As 10 cozinhas de madeira mais perfeitas

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Stöckli in Balsthal, PASCAL FLAMMER ARCHITECT PASCAL FLAMMER ARCHITECT Interior design
Loading admin actions …

A natureza oferece-nos a perfeição a cada passo… Num pôr-do-sol de cores carregadas, nos relevos de uma rocha, num tronco nodoso de uma árvore, encontramos obras de arte difíceis de igualar pela mão humana. 

É por isso natural que quando planeamos a vivência dos interiores de nossa casa os materiais naturais continuam ainda hoje em dia a prevalecer muitas vezes nas nossas preferências. A madeira é um desses materiais e nunca deixou de ter ao longo das épocas adeptos fervorosos que não a trocam por nenhum outro. 

Madeira é sinónimo de aconchego e calor do lar, e a sua intensa beleza produz ambientes inigualáveis. Não há dois espaços com madeira exatamente iguais, mesmo que o desenho seja o mesmo, porque não há duas árvores com veios iguais.  As cozinhas foram durante muito tempo o reino da madeira e da pedra, no entanto, com o aparecimento de novos e menos dispendiosos materiais, a madeira tem sido substituída muitas vezes por sucedâneos dela própria. Mas nada substitui o seu sumptuoso toque e a sua beleza única. 

Nós adoramos cozinhas de madeira e por isso hoje selecionámos para si dez das mais belas cozinhas em madeira que já passaram pela homify. Venha daí desfrutá-las!

1—Amplitude e luz

Começamos de uma forma maravilhosa por esta cozinha de madeira clara natural, ampla e luminosa. A madeira, normalmente considerada o material de excelência para ambientes rústicos mostra aqui todas as possibilidades na composição de ambientes modernos. Pode, e deve, ser utilizada em designsmodernos e minimalistas uma vez que pela sua beleza intrínseca combina perfeitamente com o branco, criando um ambiente acolhedor e confortável, sem perder um pouco do estilo elegante e refinado.

2—Rústica com classe

Nesta cozinha vemos a madeira no seu meio mais natural, o estilo rústico! Apesar do seu estilo marcadamente rústico a cozinha da imagem é absolutamente funcional, com equipamentos de última geração, e linda. Aqui a madeira não se limita a ser o material de construção dos armários, ou a ter alguns apontamentos esporádicos, ela é a própria essência desta cozinha ao revestir as paredes e até o teto.

3—Clássica e nostalgica

A madeira não precisa de ter sempre a sua cor natural para emprestar todo o seu calor a um espaço, e na cozinha isso também é verdade!

Madeira maciça, pintada de branco, constitui toda a estrutura clássica das portas e dos armários, conferindo ao ambiente um ar nostálgico e romântico, trazendo à memória as cozinhas de antigamente. As bancadas de madeira natural, sumptuosa e espessa, dão o toque de natureza a esta cozinha tão bela.

4—Simples com um toque retro

Uma cozinha simples e moderna, de madeira natural, onde o aspeto revivalista e um pouco rústico não foi descurado. A parede como uma manta de retalhos ajuda a essa sensação rústica e campestre combinando perfeitamente com a madeira. E os equipamentos em aço foram buscar a inspiração ao estilo industrial num casamento inusitado e descontraído, mas muito harmonioso.

5—A modernidade em tons de madeira

A madeira pode ser usada para qualquer parte da cozinha desde o mobiliário até o chão, como já vimos anteriormente, resultando sempre num design único e harmonioso que envolve os moradores com o seu calor. O design desta cozinha, em forma de U, mostra-nos como empregar madeira de uma forma muito criativa para obter um espaço moderno, elegante e distinto.

6—A madeira não vai sair de moda

A madeira é eterna, e esta cozinha corre poucos riscos de ficar desatualizada nos tempos mais próximos. Sem dúvida que os arranjos de flores que pendem do teto roubam todas as atenções, mas o trabalho de marcenaria desta cozinha não pode passar sem referência!

7—Uma cara diferente mas o mesmo carater

Nesta cozinha a madeira dos armários foi astuciosamente pintada de cinzento mate para ganhar um tom mais moderno e diferente do anterior. Pintar a madeira da sua cozinha de cinzento, pastel ou até cores mais garridas é uma proposta muito interessante, e uma forma de a tornar mais original e personalizada quando se cansar do seu tom natural. E o melhor é que se decidir pode lixar e envernizar para voltar a recuperá-lo!

8—Amor pela madeira

A madeira de tom avermelhado desta cozinha, da autoria do gabinete OLLIN ARQUITECTURA, é simplesmente fascinante e os seus criadores não pouparam no seu uso! Recobre as paredes, faz os armários, suporta a ilha e tem um teto a condizer com iluminação embutida que muito a valoriza.

9—Madeira em contraste

Mais uma proposta de madeira pintada que ficou lindíssima! Se já se cansou do tom de madeira (que poderá recuperar posteriormente) opte por pintar. E se o branco lhe parece demasiado frio e monocromático aposte nos detalhes, ou mesmo numa grande parte da cozinha, em preto. Inspire-se nesta espetacular cozinha e delineie o que quer para a sua!

10—Madeira 360º

Esta cozinha é a epítome do trabalho em madeira na cozinha. Toda, mas mesmo toda ela, foi concebida em madeira natural! É uma maravilha de luminosidade, aconchego e funcionalidade. As imensas janelas em total contacto com o exterior são leves e quase invisíveis, como se a madeira em bruto lá de fora pudesse entrar para se orgulhar da sua parente civilizada lá de dentro.

Gosta tanto de madeira como nós? Então apresse-se a ler o artigo ’10 casas em madeira inesquecíveis’.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine