7 conselhos para construir uma piscina elevada

I. Gaspar—homify I. Gaspar—homify
Piscina Arena, UNIC POOLS® > Piscinas Ligeras UNIC POOLS® > Piscinas Ligeras Pool
Loading admin actions …

Uma piscina elevada é ideal para projetar num terreno, onde não é possível escavar. A piscina fica elevada, pelo menos, a 50 centímetros do solo ou por cima do solo. Além disso, estas piscinas acima do solo são também uma alternativa na arquitetura para espaços mais pequenos, onde era difícil ou impossível cavar, tal como um terraço ou um telhado, por exemplo. Por outro lado, as piscinas elevadas são fantásticas porque são económicas, têm resultados imediatos e são de construção rápida.

Vale a pena interessar-se nestas piscinas, pedir orçamentos e pensar em possíveis projetos. Nós apresentamos, neste livro de ideias, alguns modelos, onde usaram diferentes materiais, tais como a madeira, a fibra ou o aço, isso tudo num kit! Além da simplicidade destes elementos pré-fabricados, há sempre conselhos e sugestões para um trabalho mais fácil. Este livro de ideias informar-vos-á sobre as etapas básicas da construção, que são cruciais para obter uma fantástica piscina elevada. Ora descubra-as!

Piscinas acima do solo

Antes de passarmos aos conselhos para construir piscinas elevadas, não podíamos não mostrar o exemplo desta fabulosa piscina elevada, que vemos na imagem. Além de todas as vantagens que mencionámos na introdução deste artigo, a estética é outra característica que estas piscinas não prescindem.

Não avance sem antes contratar um arquiteto e juntos chegarão a acordo do que fazer, como por exemplo construir uma piscina em blocos.

1. Pesquise sobre os materiais para a sua piscina

As piscinas acima do solo oferecem vantagens, comparativamente às piscinas tradicionais. Antes de mais são bastante estéticas e atrativas, depois não requerem escavações, são mais fáceis de construir e consegue obter a sua piscina muito rapidamente, com menos interrupções. Existem kits prontos, para todos os bolsos e todos os tipos de casa. 

Não perca mais tempo e tenha a sua piscina para este verão! Mas antes pesquise sobre os melhores materiais, que impeçam fugas ou que não contaminem a água, quando existe muita humidade. O betão é um dos materiais ideais, para problemas de fugas, é uma construção definitiva e tem um excelente acabamento. Depois, pode revestir a piscina, com azulejos, lajes ou pintura própria. 

2. Saiba que é possível ter uma piscina fora ou dentro do chão

Para construir a sua piscina elevada pode decidir o nível que quer embutir ou deixar mais alto, relativamente ao chão. Mas não se esqueça, que quanto mais cavar, mais caro ficará o custo total da obra. 

Numa piscina elevada, a escavação é feita com pouca profundidade, sendo um projeto alternativo para quem não pode instalar uma piscina tradicional. Se precisar de cavar um pouco, veja se é possível manusear máquinas, como tratores, no seu jardim. 

Se optar por não fazer buracos nem grandes obras, veja estas mini piscinas: aqui.

3. As vantagens de usar aço inoxidável

O aço inoxidável é um material excelente para piscinas pré-fabricadas. A instalação do aço na piscina é um processo realizado em várias partes, as várias peças são soldadas para criar a forma de piscina, que vemos na imagem acima. Este material evita vazamentos, tem um acabamento perfeito e pode ser revestido com um material à sua escolha.

Além disso, apresenta um design moderno  e é de construção rápida. Neste caso, o solo deve ser plano e perfeito, para colocar as várias partes da piscina, sem dificuldades. 

4. As vantagens de construir uma piscina com madeira

Esta piscina construída numa plataforma de madeira, é uma maneira ideal para alguns terraços, onde é impossível cavar. Opte por um modelo de piscina em PVC pré-fabricado ou similar. A ideia é comprar o kit e montar no espaço que quiser. Deve conectar ao sistema, bombas de água e outros acessórios, para ter uma piscina funcional, limpa e brilhante como esta. 

Não se esqueça de ter cuidado com a área, onde quer colocar a sua piscina, por vezes será necessário reforçar, de modo a suportar o peso extra da piscina, da água e das pessoas que a irão usar.

5. As vantagens de construir uma piscina transparente

O que acha de uma piscina com partes transparentes? A transparência de algumas das paredes serão em acrílico transparente, proporcionando um design muito moderno e original à piscina. A transparência é um detalhe interessante, que deve ser planeado com cuidado.

Na construção de uma piscina com algumas partes transparentes deve cuidar das juntas, entre as partes sólidas e outros materiais, como as partes mais finas em acrílico. Estas juntas devem ser bem vedadas, para evitar fugas entre elas. 

6. O que deve saber sobre uma piscina com revestimento a tijolo ou de estilo rústico

Uma piscina elevada pode ser projetada com materiais permanentes, tais como o tijolo ou o betão. Estas são, geralmente, projetadas em formas retas, dado o material. As piscinas com curvas ou com outras formas podem ser revestidas com tijolos mais pequenos.

Nalguns casos, os tijolos ficarão na parte de fora da piscina, que posteriormente serão cobertos por outro material, como a madeira, o micro-cimento ou uma bonita pintura, como vemos na foto. Quanto ao interior, as piscinas serão construídas em betão/cimento e com algum revestimento à escolha.

7. Uma piscina ao lado da casa do vizinho

Se quiser projetar uma piscina elevada no seu jardim, ao lado do terreno do seu vizinho, deve verificar se existe alguma burocracia inerente ou autorização legal. Além disso, deve cuidar muito bem da impermeabilização entre a piscina e o muro que separa o seu terreno e o do vizinho. Como sabe, é fundamental mantermos boas relações entre os nossos vizinhos. 

E se quiser ser um melhor vizinho, dê uma vista de olhos a este livro de ideias: 9 simples maneiras para ser um vizinho melhor.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine