Casa com colaboração entre luz e sombra

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
BLM House, ATRIA ATRIA Minimalist house
Loading admin actions …

Um dos principais elementos do projeto arquitetônico é a materialidade ou tectonicidade. Por esta razão, quando nos deparamos com um edifício belo, um dos aspectos que mais nos encanta é a sua qualidade material. Por exemplo, quem visita o Pavilhão Alemão em Barcelona, projetado por Mies Vand der Rohe, em 1929, é arrebatado pela beleza das suas superfícies polidas de mármore e das colunas esbeltas de aço, para depois perceber sua forma e sua espacialidade. 

Neste projeto residencial, o escritório Atria exercitou com excelência este diálogo entre materiais diversos, cujos contrastes servem para realçar suas próprias qualidades materiais. Além da materialidade do aço, concreto, tijolo aparente e vidro, o projeto destaca-se também pela eficiência energética, baixo custo de manutenção e integração com a vegetação existente no terreno.     

Confira a seguir mais imagens e detalhes da Casa BLM, localizada em Brasília, Distrito Federal, que apresenta uma estética material contrastante e exuberante. 

Integração com a paisagem e eficiência energética

BLM House, ATRIA ATRIA Minimalist house

A casa BLM apresenta forma simples e é composta basicamente de dois volumes, um revestido em aço corten, que abriga as áreas íntimas, e outro revestido em tijolos aparentes, que abriga os espaços de convívio social, ambos interligados por uma laje plana de concreto aparente. O acesso principal da casa é feito através de um passeio pedonal em formato de “L”, levando o visitante a descobrir gradualmente sua composição formal, suas texturas e espacialidade. O projeto tirou proveito da natureza existente, mantendo todas as árvores existentes intactas, garantindo ótimas condições bioclimáticas e integrando a vegetação ao espaços da residência. Esta simbiose é dominada por uma imensa árvore central de aproximadamente 25 metros de altura (à direita) localizada numa espécie de praça interna, formada pelos volumes adjacentes construídos.         

Detalhes

BLM House, ATRIA ATRIA Minimalist house

Devido ao cuidado com a eficiência energética, um dos norteadores do projeto, os espaços situados sob a sombra da laje de concreto e das árvores existentes no terreno, se abrem para a paisagem circundante, proporcionando melhor aproveitamento da iluminação e ventilação naturais. Além disto, um espelho d'água situado na parte frontal do volume revestido de aço corten (à esquerda) contribui para refrescar a brisa e trazer mais umidade para o interior da edificação, além de ornamentar o jardim e deixá-lo mais aprazível.

Materialidade: aço corten

BLM House, ATRIA ATRIA Minimalist house

Um dos destaques da residência são os painéis móveis de aço corten que revestem o volume frontal. Este volume da composição abriga uma biblioteca de aproximadamente quatro mil livros, pertencentes à coleção particular do proprietário da residência. Este volume efêmero e dinâmico, completamente revestido por painéis metálicos perfurados, pode se abrir para o exterior, permitindo maior passagem de luz e maior ventilação natural.

Outra grande preocupação do projeto era garantir o baixo custo de manutenção. Portanto, a escolha dos materiais de acabamentos foram especificados visando a sua durabilidade. Concreto nos pisos e na laje de cobertura, tijolo aparente, mármores e granitos brasileiros, pintura rústica, tudo contribui para uma realidade futura de baixo custo de manutenção e relativa auto-sutentabilidade.

Materialidade: tijolo aparente

BLM House, ATRIA ATRIA Minimalist house

O volume revestido de tijolos aparentes abriga os espaços de convivência social. Além da materialidade marcante, este volume apresenta aberturas verticais, do chão à laje de cobertura, que dão maior dinamismo e identidade ao projeto.

Materialidade: planos envidraçados

BLM House, ATRIA ATRIA Minimalist house

O vidro também é empregado no projeto como forma de permitir o contato visual dos ambientes com a vegetação existente no terreno e , claro, o melhor aproveitamento da luz natural. 

Materialidade: concreto

BLM House, ATRIA ATRIA Minimalist house

A laje de concreto aparente é o elemento que interliga os volumes e dá unidade e o sentido de horizontalidade ao projeto. A sala de estar e os espaços de convivência se abrem completamente para o exterior, devido ao uso de amplas portas de vidro de correr, que descortinam completamente a paisagem externa. Para obter mais informações sobre projetos residenciais, você pode acessar esta seção especial.

Espaços de convivência

BLM House, ATRIA ATRIA Minimalist house

Na área de convívio social destacam-se a integração espacial com o exterior, que torna os ambientes mais amplos e mais arejados e confortáveis. Além da fluidez espacial, peças clássicos do mobiliário nacional e internacional, como a poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues, e a cadeira Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, emprestam suas qualidades estéticas e requinte ao ambiente. A residência ainda dispõe de várias obras de artistas brasileiros tais como Marianne Perretti, Rubem Valentim, Antônio Poteiro, Dona Izabel, Geraldo Teles de Oliveira, Glênio Bianchetti, Galeno, entre outros, que tornam a experiência de habitar numa convivência com a beleza e a arte capturadas e disponíveis aos olhos e à mente nas telas e obras de arte do acervo dos proprietários. 

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine