Casa de sonho na Praia da Luz

Rita Paião—Homify Rita Paião—Homify
Project in Praia da Luz, Reflexões Contemporary Design Reflexões Contemporary Design Interior design
Loading admin actions …

Esta casa de sonho de tipologia T5 foi  projectada pelo arquitecto Mário Martins e situa-se na parte ocidental do Algarve, mais precisamente a meia dúzia de quilómetros da cidade de Lagos. Tem umas vistas deslumbrantes sobre o mar e para o horizonte.

Reflexões Contemporary Design projectou e criou o interior confortável e relaxado desta casa. Os interiores são elegantes e super contemporâneos e combinam soberbamente com a arquitectura, completada com a paisagem circundante. Esta casa oferece também a melhor experiência de vida ao ar livre, ou não fosse o seu terreno exterior lindamente planeado com jardim, zona de terraço e piscina. A luz natural nos interiores é imensa ou não tivessem os mesmos sido pensados ao pormenor.

Se é apaixonado por praia, bom tempo e pelo o que é belo, vai adorar os quartos… garanto-lhe!

As vantagens de uma casa no Algarve

Após ver as imagens seguintes vai sentir-se como se já estivesse de férias e isso é mau? Acho que não..é bom sonhar, imaginar e conhecer espaços e arquitecturas diferentes e originais.

A Praia da Luz era ainda, há não muito tempo atrás um pacifica aldeia de pescadores, mas nas ultimas décadas é um dos pólos mais turísticos do Algarve, não só nos meses do Verão nem só também por portugueses. A sua fama é já além portas e o Algarve enche-se durante todo o ano de turistas que ficam maravilhados com as vistas, o clima e a comida.

Para fugir à multidão de gente na praia em meses mais apertados, os proprietários desta casa permitiram-se à criação de um paraíso moderno, incluindo muita decoração a preto e branco, bem ao estilo minimalista. Da piscina privada é possível observar o horizonte e ainda a bela costa algarvia. Com temperaturas amenas e agradáveis durante grande parte do ano, desfrutar da espaçosa área ao ar livre é possível.

A sala de estar com vista para o infinito

Independentemente se está um dia lindo de sol ou um dia de chuva intensa, esta vista tem tudo para ser super especial seja em que altura do ano e que condições climatéricas façam. Não é todos os dias que pode sentar-se confortavelmente no sofá e observar o horizonte, sentindo-se num nível a cima e tão perto das nuvens.

A decoração desta sala de estar é uma mistura de géneros—clássico e minimal—sendo assim uma mais valia em termos de saturação com o passar do tempo e ainda sendo o perfeito cenário, de muita serenidade e paz. As cores que se destacam são mesmo, as várias tonalidades de azuis do céu e do mar, pois na sala o ambiente é totalmente bicolor, entre o preto e o branco.

O lado minimal do mobiliário

De uma outra perspectiva, percebemos como se desenrola o restante espaço da sala de estar. Além das grandes superfícies em vidro voltadas ao mar, também do lado oposto mais janelas deixam entrar luz natural no interior.

Entre o sofá e as poltronas, uma pequena mesa de apoio de forma quadrangular oferece espaço suficiente para um lanche ou para dispor objectos decorativos. Para limitar e demarcar a zona, uma macia carpete de tom subtil é colocada sob os pés. Facilitando limpezas e sendo de maior durabilidade do que muitos outros revestimentos, o pavimento foi concluído em placas quadradas de cerâmica de tom antracite.

Repare como o recuperador de calor, vulgo lareira, é de 3 frentes em vidro, sendo uma vantagem ao poder ser apreciada de diferentes lugares: sala de estar ou sala de jantar.

A cozinha

Não só importa como tudo é bonito la fora, mas também como os interiores fazem questão de o ser. Assim a dupla é perfeita! Este primeiro balcão negro acompanhado de 4 bancos altos (de pele branca e pernas de aço inox polido), corresponde a uma boa zona de refeições rápidas ou ainda de zona de bar, se o objectivo for definitivamente fugir à zona popular de bares do Algarve.

Mais uma vez, na cozinha jogou-se com contrastes interessantes entre estas duas cores opostas. A bancada preta brilhante que pode funcionar como bar, é do mesmo material que a bancada de cozinha, mais ao fundo. Num ambiente tão elegante é capaz de quase se sentir num local tão luxuoso como o bar de um hotel. Claro que as vistas são te cortar a respiração!

A sala de jantar

Igualmente elegante como a zona que apelidamos de bar, a sala de jantar fica exactamente do lado de lá da sala de estar, precisamente do lado oposto. Mais uma vez, o quadro cromático mantém-se bem idêntico às restantes divisões mostradas até agora. Apenas uns únicos toques de cor são vistos em livros e numa tela de pintura abstracta colocada na parede. A longa mesa de jantar é de madeira num tom castanho escuro e a sua estrutura de pernas cruzadas lembra a de piqueniques. As cadeiras brancas debruadas a escuro combinam num conjunto ideal com as pernas das mesmas. O ambiente é o perfeito para um jantar com os amigos, onde a refeição tradicionalmente será peixe fresco.

O quarto de vistas especiais

Será certamente graças a esta perspectiva que quem acordar aqui, acordará feliz e bem humorado. As grandes janelas em vidro permitem ligação e visualização directa para o terraço. Tal como em outras divisões, o mobiliário preto e branco domina a atmosfera. Apenas um candeeiro de tecto de formato e material irreverente, desvia a nossa atenção.

O terraço

A zona do terraço é voltada para o mar e é composta por diferentes áreas de puro relaxamento, seja em sofás ou em espreguiçadeiras. A vista é magnifica, já se sabe, mas a piscina completa em muito esta fantástica zona ao ar livre. Fazendo parte da arquitectura, a estrutura do tecto serve ligeiramente de pála, protegendo do sol quando este é a pique.

Os conjuntos de peças de mobiliário, neste tom taupe convidam a tomar banhos de sol e a relaxar. As plantas tropicais espalham a sensação de uma atmosfera acolhedora e exótica.

Por que não realizar uma reunião de negócios com vista para o mar e para a piscina? A grande mesa lacada de branco e poltronas castanhas são o ideal para refeições ao ar livre, para horas de estudo ou como disse, para reuniões de trabalho.

Um vaso cerâmico em azul brilhante repete subtilmente as cores circundantes da natureza…

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine