13 Casas Espetaculares Construídas Em Terrenos Inclinados

homify Modern Houses
Loading admin actions …

Ao escolher um lar para morar, muitas coisas devem ser levadas em consideração: e a principal delas é o tipo do terreno onde será a construção.

Muitas pessoas sentem insegurança com locais de alta inclinação devido aos cuidados essenciais que as estruturas das habitações recebem. Entretanto, estas questões podem ser perfeitamente solucionadas com a supervisão de bons profissionais que, certamente, terão conhecimento técnico suficiente para equilibrar a fundação do lar e, assim, mantê-lo equilibrado e completamente seguro. 

É bem verdade que construir casas em terrenos inclinadas pedem cuidados específicos. Mas tem também suas vantagens, como as possibilidades de ter um mirante dentro de sua própria casa ou ainda caprichar nos tipos de jardins que podem resultar em um projeto paisagístico absolutamente incrível. Ver o lado positivo dessa escolha pode trazer surpresas e resultados surpreendentes. Vale a pena insistir! 

Para ver o quanto este tipo de condição pode resultar em projetos espetaculares, separamos abaixo 13 projetos de casas espetaculares construídas em terrenos inclinados. 

Temos a certeza de que, ao visitar cada uma destas habitações, você encontrará novos motivos para também querer um projeto semelhante. 

Siga conosco e confira! 

Como construir uma casa em terreno inclinado

Basicamente, existem três alternativas para adaptar uma casa em terreno que seja muito inclinado: o nivelamento, os sistemas de escadas ou garagem subterrânea. Vamos ver abaixo quais os principais detalhes de cada uma dessas escolhas:

  • Nivelamento:
  • O nivelamento consiste na terraplanagem do terreno, onde são duas as possibilidades: retirar terra para possibilitar o nivelamento ou trazer aterro para nivelar os declives acentuados. Na primeira opção, a retirada de terra pode ser trabalhosa, já que é necessário remover apenas o excesso de terra. Na segunda opção, o custo da obra e mão de obra, geralmente, são maiores, pois é necessário construir um muro de arrimo e complementar o espaço acidentado com a parte de terra necessária. 
  • Sistema de escadas
  • No sistema de escadas, o projeto da casa é idealizado pelo arquiteto como se houvessem diferentes níveis de planos da casa. Essa solução é semelhante a de se construir um sobrado, contudo, essa construção seria diagonalmente. Os planos podem ser divididos em garagem ou porão no subsolo, ambientes sociais com salas de estar, jantar e cozinha no primeiro plano e quartos no segundo plano. Esse tipo de adaptação precisa ser delicadamente conversada com seu arquiteto, já que o custo é mais elevado e há grande necessidade de precisão por parte do arquiteto quando o terreno é muito acentuado. 
  • Garagem:
  • Se o custo de aterramento é maior e existe a possibilidade de adaptar o declive do terreno conforme o desenho da casa, essa pode ser uma boa opção. Nesse caso, o subsolo poderia ser destinado à garagem ou jardim. Essa é uma ótima maneira de aproveitar a topografia de maneira favorável e usar o restante do terreno de maneira mais livre. 

Quais os principais tipos de terrenos acidentados?

Exitem diferentes tipos de terrenos acidentados, mas os mais comuns são os terrenos com desnível para frente, para o fundo ou nas laterais. Veja quais são as principais soluções conforme o seu tipo de terreno:

  • Terreno com desnível do fundo para frente: Para esse tipo de terreno, o melhor a se fazer é construir um muro de arrimo que possa sustentar o desnível de terra. Contudo, não basta apenas construir esse tipo de estrutura. É preciso consultar um bom engenheiro par observar o possível comprometimento de casas vizinhas, além de verificar na prefeitura local a necessidade de possíveis autorizações. 
  • Terreno com desnível da frente para o fundo: Mais uma vez a consulta com um bom engenheiro é imprescindível. Ele dirá se o melhor a fazer é construir um muro de arrimo, construir espaços subterrâneos ou aterrar para buscar nivelamento. 
  • Terreno com desnível nas laterais: Uma solução ótima é remover o excesso de terra onde o terreno é mais alto para aterrar a parte mais baixa, o que cria um meio termo para o nivelamento. Além disso, o complemento com muro de arrimo é importante. 

1. Moderna e desafiante

Começamos nossa lista com esta casa incrível construída em um terreno de longa inclinação. Os planos alongados com grandes aberturas frontais resultaram em um lar simplesmente incrível e com projeto perfeito para que as condições do terreno fossem totalmente aproveitadas.

2. Espaçosa e acolhedora

Este lindo sobrado teve seu espaço inferior aproveitado para a garagem. Na lateral, o acesso é realizado por meio do terreno com leve inclinação, marcado por pequenas trilhas de madeira que levam à entrada principal.

3. Linda e discreta

Este projeto tem poucas aberturas em seus volumes amplos e discretos. A textura de madeira empregada no bloco frontal marca a elegância da fachada.

4. Imponente casa em terreno inclinado

Já esta casa incrível tem o pé-direito amplo e marca imponência em seu bloco central decorado com uma longa porta de ferro. O contraste entre as esquadrias pretas e o bloco de cor neutra ficou absolutamente incrível.

5. Rústica

Neste projeto podemos notar a linda casinha rústica que soma a elegância da madeira com a leveza do vidro. A fundação sobre o terreno inclinado marca um espaço especialmente agradável para ser utilizado como varanda.

6. Cabana na mata

Esta cabana no alto do morro tem nas estacas em aço a segurança necessária para mantê-la em um local privilegiado com a natureza ao redor. Uma casa de madeira estilo chalé cheia de charme.

7. Elegante

Este lar conta com elegância absoluta em seus blocos revestidos com madeira. No bloco superior, a fachada camufla a porta corrediça que abre espaço para a iluminação natural.

9. Na praia com piscina em terreno inclinado

Aqui, temos uma habitação com desenho ultramoderno que mantém conexão direta com a praia logo em frente. A inclinação do terreno em areia não foi uma barreira para as presenças das piscinas.

10. Charmosa

Esta habitação que soma portões e cercas em madeira traz o contraste com as paredes de cores claras e se destaca com um charme inegável.

11. No lago

Este chalé simpático foi concebido em meio a um projeto de paisagismo excelente para aproveitar a presença do bosque ao redor e do lado visto pela janela.

12. Simples, mas acolhedora

A simplicidade também tem seu lugar em nossa lista com a presença deste sobrado amplo e acolhedor para a toda a família.

Gostou? Selecionamos outros projetos incríveis de casas em declive para você se inspirar!

Esta casa em aclive possui uma escada para o acesso da entrada principal e um segundo acesso lateral para garagem. casas em declive: vale a pena investir no terreno? Saiba tudo

Casa em terreno aclive

Já esta casa em terreno aclive, quando a casa está acima do nível da rua, foi implantada mantendo um aclive acentuado em relação a rua e seu desnível foi vencido com a inclusão de caixas de jardim entre a casa e a via que criam um caminho na entrada de pedestres.

Casa moderna em terreno declive

Esta casa em terreno declive possui uma arquitetura moderna com materiais como tijolo aparente, concreto, madeira e pedra.

Casa de campo em terreno declive

Projeto de casa em terreno irregular e em declive, com fachada com muro de pedras graníticas maciças.

arquitetos

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine