Separadores de espaço: inspirações fantásticas para casas perfeitas!

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Separadores de espaço: inspirações fantásticas para casas perfeitas!

Mariana Garcia—Homify Mariana Garcia—Homify
 Living room by Design Arc Interiors,
Loading admin actions …

Seja por viver num loft, seja porque só tem uma sala para criar uma zona de estar e outra de refeições, a verdade é que ter os separadores correctos para diferenciar os vários espaços é uma ferramenta super útil e que pode ditar se a sua casa é fantástica ou apenas um amontoado de coisas para satisfazer as suas necessidades do dia a dia. É importante termos noção da área útil que temos para que consigamos tirar dela o melhor partido. Sabia que numa casa pequena consegue ter uma família feliz e uma habitação super funcional? Pois é, o problema é que nem sempre sabemos como resolver este tipo de problema e por isso mesmo hoje vamos dar-lhe algumas ideias e dicas sobre como utilizar os separadores de espaço da melhor maneira, com vista a que façam parte do ambiente e não sejam um estorvo para ninguém!

Escadas

Se tem uma escadaria em casa com espaço no seu vão, pode optar por criar nele uma zona de lazer (por exemplo, com um piano ou com outros instrumentos musicais do seu gosto), uma zona de estar (com sofás, uma mesa de apoio, etc) ou até um jardim interior. Já que as escadas ali estão, aproveite-as para lhes dar outro uso que não seja apenas o de conseguir chegar aos pisos superiores!

Gradeamento ou guarda-corpos

Este é um tipo de solução de que normalmente não nos lembramos, mas que dá um ar super giro a qualquer espaço. Para separar zonas de uma mesma divisão, pode utilizar o gradeamento ou o guarda-corpos de uma varanda para o efeito. Depois, resta escolher o material mais indicado, já que pode optar por vidro, ferro, madeira, etc, conforme o estilo da assoalhada em questão.

Mobiliário

Mobiliário como cadeiras, camas, sofás ou poltronas são perfeitos para estabelecer uma divisão entre uma zona e outra. Isto porque, como têm costas, facilmente as orientamos para determinado espaço, criando uma quebra de ligação. Além disso, como são peças de mobiliário cruciais para uma casa funcional, terão sempre que existir, pelo que podem e devem assumir este segundo papel.

Paredes

Claro, o mais óbvio de tudo: as paredes. As paredes de qualquer casa servem dois propósitos: criar uma estrutura e separar os diferentes espaços. Aqui, uma vez que o quarto era grande, resolveu-se utilizar duas paredes para criar uma casa de banho e um closet. De notar que a parede do closet quase que se confunde com a cabeceira da cama, como se fosse esta mobília a fazer a separação.

Estantes

Outra peça de mobiliário que o pode ajudar a criar duas zonas distintas dentro da mesma assoalhada são as estantes. As estantes, principalmente se forem abertas para dois lados, ajudam-no a criar arrumação, ao mesmo tempo que permitem que as duas zonas sejam independentes uma da outra. São muito úteis, principalmente em espaços onde só há uma janela e onde existe a necessidade de fazer com que a luz natural passe de um lado para o outro.

Lareira

Um outro elemento de que muita gente gosta dentro de casa e que pode funcionar como divisória entre zonas é a lareira. Aqui, temos uma lareira embutida numa parede e aberta para ambas as salas, providenciando uma fonte de calor para as duas. É uma excelente ideia, já que o calor se consegue espalhar pelas duas áreas de forma mais uniforme, sem prejuízo de nenhuma delas.

 Houses by Casas inHAUS,

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!