21 Ideias Para Criar Uma Cozinha Planejada

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

21 Ideias Para Criar Uma Cozinha Planejada

Patricia Smaniotto—homify Patricia Smaniotto—homify
Modern Kitchen by Designer de Interiores e Paisagista Iara Kílaris Modern
Loading admin actions …

Uma cozinha planejada costuma ter (pelo menos) dois propósitos: um estético e o outro prático. O objetivo estético está relacionado ao estilo, ao design, à decoração. Já o objetivo prático é tornar o espaço mais funcional, otimizando-o ao máximo. 

O livro de ideias que trazemos agora apresenta 21 ideias para se criar uma cozinha planejada, que vão desde mobiliário e dicas de decoração até iluminação e dicas arquitetônicas. Conheça todas elas e comece já a projetar a sua cozinha!

1. Bancada retrátil

Um elemento interessante em uma cozinha planejada é a bancada retrátil, que pode ser puxada sempre que for preciso mais espaço para se trabalhar. Pode ser utilizada em cozinhas de qualquer tamanho. 

2. Iluminação natural

Quanto mais iluminação natural, melhor. Por isso, se a casa ainda está sendo construída, prefira janelas amplas na sua cozinha, especialmente junto à bancada de trabalho. Nesta cozinha, a luz natural está presente por toda parte—sem falar da linda vista da janela. 

3. Iluminação artificial

Uma cozinha planejada sempre tem também uma iluminação planejada, que destaca pontos específicos das bancadas de trabalho como a pia, o fogão e a mesa ou bancada de refeições.

4. Mobiliário sob medida

Uma das principais características das cozinhas planejadas é a opção por mobiliário feito sob medida, de modo a otimizar totalmente o espaço. Esses móveis—geralmente armários superiores e inferiores com prateleiras ou gavetas—são pensados especificamente para as necessidades e gostos do cliente. 

5. Revestimento de paredes e piso

Um elemento importantíssimo é o revestimento de paredes e piso, de preferência os tipos mais fáceis de limpar e manter, como azulejos, pastilhas, madeira e porcelanato, entre outros. Mas o revestimento também pode ser apenas decorativo, como o tijolinho que cobre a parede nesta cozinha. 

6. Revestimento da bancada de trabalho

Um revestimento em especial chama a atenção na cozinha: aquele que cobre a faixa de parede acima da bancada de trabalho. É uma área que exige limpeza constante, portanto o revestimento deve ser fácil de limpar. Mas é também uma área altamente decorativa, sendo comuns os azulejos decorados e coloridos, as pastilhas e outros materiais. 

7. Formato da bancada em U ou L

É bastante comum as bancadas de trabalho da cozinha aberta serem em U ou L, que são formatos que permitem a integração com outros ambientes e facilitam as atividades no espaço. Mas podem ser usados também em cozinhas normais.  

8. Cozinha compacta

No caso de apartamentos muito pequenos, a cozinha pode ser bem compacta, como esta instalada em uma quina da parede. 

9. Aproveitamento do espaço

O espaço de uma cozinha planejada costuma ser detalhadamente planejado, com soluções inesperadas, como esta bancada da pia colocada bem na quina da parede, mas voltada para a frente.

10. Ilhas centrais com bancada de refeições

A cozinha planejada pode contar com ilhas centrais ou, então, bancadas de trabalho nas quais estejam anexadas bancadas de refeições. As ilhas e bancadas podem ser altas ou baixas, o que vai exigir o assento correspondente, como cadeira ou banqueta.  

11. Bancada para pequenos eletrodomésticos

No planejamento da cozinha, vale a pena prever uma bancada destinada aos pequenos eletrodomésticos de uso diário, de modo a facilitar o trabalho. Outra coisa que se pode prever é espaço para o cultivo de ervas junto à janela.

12. Eletrodomésticos embutidos

Embutir os eletrodomésticos torna mais fácil o uso deles, além dar maior uniformidade visual à cozinha. Uma torre de fornos, por exemplo, mantém juntos vários equipamentos com função semelhante.

13. Coifa ou exaustor

A coifa ou exaustor é indispensável em uma cozinha planejada, onde o fogão ou o cooktop está muitas vezes instalado no centro do espaço e longe de uma janela por onde sair os vapores e a fumaça. Mas a sua maior utilidade é retirar a gordura do ambiente, facilitando a limpeza.   

14. Churrasqueira

Se você tem uma cozinha grande e for planejar o seu uso, inclua uma churrasqueira no projeto. Ela é uma ótima ideia para quem gosta de receber os amigos e familiares para uma reunião informal. 

15. Mesa para dois

Até mesmo uma cozinha pequena pode contar com uma mesinha para duas pessoas. Na cozinha acima, a mesa está fixada em um painel com uma pequena estante para temperos, o que também é uma boa ideia.

16. Nichos nas paredes

Uma maneira interessante de ganhar mais espaço na cozinha é embutir nichos nas paredes. Fica supersimpático! Na imagem acima, um dos nichos tem temperos e o outro, frutas frescas e outros vegetais. 

17. Parede de lousa

Muito popular em decoração nos últimos tempos, a parede com tinta de lousa dá um ar descontraído e bem humorado à cozinha, podendo ter seus escritos e desenhos renovados sempre que se quiser. 

18. Painel de TV

Uma coisa bem comum em cozinhas planejadas é o painel para a TV. O equipamento pode ser incorporado à decoração de forma discreta e agradável. 

19. Suporte para utensílios e muito mais

Algo que ajuda a organizar bastante a cozinha é um suporte de utensílios, que nesta cozinha foi instalado na bancada da pia. Também é possível instalar um suporte para a TV ou tablet, como na imagem, e não perder nenhum programa enquanto se trabalha na cozinha.

20. Suporte para panelas e frigideiras

Também o suporte para panelas e frigideiras deixa bem à mão os itens que se quer utilizar enquanto cozinha. E ele pode ficar ótimo em uma cozinha rústica, como a da imagem, ou em uma cozinha moderna. 

21. Estilo e design

Antes de mais nada, você precisa decidir o estilo da sua cozinha planejada para poder desenvolver o design do mobiliário. Nesta cozinha moderna, as linhas circulares e sinuosas se destacam, assim como a presença de cores vibrantes.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!