Cozinhas grandes em espaços sem janelas - missão impossível?

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Cozinhas grandes em espaços sem janelas—missão impossível?

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Modern Kitchen by ROMERO DUARTE & ARQUITETOS Modern
Loading admin actions …

Ter uma cozinha grande e espaçosa é o sonho de todo o cozinheiro, profissional ou amador. E se for grande e cheia de luz é perfeita. Mas muitas vezes as contingências arquitetónicas, os acidentes do terreno ou até adaptações do espaço existente, deixam-nos em mãos uma área de cozinha ampla e generosa que seria perfeita se não fosse a ausência de janelas.

Uma cozinha grande sem janelas?? Sim, não é frequente mas acontece. E quando acontece é preciso alguma criatividade para não acabarmos com uma cozinha escura, desagradável ou claustrofóbica.

Hoje queremos mostrar-lhe que é possível ter cozinhas grandes e espetaculares, mesmo sem luz natural direta. E para isso selecionámos alguns exemplos que lhe vão causar inveja da boa! Venha vê-los!

1—Amplitude a branco e negro

O clássico contraste entre o branco e o preto funciona bem em qualquer ambiente, e uma cozinha neste esquema cromático é sempre uma escolha vencedora. O branco amplia o ambiente e reflete a luz artificial, intensificando-a. O negro dá-lhe dimensão e profundidade.

A cozinha da imagem acima não tem janelas, mas nós nem damos conta disso! A iluminação de teto e a embutida no topo dos armários é refletida pelas superfícies brancas e brilhantes, tornando esta grande cozinha sem janelas um exemplo perfeito de como ultrapassar essa desvantagem.

2—Janelas de cor

Störmer Range by Hehku Minimalist
Hehku

Störmer Range

Hehku

Numa cozinha sem janelas a iluminação artificial é de suprema importância pois tem de suprir a sua falta, mas há outras soluções visuais engenhosas que vão dar a sensação de mais luz, ou mesmo imitar uma janela. No caso desta cozinha na fotografia acima, para além de um excelente posicionamento dos focos de luz, os profissionais conceberam um nicho revestido de vidro com um gradiente das cores que caracterizam o espaço, que faz lembrar uma janela e ao mesmo tempo ajuda a refletir a luz artificial. Fica ou não fica uma cozinha muito bonita?

3—O foco é aqui

Nesta enorme cozinha há alguma luz natural, proveniente do compartimento contíguo, mas janelas é coisa que não há! Então, para além das superfícies de vidro, ou muito polidas e brilhantes, do mobiliário branco, e dos focos dispersos sobre a bancada lateral, optou-se por iluminar intensamente a área de trabalho de bancada e fogão com um candeeiro quase industrial de luzes LED. A presença de várias plantas naturais adiciona um tom natural ao espaço fechado.

4—Industrial

Esta é uma proposta para os mais ousados! Nesta cozinha a iluminação industrial surge como uma excelente alternativa às janelas que faltam no espaço. A bancada de trabalho revestida com aço inoxidável polido, com padrão tridimensional usado nos estrados da industria, ajuda a compor o estilo e a dispersar a intensa luz que provém das lâmpadas de cariz industrial no teto. Já pensou nas possibilidades que este exemplo oferece? Esta configuração, é frequentemente utilizada, em estabelecimentos comerciais, no entanto, no interior de uma habitação, pode também ser uma ótima alternativa!

5—Iluminação especial

by KZ Classic
KZ
KZ

Uma nave espacial num céu noturno? Nesta cozinha sem janelas os seus substitutos são os focos de luz artificial no teto, a fazer lembrar estrelas, e a incrível iluminação sob os armários, que confere ao espaço o seu ar futurista. Mas se acha esta cozinha muito escura desengane-se! A intensidade de luz do esquema de iluminação pode ser diminuída ou aumentada conforme as necessidades, e para a foto optou-se por fazer realçar mais o jogo de luzes. Note que os focos estão perfeitamente posicionados de modo a fornecer luz em abundância à área de trabalho de bancada e aos armários.

6—Em tons rosados

Nesta enorme cozinha a aposta foi toda para a escolha cromática, cuja cor quente e suave, aliada a uma boa iluminação artificial, dão ao espaço um tom muito acolhedor e ao mesmo tempo a sensação de ausência de barreiras que se tem nas fotos do deserto. 

À semelhança do que acontece na proposta número 3, os elementos verdes oferecem o seu tom de natureza e exterior ao espaço fechado, embora aqui a aposta tenha sido mais segura e fácil de manter com a escolha de catos. Os catos, além de serem uma ótima opção para quem não tem muito tempo para dedicar a fazer jardinagem de interiores, neste caso são preciosos aliados na obtenção do efeito visual deserto desejado.

7—Iluminação fundamental

Outra proposta em tons neutros, que variam entre o bege claro e o castanho mate. Nas paredes um cinza muito claro ajuda conseguir o estilo industrial caseira, que nós definimos por uma estética de cariz industrial e prático, que se coaduna muito bem à iluminação artificial como única fonte de luz, aliada ao aspeto acolhedor de uma cozinha familiar, no que respeita à cor. 

A iluminação tem a particularidade de ser geral, intensa e clara, proveniente do teto, e individualizada, com vários focos de tom mais amarelado e quente sob os armários. E ainda proporciona um belo feito visual.

8—Janelas simuladas

O eterno branco, uma bancada em cimento de cor natural e muita luz vinda da janela? Não! A luz é totalmente artificial, e os focos que vê em frente à janela servem na verdade para realçar o efeito de iluminação natural proveniente do exterior. A janela nesta cozinha trata-se na verdade de um engenhoso esquema traçado à volta de um autocolante de parede com imagens de janelas e até um vislumbre de mar a fundo. Genial não é verdade? 

Gostou da ideia de autocolante para fazer a decoração da sua cozinha? Então veja esta ideia e muito mais no artigo ’Cozinhas modernas: 8 ideias geniais com vinis decorativos

9—Ambiente aquático

Esta cozinha toda de madeira é bastante tradicional e não tem fonte de luz natural. Mas o seu afastamento do exterior foi ultrapassado pela adição de painéis de cor verde água, como se fosse o reflexo da luz solar na água de um rio, como se estivéssemos submersos. Este truque confere à cozinha uma luminosidade aquática e um tom de natureza imediato que ajuda a disfarçar a ausência das janelas, da luz do sol.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!