Apartamento de 50 m² tem 10 dicas valiosas para decorar o seu apartamento

Maria Miranda—HOMIFY Maria Miranda—HOMIFY
Apartamento Parque Butantã - 50m², Raphael Civille Arquitetura Raphael Civille Arquitetura Minimalist dining room
Loading admin actions …

É um grande desafio, sobretudo para os jovens quando têm a sua primeira casa, decorar um espaço pequeno com tudo o que é necessário, de forma prática e fácil de arrumar e limpar.

Saiba que nem sempre a opção tem de ser minimalista e monocromática para manter o espaço agradável, este projecto dos arquitectos Raphael Civille Arquitetura tem tudo o que precisamos para lhe demonstrar isso mesmo. Vejas estas 10 dicas valiosas que lhe vão ajudar a decorar o seu apartamento, e não são simplistas ou monocromáticas.  

1—Revestimentos constrastantes

Logo na entrada do apartamento, o destaque vai para os contrastes que já estão presentes. O design opta por tons escuros que contrastam com o piso claro. O destaque vai para o amarelo, que dá aqui um toque de modernidade e alegria. Esta é uma cozinha pequena e funcional cheia de personalidade.

2—Composição simples

Para além do amarelo que se destaca dando um toque contemporâneo a esta cozinha, o vermelho também aparece cirurgicamente em alguns pontos para promover um destaque casual e especial ao apartamento. Desta forma o projeto conseguiu manter uma paleta minimalista sem deixar de ser alegre.

3—Cozinha integrada com a lavanderia

Utilizando revestimentos de fácil limpeza, a cozinha manteve-se prática e pequena dentro do conceito de menor trabalho possível para arrumar tudo e viver o que é mais importante na vida. A casa integra ainda um gato, aqui até a sua caixa de areia foi pensada…

4—Móveis planeados ajudam a poupar espaço

Quando se tem uma cozinha muito pequena, o investimento em bons móveis pensados antes de implementados é essencial. Vale a pena pensar na sua configuração e disposição evitando dores de cabeça no futuro. Ganhamos espaço quando colocamos o máximo possível de portas e gavetas que preencham certeiramente todos os cantos da cozinha. Depois é só aproveitar…

5—Um biombo separa facilmente a sala e a cozinha

E por falar em ser prático, o arquiteto desenvolveu uma forma de fechar exclusiva para o balcão da cozinha. Uma solução genial para otimizar o ar condicionado e também principalmente para que o casal não se sinta sempre na obrigação de manter a cozinha e área de serviço limpas. 

6 – Sancas de gesso ajudam a iluminar o espaço

O trabalho de gesso trouxe ao projeto um aspecto muito clean. As sancas simples com iluminação nos cantos trazem uma luz indireta muito aconchegante ao ambiente. Sem forçar demais nem ser cansativo, o espaço mesmo pequeno ganha uma nova amplitude com o desenho de luz pautado as paredes. Destaque também para os modernos candeeiros na mesa de jantar!

7 – Portas deslizantes separam – ou integram – o quarto de hóspedes

Abrir o quarto de hóspedes para se integrar à sala foi uma estratégia inteligente. Quando temos uma casa com pouco espaço, a melhor coisa é sermos flexíveis e abrir tudo o que pudermos buscando a máxima integração dos espaços. Além de dar uma impressão de maior amplitude, possibilita que uma mesma divisão possa ter múltiplas funções, como no caso da cozinha e deste quarto integrado. Neste caso apenas um sofá-cama bonito resolve a questão da decoração.

8 – Corredor com sanca dá destaque às paredes

Se quisermos manter uma aparência simples, uma dica é simplesmente manter as paredes nuas. Como foi dito anteriormente, a iluminação bem feita pode criar a melhor das decorações, pois imprimirá um tom sofisticado ao ambiente. Aqui o tom das paredes fica ainda mais bonito e evidente, criando um caminho natural e tranquilo até às outras divisões do apartamento.

9 – Tons naturais no quarto ajudam a descansar

O quarto do casal manteve a paleta de cores naturais dentro dos tons castanho e madeira que trazem ao ambiente aconchego e sensação de calor. Em contrapartida, a presença das riscas azuis reforça a ideia de contraste sem pesar muito.

10 – Casa de banho em tons claros e azulejos estampados

Chegamos então à casa de banho, que segue a mesma linha de raciocínio da restante da casa. Algumas poucas cores com destaque e muitos tons claros. Repare que o armário do lavatório é muito útil onde se pode guardar o máximo de coisas. E também no piso marcado por alguns azulejos que se diferenciam em cores e formas.

Conheça mais algumasideias para mobilar apartamentos pequenos.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine