Dicas para ter uma decoração oriental no quarto!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
homify Asian style bedroom
Loading admin actions …

O estilo oriental de decoração é conhecido por trazer paz e equilíbrio para dentro das casas. Cada ano que passa ele ganha mais espaço nos quartos, salas e jardins. Dando as caras a partir da paleta cromática marcante do tradicional estilo chinês ou dos móveis minimalistas japoneses. Ele pode aparecer também através dos objetos decorativos inusitados vindos da Indonésia ou Vietnam, de modo a transformar os ambientes que contam com esta decoração em locais interessantes e com uma aparência de tranquilidade.

Para os que buscam uma decoração tradicional chinesa, alguns detalhes são fundamentais. A utilização de cores, como o vermelho e o dourado são muito importantes e necessários para acentuar o estilo. Utilizar objetos que remetam à cultura do país, como artigos de louça e vasos de porcelana, também são ótimas maneiras de trazer um pedacinho da Ásia para o seu lar. A decoração com tema japonês, no entanto, utiliza de uma paleta cromática mais sóbria e de elementos mais compactos e minimalistas. Elementos clássicos são as suaves estampas florais e tons mais neutros, como bege e creme. 

Os tecidos delicados para os sofás e poltronas e estofados com detalhes que remetam à cultura chinesa, como um vaso de porcelana podem transformar o clima do seu quarto. O vermelho, dourado e preto formam uma mistura clássica e cheia de charme. 

Para ficar por dentro de dicas e informações sobre este estilo, confira a nossa seleção. Inspire-se!

Cores

Saindo um pouco fora do comum das decorações tradicionais, o estilo oriental combina cores diferentes que contrastam entre si. O uso do preto e do branco pode aparecer de diferentes formas e também se unindo a outras cores. O uso de texturas é uma característica bem marcante deste modelo de décor, onde bambus e madeiras trazem um clima de natureza para dentro da casa. Para acentuar o minimalismo e equilíbrio, as cores suaves são a escolha certa. Foque no bege, castanho e o cinza. Pode-se usar cores menos neutras, como verde claro, mas nos tons claros e em versões mais suaves. Neste quarto projetado pelo escritório Carmello Arquitetura, temos matizes mais aparentes em versões discretas.

Elementos

As características mais marcantes do estilo oriental vindo do Japão são os elementos com toque sóbrio e sofisticado, onde os itens com estampas em tons menos vibrantes, florais ou com elementos tradicionais japoneses, como pássaros, leques e cerejeiras são os elementos protagonistas. A decoração japonesa tem como palavra-chave o equilíbrio, assim valorizando o espaço e mantendo apenas o que é essencial para a casa. Um ambiente que conta com futons, tatame, banquinhos e almofadas de cetim pode ser um bom exemplo de ambiente oriental. Materiais como a madeira, bambu, algodão e linho são mais do que bem vindos na composição. 

Iluminação

A iluminação é um dos quesitos mais importantes para completar uma decoração oriental no quarto. O estilo japonês é marcado pelas cores claras. Desta maneira, a iluminação natural e externa faz toda a diferença. Para desenhar as sombras e clarear ainda mais o ambiente, as luminárias com cúpulas arredondadas e confeccionadas em tecidos delicados são ótimas opções para enriquecer o ambiente. Algumas luminárias podem aparecer em formatos criativos e inusitados, como esta que representa um origami.

Toque rústico

Alguns países que fazem parte do sudeste asiático, como a Tailândia e Indonésia trazem uma decoração oriental mais mística e rústica. Se você tem a intenção de reproduzir este modelo de décor, acrescente uma paleta cromática que envolva matizes quentes seguidas por móveis e objetos em madeira e fibras naturais como o bambu e a palha. O mobiliário costuma seguir um estilo com um toque mais minimalista. Selecione as peças que realmente são necessárias para o seu quarto. É melhor ainda se os móveis forem multifuncionais, mas nunca exagere na composição geral.

Cama

As camas são conhecidas por serem peças sempre baixas. Normalmente, seguem o nível do chão. Por conta da altura reduzida, cama japonesa também é responsável por proporcionar ao quarto uma atmosfera mais aconchegante. Seu design, que na maioria das vezes, segue linhas retas e formatos simples, traz um clima leve e calmo para o ambiente. Em quase todos os modelos de quartos orientais, quem recebe toda a atenção é o futon! Variações do futon tambem podem ser utilizadas nos quartos. Este tipo colchão é confeccionado com várias camadas de algodão e pode ser apoiado sobre um tatame de madeira o uma cama.

Feng Shui

Os elementos decorativos vão mudar toda a estética do seu quarto. No entanto, fazer uma disposição adequada de acordo com o Feng Shui muitas vezes não custa nada e pode trazer um clima pacífico para o seu cômodo. O Feng Shui é uma técnica oriental milenar que tem com objetivo melhorar a energia de um ambiente e torná-lo harmônico através do uso de cores certas, disposição dos móveis e outros itens de decoração. Adicionar uma pequena fonte de água pode ajudar a deixar o ambiente ainda mais relaxante. Para mais dicas sobre o uso de Feng Shui, confira Como decorar o quarto com Feng Shui.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine