7 espaços com a cozinha, sala de estar e sala de jantar combinadas

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
homify Living room
Loading admin actions …

Os layouts em plano aberto são, hoje em dia, muito usados, embora também representem um desafio em termos de decoração. Claro que uma cozinha, sala de estar e sala de jantar combinadas criam espaços luminosos e arejados, mas, ao mesmo tempo, podem facilmente tornar-se confusos em termos estéticos. 

Idealmente, este layout deve fluir naturalmente e conter alguns elementos que demarquem virtualmente cada espaço. Então, como se pode alcançar este equilíbrio? Hoje, mostramos-lhe sete casas com distribuição em plano aberto para lhe deixar ideias sobre como escolher as cores, os móveis e não só. Vamos ver?

1. Subtil diálogo das cores

Os designers de interiores e decoradores deste apartamento moderno e elegante usaram com cuidado o cinza para conectar a sala de estar, a sala de jantar e a área da cozinha. A carpete cinza cria como que um limite visual na sala de estar e a parede cinza também empresta à sala o seu próprio toque de distinção. 

2. Estante dupla a dividir

Por dupla, entende-se uma estante que serve dois lados, sendo esta uma excelente opção para dividir um pequeno apartamento. Neste caso, a estante foi usada como unidade de televisão e como unidade para exibir objectos de decoração. O design aberto também permite que a luz circule no espaço, mantendo, ao mesmo tempo, uma boa ventilação. Na base da estante, há uma superfície preta que condiz com a bancada da cozinha e a parede da sala de estar.

3. Fusão de cores quentes

No nosso terceiro espaço, vemos um ambiente que exibe uma exímia e ecléctica combinação de móveis e de decoração. O moderno funde-se com o clássico numa perfeita harmonia. Embora não haja uma conexão óbvia entre cada peça, a sala tem um ar polido e completo. O segredo, cremos nós, reside no dourado da paleta cromática que se obtém através do uso da madeira e de um projecto de iluminação muito bem conseguido. 

4. Uma plataforma a dividir

Este interior tão inspirador exibe uma combinação entre móveis antigos e um uso ousado do preto. O preto é, certamente, o responsável por ligar a decoração do espaço, mas a nossa atenção vai para a plataforma/desnível. É ela que, discretamente, separa a cozinha em relação à sala de estar, sem bloquear a sensação de espaço aberto.

5. A magia de um sofá de canto

Quando o espaço é aberto e assimétrico, o desafio torna-se ainda maior. Neste casos, um sofá de canto pode ser o seu melhor aliado, pois fará com que a área de esquina se torne de imediato mais acolhedora, sem, por isso, provocar constrangimentos no que diz respeito à circulação.

6. O sofá a dividir

A parte traseira do sofá é commumente utilizada para separar a sala de estar da cozinha. Aqueles que não gostam de ver mobiliário a flutuar, isto é, como que aleatoriamente inserido no espaço, podem colocar uma consola por detrás dele. 

Neste sedutor apartamento com paredes de tijolo aparente, fez sentido combinar este material com um sofá num tom terra. 

7. Cinza claro num ambiente acolhedor e funcional

Terminamos com mais um espaço moderno—até industrial—no qual o cinza prevalece, sobretudo nas paredes em betão aparente. A condizer com as paredes está um confortável sofá num tom um pouco mais escuro. Repare, ainda, que a poltrona é castanha, cor esta presente na madeira dos móveis da cozinha.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine