Design de Interiores: os seis truques infalíveis

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Beach House, Prego Sem Estopa by Ana Cordeiro Prego Sem Estopa by Ana Cordeiro Modern Living Room
Loading admin actions …

Decorar a casa é um processo desafiante, mas, sem dúvida, apaixonante. Quando, aos poucos, começamos a ver tudo a ganhar forma e os nossos sonhos se materializam, percebemos que este processo vale a pena e é gratificante. Algumas pessoas têm o privilégio de poder contar com ajuda profissional para o efeito. Ter alguém a ajudar-nos é sempre uma mais-valia. Esses profissionais—decoradores, designers de interiores, entre outros—sabem interpretar os desejos, dar-lhes vida e, ainda, movimentar-se dentro de um determinado orçamento. Porém, diríamos que a maior parte das pessoas tem que levar a cabo esta tarefa sem qualquer ajuda. Bom, não será sem qualquer ajuda. Afinal de contas, estamos aqui nós com uma equipa que procura, diariamente, levar até si as melhores dicas e os projectos mais impressionantes que se fazem pelo mundo fora. Hoje, não é excepção. Vamos tentar dar-lhe uma espécie de pós-graduação em design de interiores que é como quem diz, vamos muni-lo de uma mão cheia de truques—ou de noções essenciais—para ter em conta quando decorar a sua casa. 

Parece-lhe bem? 

A importância da iluminação

Para haver cor tem que haver luz pelo que a importância da iluminação dentro das nossas casas—e fora também—nunca deve ser menosprezada. Pense na luz como na maquilhagem para o rosto. A cada ponto de luz que se acende, algo surge realçado. Distribuir candeeiros pela casa, sejam eles de pé, de tecto ou de mesa, vai tornar o seu espaço mais confortável, funcional e, claro, bonito. Para além do tipo de candeeiro, é também necessário pensar na potência da lâmpada e na cor que difunde, mais amarelada ou esbranquiçada. Importa, ainda, mencionar que, assim como a luz realça o que há de melhor, também pode chamar a atenção para o que não deseja. Assim, a sua distribuição quer-se cirúrgica e pode contar com a ajuda de um profissional para o efeito.

Mágico espelho meu

Os espelhos valorizam, do ponto de vista decorativo, qualquer espaço onde se encontram. Podem ser com ou sem moldura, embutidos ou independentes e de formatos diversos. Mais do que peças bonitas, os espelhos são úteis para fazer com que os espaços pequenos pareçam maiores do que aquilo que realmente são. Repare que, por reflectirem a imagem que se lhes opõe, a área parece duplicar e, assim também, virtualmente maior. Claro que tudo isto não passa de uma ilusão de óptica, mas, se o seu apartamento ou casa tem uma dimensão exígua, não deixe de recorrer a este truque. 

Lembre-se, ainda, que o espelho reflecte a luz natural e artificial presente no espaço que reflecte na sua superfície e se redistribui pelo ambiente. Analise a divisão em causa e determine o ponto onde pretende instalar o espelho. Faça com que ele tenha protagonismo dentro do ambiente, escolhendo uma parede importante, como a que está por detrás do sofá, sobre um aparador de sala de jantar, na cómoda do quarto, e assim sucessivamente. 

O branco nunca compromete

O estilo escandinavo, cada vez mais popular, veio lembrar-nos que o branco é a melhor cor para trabalhar. Quando não queremos criar um grande compromisso com a decoração da nossa casa, podemos sempre optar por uma base neutra e sóbria, em branco, e moldá-la a partir daí, juntando-lhe móveis e acessórios de outras cores que reflictam a nossa personalidade e dêem vida, energia e carisma aos espaços. O branco é versátil, fica bem com todos os estilos e combina com todas as cores. Além do mais, é uma cor luminosa que sugere pulcritude, paz e até limpeza, pelo que se adequa a apartamentos ou casas pequenas cujos espaços se pretendem tornar mais arejados. 

Criar ambiente com almofadas e outros ornamentos

Os têxteis estão entre os responsáveis por atribuir conforto a uma casa. Com as suas cores, texturas e calor, não podemos prescindir deles, designadamente no quarto e na sala de estar, as áreas de lazer e de repouso por excelência. Se está farto do seu sofá, por que não retirar as almofadas que tem e substituir por umas novas com cores e padrões mais frescos e joviais? É uma pequena mudança que pode fazer toda a diferença. A carpete e as cortinas são também importantes para melhorar esteticamente um espaço e garantir-lhe conforto térmico e acústico. Para completar a decoração, não dispense uma ou outra vela, candeeiros, vasos com plantas ou bonitos arranjos de flores. 

Papel de parede

Quer dar à sua casa um toque único? Nada mais fácil e eficaz do que apostar no papel de parede. Tal como no caso dos espelhos, sugerimos que escolha uma parede que sobressaia dentro de determinado espaço. Revista-a com um papel que crie um contraste em relação às outras paredes ou, se preferir algo mais simples, eleja um papel sem padrões ou cores vibrantes, mas com textura. Após escolher a parede, certifique-se de que ela está em bom estado (sem fissuras, marcas de humidade, entre outros danos), tire as medidas e compre a quantidade de rolo de que necessita. Veja vários tipos e peça amostras nas lojas para as comparar e experimentar antes de tomar uma decisão. Se nunca antes usou papel, deve aconselhar-se junto de um profissional, não só para escolher o tipo/material, como também para a colocação.

Uma parede de quadros

Uma parede repleta de quadros, molduras e fotografias é uma das grandes tendências do design de interiores. Pode criar uma composição simétrica ou assimétrica e usar molduras iguais ou diferentes se prefere um mural com contrastes. No que ao conteúdo diz respeito, compre ilustrações originais, com tipografias, com fotografias tiradas por si ou até com memórias de viagens. A escolha é sua e, no mercado, encontrará uma panóplia de opções disponíveis a todos os preços. Na verdade, há muitas coisas que podem ser emolduradas, até uma página de revista com uma imagem cativante. Junte os seus quadros numa só parede e faça dela um ponto de referência importante. 

Que profissionais me podem ajudar?

Na nossa aba de Profissionais—canto superior da página—poderá encontrar, na coluna do lado esquerdo, sob a secção Outras empresas e fornecedores de serviços, a categoria ’Designers de Interiores’. Após abrir, basta inserir o nome da área servida ou o seu código postal para ter acesso a uma lista de designers que trabalham perto de si. Pode também ser oportuno procurar na categoria Decoradores

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine