Móveis em couro: Usar ou não usar ?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Cleaning a Leather Chesterfield Sofa, Locus Habitat Locus Habitat Living room
Loading admin actions …

Conhecido por proporcionar sofisticação, conforto e nobreza por onde fica disposto, o couro é um material altamente resistente usado na decoração de interiores através da mobília e de detalhes como painéis e cabeceiras. Além de aparecer na confecção de sofás, poltronas e demais estofados, o couro conquistou o universo da decoração quando utilizado nos de suportes para TV, mesas, baús e muitos outros elementos decorativos que podem dar um charme extra para sua sala de estar, sala de jantar e quarto.

Um sofá de couro pode fazer uma transformação geral em qualquer sala. O couro é um material rústico e bastante elegante. Além disso, é um material muito bem-vindo em ambientes que seguem modelos masculinos, já que o marrom costuma fazer parte da paleta de cores do décor deste estilo. Os sofás de couro também aparecem nas salas grandes, pois o material costuma ser em cores escuras. Só é preciso tomar um pouco de cuidado com a paleta cromática do local, afinal as cores escuras tendem a diminuir a amplitude dos ambientes. 

As peças de couro podem aparecer nos estilos clássico e rústico. Tudo vai depender da abordagem e do design da peça em questão. Uma composição mais rústica é formada a partir da combinação de artigos confeccionados em couro, peças de madeira, carpetes, tecidos artesanais e almofadas. Além de clima de fazenda, a decoração final transmitirá sensações como aconchego, tranquilidade e conforto. Um décor clássico utiliza matizes escuros, como preto e marrom e mais tradicionais, como bege, branco e vermelho.

O uso do couro na decoração pode trazer alguns benefícios estéticos, mas será que é um material que vale a pena ser usado? Selecionamos algumas dicas e informações sobre este material aqui. Fique por dentro!

Cores

Adicionar um sofá de couro sintético ou não em uma versão colorida pode ser a peça-chave para tornar o seu ambiente muito mais elegante e despojado. Variando em diversos modelos, uma opção para quem quer manter a elegância e tornar o ambiente mais dinâmico e divertido é apostar nas peças coloridas. Para fazer a escolha certa da cor, é importante que ela faça harmonia com a parede e com os outros móveis. Desta forma, a decoração do seu espaço terá contraste e estilo de forma agradável e bonita. O couro natural pode aparecer em preto, caramelo e marrom. Pode aparecer também em versões coloridas e em branco, mas estes são artigos tingidos.

Diferentes tipos de couro

Os couros seguem 3 tipos, são eles: Couro legítimo, que é o couro natural, chamado por muitos. Esta é a opção mais tradicional da matéria-prima. Obtida através da pele animal, essa opção tende a ser uma das mais resistentes deste material. Couro sintético é um tipo de material que recebe o mínimo de couro legítimo possível. Na maioria das vezes, poliuretano é a principal matéria-prima usada para a confecção da opção sintética. Couro ecológico também feito a partir da pele animal. O couro ecológico tem esse nome por passar por processos menos agressivos ao meio-ambiente e ao animal no processo de sua fabricação.

Móveis

O couro é muitas vezes usado na produção de móveis, como sofás, poltronas, cadeiras e demais estofados que podem revestir outras peças. O couro tem sido matéria-prima de destaque da maior parte dos importantes artigos na decoração dos ambientes que seguem estilos clássicos e rústicos. Ambientes modernos também podem acrescentar peças em couro, trazendo contraste e harmonia para o local. As cabeceiras de cama, mesas e até molduras de porta-retratos utilizam muitas vezes o material. Por ser uma matéria resistente e versátil, há uma infinidade de peças, móveis e objetos com design arrojado confeccionados em couro.

Como limpar?

Para ter uma peça em couro em bom estado, sempre limpe o sofá completamente. Preste atenção especial nos espaços que sobram entre as almofadas. Use o aspirador de pó para retirar os detritos. Depois, limpe com um pano limpo e macio. Ao usar o aspirador, tenha cuidado para não arranhar o couro, pois as marcas duram. Para as áreas que não estão muito sujas, utilize pano e sabão. Isso é bom para manchas grandes levemente sujas.  Utilize sempre sabão neutro, pois um sabão abrasivo deixará o couro ressecada. Teste pela primeira vez em uma parte do sofá que seja escondida, para ver quão sensível o couro do seu móvel é.

Como manter?

Uma maneira eficiente e prática de manter os sofás, poltronas e cadeiras em couro natural é fazendo uma limpeza regularmente com pano de algodão. Assim, você removerá o pó que fica nas peças com o tempo. Quando for necessário, limpe com um pano úmido. Após isso, passe para o pano seco. Uma peça de couro natural não pode ser molhada. Também precisa ficar protegida do contato extremo com a luz do sol e o calor intenso. O manuseio de objetos úmidos ou coloridos que soltem tinta não devem acontecer próximo ao mobiliário de couro. Para manter o couro, jamais utilize produtos químicos, como álcool, alvejantes, sabões concentrados, óleos, vinagre, tensoativos e outros semelhantes.

Preço

Os estofados e móveis confeccionados em couro natural costumam ter um preço menos acessível. O mesmo se aplica para peças de roupa e acessórios do vestuário. Apesar de custar mais que outros materiais, o couro pode ter uma alta durabilidade. O material precisa de alguns cuidados quanto a manutenção e limpeza como citado acima, mas o couro pode proporcionar um toque sem igual de elegância para seu lar. Pode-se escolher uma peça em couro sintético em vez do couro natural. Na maioria das vezes, estas são mais acessíveis pois seus processos de produção são mais práticos e há mais opções de compra. Para dicas de como usar outros materiais naturais na decoração da sua casa, confira Como usar materiais naturais na reforma.

Composição

Nesta sala de jantar projetada pelo escritório Cristiane V. Angelo Boing e Fernanda Carlin da Silva, a decoração sofisticada e clássica ganhe um toque mais dinâmico com o uso das cadeiras com estofado em couro em duas cores. As duas cadeiras em couro escuro que ficam nas pontas dão movimento e fazem contraste com os detalhes nas cores claras e sóbrias.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine