11 ideias para dividir espaços, até nas casas pequenas!

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

11 ideias para dividir espaços, até nas casas pequenas!

Mariana Garcia—Homify Mariana Garcia—Homify
 Bedroom by Regalraum GmbH,
Loading admin actions …

Tirar o melhor e maior partido da nossa casa é uma batalha quase diária, pois as dinâmicas familiares vão-se alterando ao longo do tempo, criando novas necessidades, gerando novos desafios de organização do espaço. O que hoje é um escritório, amanhã terá de ser um quarto com zona de estudo e se calhar mais tarde será um ginásio caseiro. É importante que, nesta azáfama toda, mantenhamos a calma e olhemos para o que temos para que consigamos fazer o melhor com isso. No artigo de hoje, vamo-nos focar em ideias para dividir espaços, mesmo em casas pequenas! As nossas dicas são adaptáveis e temos a certeza que no meio das onze vai encontrar a solução perfeita para o seu problema!

Divisória

As divisórias de espaço (painéis, estruturas em madeira, etc.) são óptimas para resolver este tipo de questão. Para além de serem apenas um prolongamento natural de uma parede, têm um poder decorativo único que torna qualquer espaço mais bonito e, dependendo dos materiais utilizados, mais elegante, rústico ou industrial. Além disto tudo, têm a mais valia de deixarem passar a luz de uma zona para a outra, pelo que são óptimas para divisões interiores.

Diferentes níveis

Para distinguir, por exemplo, a sala de jantar da sala de estar, pode criar diferentes níveis dentro da sala. Para isso, faça um patamar com escadas onde colocará a sala de jantar, enquanto que no piso inferior ficará a sala de estar (ou vice-versa). Fica um máximo e a divisão fica assegurada!

Utilize o mobiliário para criar as divisões

Se não quer encher mais o espaço ou se não quer envolver obras na sua casa, utilize o mobiliário para criar as divisões necessárias. Neste caso, vemos como, numa mesma divisão, temos uma cozinha, uma sala de jantar e uma sala de estar. Ainda assim, cada um dos espaços tem a sua própria área de acção. Como? Voltando as costas dos assentos umas para as outras. Há alguma dúvida?

Portas onde menos se espera

Sejam de abertura normal, de correr ou de fole, as portas são óptimas para dividir espaços. Além disso, tornam-nos mais versáteis, uma vez que fechadas formam uma barreira total e estando abertas tornam os espaços mais amplos.

Divisórias multifuncionais

Principalmente em casas pequenas, a multifuncionalidade de todos os elementos é fundamental para que os espaços se mantenham úteis e práticos. Aqui, vemos como a zona superior divisória funciona também como estante, providenciando arrumação.

Divisória ou estante?

Aqui temos outro exemplo da multifuncionalidade de uma divisória. Como pode ver, um design único que faz com que não nos apercebamos de imediato que é uma divisória. Adoramos esta ideia!

Esquina fictícia cheia de utilidade

 Living room by HORM.IT,
HORM.IT

SUDOKU Bookshelves

HORM.IT

Com a ajuda de divisórias, irá também conseguir criar espaços inexistentes, como é o caso deste recanto nesta sala. Com a colocação estratégica de uma estante, aparece uma esquina que para além de conferir conforto ao espaço, é ainda útil para arrumação ou decoração.

Parede com abertura

Para esta solução, pode seguir várias vertentes: uma parede com janela, uma parede com um painel como o da foto, uma parede feita com blocos de vidro, etc. A ideia é ter uma divisória sólida entre cada espaço, promovendo a passagem de luz e a circulação de ar de um lado para o outro.

Colmeia

Esta ideia também é deliciosa e vem ao encontro da anterior: uma parede perfurada, onde se cria uma divisão sem a impormos ao espaço. Super decorativa, inteligentemente colocada e a cumprir perfeitamente a sua função!

Cortinas

 Windows & doors  by Designers Guild,
Designers Guild

Madhuri Print collection AW14

Designers Guild

Estando em suportes móveis ou em estruturas fixas, as cortinas também o ajuda a criar diferentes zonas dentro de um mesmo espaço, com a vantagens de serem facilmente removidas e de ajudarem os ambientes a ter uma acústica melhor.

Expositor de vasos

Para um toque mais natural, nada como aproveitar as plantas para criar uma divisória super bonita e muito fresca! Que tal a deste exemplo?

 Houses by Casas inHAUS,

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!