8 Erros A Sempre Evitar Na Fachada Da Casa

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

8 Erros A Sempre Evitar Na Fachada Da Casa

Patricia Smaniotto—homify Patricia Smaniotto—homify
Bungalow by Justus Mayser Architekt Modern
Loading admin actions …

Quando pensamos na fachada da casa, privilegiamos geralmente a parte estética, com suas cores, texturas, materiais e formas, mas às vezes esquecemos de que também a praticidade e a comodidade fazem parte do seu design.  É muito comum só nos darmos conta disso quando visitamos a casa de alguém e nos deparamos com problemas ou incômodos. No livro de ideias que trazemos agora, apontamos 8 erros na concepção da fachada, especialmente aqueles referentes à segurança. Anote-os e verifique como se apresenta a fachada da sua casa. Depois, aproveite as dicas de como solucioná-los e torne a sua fachada mais bonita e mais segura!  

1. Iluminação insuficiente ou inexistente

Quando se trata da frente da nossa casa, é certo que existe uma grande variedade de desenhos esteticamente atraentes, mas também é certo que todos eles devem levar em consideração a iluminação por uma questão de segurança. Uma entrada bem iluminada é também uma entrada menos vulnerável do que aquela nas sombras. E se for o caso de reforçar a iluminação, pode-se utilizar luzes com sensores, que acendem sempre que detectam movimento na área, sendo ideais para portas e janelas mais escondidas.

2. Obstrução da luz natural

A privacidade é algo que se busca muito quando se projeta uma casa, especialmente a frente dela. Como muitas vezes a casa dá para uma rua movimentada e deixa ver seu interior, acaba-se privilegiando a privacidade e, consequentemente, a segurança na hora de definir a fachada. Mas, em alguns casos, as soluções encontradas obstruem a entrada de luz natural na casa. Uma alternativa é uma fachada em madeira vazada, como a da imagem acima, que deixa passar a luz sem revelar o interior.

3. Exagerar na decoração da fachada

A fachada da casa diz muito a respeito de seus moradores, pois é como um cartão de visitas de quem vive ali. Assim, todo mundo quer uma casa com um design bonito e que a destaque das outras casas ao redor. Mas, às vezes, as pessoas exageram na decoração da fachada ou no uso de uma cor que chama muito a atenção, destruindo a harmonia do design. Por isso, se o objetivo é conferir personalidade à fachada, isso pode ser feito por meio do uso da cor, desde que ela se limite a detalhes como a porta, as janelas, frisos e assim por diante. Um toque de cor é perfeito quando não se quer cair em uma estética caótica e estridente. 

4. Ausência de luz de destaque à noite

Quando temos uma fachada bonita, fazemos de tudo para mantê-la em boas condições, o que pode ser observado claramente durante o dia. Mas o que acontece durante a noite? Deixamos de lado a iluminação capaz de destacar o design da fachada, preocupando-nos apenas com a luz da entrada. Mas existem diversos pontos na fachada que podem receber luz de preenchimento a fim de destacar o design da casa também no período noturno. 

5. Difícil acesso ou ausência de campainha

Quando recebemos convidados, queremos que tudo ocorra bem para que eles voltem. Parte disso é terem uma chegada cômoda, o que significa que podem contar com uma campainha facilmente acessível ao lado da porta, uma campainha que funcione, que se escute claramente no interior e que a pessoa não precise perder tempo procurando-a sem saber se a encontrará, nem se sinta obrigada a bater na porta, bater palmas ou gritar o nome do anfitrião.

6. Falta de numeração

Parte da tarefa de se achar um endereço é localizar, na rua, o número da casa. Mas a numeração é muitas vezes esquecida quando se planeja a fachada, estando ausente, escondida, ilegível ou em más condições. É preciso que se destaque a numeração na fachada, o que pode ser feito com números contrastando com a parede de fundo e em formatos e estilos os mais diferentes de modo a se harmonizarem com o design. 

7. Entrada pouco confortável ou segura

Independentemente do estilo da casa, o caminho da entrada—em cimento, ajardinado ou uma mistura de ambos—precisa ser confortável e seguro para que ninguém sofra quedas e acidentes. Isso quer dizer que esse caminho não pode ser feito em material deslizante, não pode apresentar falhas e buracos na estrutura e não pode ser inseguro quando chove. Também deve se levar em conta se o caminho vai ser usado para transportar móveis e outros itens, o que significa que a sua estrutura precisa ser reforçada. 

8. Presença de pontos inseguros

Para nós parece que eles são inofensivos, mas para outros bem mal-intencionados certos pontos da casa são a porta de entrada em busca de coisas valiosas. È o caso daquela janela basculante na cozinha ou na lavanderia pela qual uma pessoa pequena pode passar e abrir a casa. Ou aquela porta sem proteção que pode ser aberta facilmente. Ou a árvore que leva diretamente ao quarto principal no andar de cima. Nesse caso, todos esses pontos têm que ter a segurança reforçada, inclusive com o uso de alarmes.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!