suficiente para ajudá-lo a manter a ordem sem que, para isso, tenha que ocupar muito espaço.

15. Vários níveis

Quando falamos sobre a optimização dos espaços, não há por que nos limitarmos ao plano horizontal ou vertical. A combinação de ambos permitir-lhe-á tirar o máximo proveito dos metros quadrados disponíveis. Um quarto pequeno dividido em vários níveis, como este, é um exemplo que ilustra bem aquilo a que nos referimos.

16. Tal como acontece com o branco, as cores frias também garantem uma maior sensação espacial, para além de comprem uma atmosfera calma

17. Se o tecto do seu quarto não é muito alto, aposte numa cama baixa

18. Menos é mais

Os quartos pequenos têm um encanto especial que, entre outras coisas, é consequência de uma gestão acertada dos recursos disponíveis. Tanto assim é que, apostar no mote menos é mais, muito presente nos interiores minimalistas, converter-se-á numa ferramenta interessante capaz de o fazer apaixonar por completo pelo seu quarto, não obstante as dimensões. 

19. Integre um ponto focal no quarto para evitar que a atenção se centre nas reduzidas dimensões

20. Quando o espaço não é um problema

E por que não ser você mesmo a limitar as dimensões do seu quarto? Neste livro de ideias sobre quartos pequenos, pareceu-nos interessante resgatar uma proposta com um ponto de vista diametralmente oposto. Quando a superfície do quarto é ampla, pode sempre delimitar a zona de descanso, criando uma área íntima perfeita. Neste projecto, a ideia materializou-se através da adição de um gradeamento dourado que cria uma fronteira física com os restantes usos do quarto. O resultado? Um ambiente único, romântico e cheio de elegância.

Veja mais propostas engenhosas dos decoradores registados na homify.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!