A casa paraíso!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Retrofit - Residência Alphaville, Moran e Anders Arquitetura Moran e Anders Arquitetura Modern Houses
Loading admin actions …

As casas e a maneira de fazê-las mudou muito ao longo dos séculos. Passamos das moradias estabelecidas em cavernas abandonadas por animais, até grandes templos romanos e casas coloniais. A arquitetura moderna estabeleceu um novo paradigma na forma de racionalizar a construção e orientar a vida de seus moradores. Os volumes puros são elementos muito caros a este tipo de arquitetura: formas poligonais são justapostas de maneira a encontrar maior equilíbrio e harmonia em sua composição, fazendo com o olho possa apreender facilmente a sua falta de ornamentos e sua disposição por vezes sistemática.

A casa que apresentaremos a seguir, projetada por Moran e Anders Arquitetura, se insere no espectro da arquitetura moderna que acabamos de descrever acima. Os volumes de sua fachada são dispostos de maneira a se harmonizarem como blocos ordenados. Não como um daqueles jogos de tetris, mas sim como a composição de um quadro onde o mais importante é trazer júbilo aos olhos dos observadores. E este objetivo é atingido! Com tanto sucesso que esse tipo de padrão, esse tipo justaposição, é repetida nos fundos da casa e até mesmo em seu interior, mostrando que os esforços feitos com as linhas retas podem ser tão expressivos e plásticos quanto aqueles feitos com curvas e demais elementos que, por vezes, são alegados como ais eficientes e expressivos do que as lindas linhas retas da arquitetura. E esta casa é um exemplo de toda essa beleza em seu ápice! 

A fachada logo de frente

Como num quadro, onde o pintor escolhe a melhor maneira de posicionar seus elementos, Moran e Anders constroem essa bela composição. Lembra até mesmo alguns quadros de Picasso por suas linhas retas e a justaposição de planos e arestas, os quais fazem o desenho (ou, no caso, a fachada da residência) adquirir movimento e profundidade, evitando que seja confundido com algo chapado. Os arquitetos dessa bela casa mostram como as linhas retas podem ser utilizadas com sabedoria, não precisando, necessariamente, das linhas curvas para obter beleza.

Imensidão azul em um quadrado

Seguindo as linhas retas da fachada, os fundos da casa também apresentam a linearidade que tão bem a fachada mostra. A área da churrasqueira, à esquerda na imagem acima, fica aberta ao vasto quintal. Neste se encontram uma bela piscina de águas límpidas, a qual, pelas capacidades de refrigeração da água, abaixa a temperatura do ambiente nos dia de sol intenso, oferecendo também para a família residente e aos amigos convidados nos momentos de relaxamento e lazer.

Uma cascata na parede

Em um dos lados da bela piscina de águas límpidas que mostramos na figura anterior, se encontra uma pequena cascata artificial. Ela, através de uma bomba instalada na piscina, proporciona a renovação de água e o fluxo contínuo cria um sim característico que, dizem alguns, tem propriedades relaxantes. O jardim vertical que sobre as paredes logo atrás da pequena cascata confere um ar de natureza domada ao lugar e o estabelece como um dos pontos mais agradáveis da casa.

A vegetação que se destaca

Ainda no assunto da vegetação que finca raízes no jardim vertical, este é um pano de fundo perfeito para todas as brincadeiras e risadas do convívio que com certeza acontece na piscina. Mas esta não é a única vegetação do lugar. As duas palmeiras-triângulo, nativas de Madagascar, em forte contraste com a parede branca logo atrás dela conferem nobre elegância ao ambiente e reforçam a vontade de trazer a natureza para o convívio diário.

O banquete próximo ao ar livre

As churrasqueiras ao ar livre estão presentes em muitas das casas de luxo ao redor do mundo e são parte integrante desse estilo de vida. Esta, entretanto, está quase ao ar livre! A cozinha, equipada com modernos acessórios, fica próxima ao ar livre, mas ainda estabelece forte conexão com a casa e oferece ao seus habitantes e convidados um lugar propício a conversa, ao diálogo e, claro, a um farto banquete que ali pode ser servido.

A fachada oblíquoa

Após um tour completo pela casa, principalmente em seus fundos, podemos notar a maneira como as linhas retas foram usadas e como elas definem cada um de seus ambientes com elegância, em todos os cantos. Ao voltarmos para a fachada podemos olha-la agora não exatamente de frente para ver os planos se sobreporem, mas sim de lado, de maneira obliqua, notando que ela é muito mais do que volumes: ela tem um charme que advém das alturas, das sombras, da profundidade. Ou seja, vem da expressão artística de ser bem projetada!

E aí? Gostou? Então continua a ler mais neste artigo.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine