6 maneiras práticas de incrementar o pátio!

Patricia Smaniotto—homify Patricia Smaniotto—homify
jardin sur l'eau, Coaching Paysage Coaching Paysage Tropical style garden
Loading admin actions …

Pátios são espaços muito similares a varandas e terraços, com a diferença de geralmente serem menores e descobertos. Muitas, vezes, eles passam em brancas nuvens no projeto de decoração da casa por serem um espaço pouco usado, que serve mais para depósito de coisas de jardim.

Mas este é um grande erro, pois o pátio geralmente é um espaço com grande potencial para convivência da família e dos amigos, um lugar ao ar livre onde pode haver até mesmo uma pequena churrasqueira e uma área de estar e de refeições.

Se você tem um pátio que parece muito sem-graça, saiba que existe solução para ele! Com baixo investimento e bastante trabalho, você pode transformá-lo em um misto de jardim e área de estar, um espaço excelente para conviver com a família e os amigos nos momentos de descanso e lazer.

O segredo está nas cores das paredes e das cercas, se houver, no mobiliário adequado para a área externa, na instalação de canteiros para flores e plantas, no uso correto das diversas formas de iluminação, na disposição de ornamentos e trabalhos de arte e no recurso a treliças. Todas essas coisas juntas vão transformar o seu pátio em um pedacinho do paraíso!

Acompanhe agora as nossas dicas para tornar aquele pátio tristinho em um espaço bonito, aconchegante e cheio de vida. Inspire-se nas nossas ideias e tenha outras novas para ter um pátio maravilhoso!

Mobiliário para a área externa

Se o seu pátio é uma área descoberta, vai ser preciso decorá-la com móveis adequados para a área externa. Hoje em dia, é possível encontrar uma coleção enorme de peças, como mesas, cadeiras, bancos, banquetas altas e baixas, mesas de apoio e espreguiçadeiras, entre outros. Tudo isso pode ser encontrado em material plástico, mas também em fibra sintética, alumínio, tela sling e madeira. As cores também são bem variadas, indo dos tons neutros e mais discretos aos tons vibrantes e calorosos. Tudo vai depender do estilo que você quer imprimir ao espaço, de modo que o mobiliário e suas cores correspondam a ele. Lembre-se ainda de que, se o seu pátio for uma área coberta e protegida da chuva, as opções de materiais para os móveis aumentam. Uma dica: com um pátio coberto, você pode recorrer a espelhos para aumentar a sensação de profundidade do espaço. 

Cores claras e pastéis

Uma forma de ampliar o espaço pequeno do seu pátio é pintar as paredes dele—assim como as cercas, se houver—em cores claras, como branco, cru, creme e bege. Outra boa pedida é pintá-las em cores pastéis, especialmente azul e verde, que remetem à natureza. No projeto realizado pela Líder Interiores, a opção foi por um verde-claro muito bonito, que se harmonizou muito bem com a parede de pedra escura e com os vasos suspensos, assim como com as folhagens no entorno e na mesa de material natural. O piso de pedra e o deque de madeira completaram o ambiente cheio de vida. 

Canteiros criativos

Você pode ter um verdadeiro jardim no seu pátio, instalando canteiros de flores, ervas e plantas. Também pode fazer muito sucesso em um pátio pequeno a ideia de um jardim vertical, ocupando toda uma parede com vasos de plantas e flores. Por fim, qualquer pátio tem muito a ganhar com a disposição de vasos grandes e pequenos diretamente no chão ou em mesinhas e bancadas. O espaço se torna cheio de vida e passa a ser um recanto onde relaxar e meditar, além de conviver com os familiares e amigos. Aproveite para ter aquela tão sonhada horta caseira, com temperinhos fresquinhos para a hora de cozinhar. Vai  fazer toda a diferença!

Iluminação

Existem várias possibilidades de iluminar o seu pátio de forma atraente. A primeira delas é com luz elétrica, por meio de lâmpadas fluorescentes em lamparinas ou holofotes. Em caso de área coberta, a iluminação pode ser feita por pendentes no teto. Em qualquer dos casos, o efeito é bonito, principalmente se iluminar folhagens e arbustos, como no exemplo da imagem acima. Uma maneira mais ecológica é investir em painéis solares, a serem dispostos no alto da cobertura ou então em unidades colocadas no chão junto a holofotes. Já a forma mais romântica e suave é distribuir velas pelo pátio, alojadas nos vasos, nas mesinhas e bancadas. O resultado é mais rústico, mas absolutamente encantador.  

Ornamentos e trabalhos de arte

O pátio pode ganhar ainda mais charme com a disposição de objetos decorativos, ornamentos e trabalhos de arte, tais como vasos de cerâmica, lamparinas rústicas, estatuetas, regadores floridos e alegres, entre outras coisas. Outra possibilidade é uma pintura mural com motivos da natureza ou figurativos primitivos ou ingênuos. O resultado é um espaço com muito mais personalidade, que revela mais sobre os interesses e motivações do morador ou moradores. Descubra entre as suas coisas aqueles objetos resistentes às intempéries que possam dar um toque todo especial ao novo espaço do pátio e vá fundo na decoração!

Treliças

Se você busca mais privacidade no seu pátio, pode recorrer a uma estrutura chamada treliça ou gelosia. A treliça é um painel reticulado, geralmente composto por ripas de madeira, que serve para vedar a vista sem interceptá-la totalmente e sem impedir a circulação de ar. É muito comum que a treliça sirva de suporte para plantas trepadeiras, o que cria uma parede viva muito bonita e que fica muito bem em pátios pequenos. A feitura das treliças não tem segredo e qualquer profissional marceneiro ou carpinteiro habilidoso pode construí-las facilmente e com rapidez. Consulte também um jardineiro para conhecer suas opções de plantas trepadeiras, com ou sem flores. Para outras dicas sobre áreas externas como pátios, leia este artigo

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine