Como aplicar e tirar maior partido de espelhos

I. Gaspar—homify I. Gaspar—homify
Arquitectura de Interiores - Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil, Sara Santos Arquitecta Sara Santos Arquitecta Modern Dining Room
Loading admin actions …

O espelho merece ser falado num só livro de ideias, afinal, é um poderosíssimo acessório na decoração de uma casa, sabia?

É, sem dúvida, dos poucos itens decorativos unânimes na arquitetura, pois este combina com todos os estilos de ambientes e fica bem em todas as divisões, independetemepnte do seu tamanho. A diversidade de modelos que o mercado oferece, permite encontrar o espelho ideal para aquela decoração ou aquele espaço. Neste artigo, poderá encontrar diferentes modelos de espelhos, mas também dicas sobre a forma como os pode aplicar na sua casa. Neste sentido, convidamo-lo a descobrir as 8 dicas de hoje, para que possa tirar maior partido dos espelhos. Vai ver que olhará para eles com outros olhos!

1. Frente à cama

Um espelho no quarto é sempre uma solução a considerar, não só pelo lado estético que proporciona, mas também por auxiliar-nos na hora de nos vestir e arranjar. 

Aqui, optaram por revestir a parede com um espelho, dividido em seis fragmentos. O espelho reflete toda a frente do quarto (cama, sofá, prateleiras, candeeiros… ), dando a sensação que o quarto é maior do que é. Curiosamente, colocaram outro espelho, na horizontal, por cima do sofá, frente à janela. Com tantos espelhos este quarto parece ter o dobro ou o triplo do tamanho. Pequenos truques que fazem a diferença.

Nota: pode optar por um roupeiro com espelhos. 

2. Num ângulo

Se tiver uma parede vazia, a fazer ângulo, opte por colocar um espelho, como fizeram na inspiração acima. Repare, como o espaço parece ganhar outra dimensão, ao refletir o ambiente que está frente a ele. 

O mais curioso neste espelho é que, também é um relógio. É muito discreto, mas a numeração romana e os ponteiros estão lá, veja! Temos aqui um dois em um, que só dá vontade de ter igual na nossa casa. 

3. Para ampliar áreas pequenas

Se precisar de ideias para dividir espaços, inspire-se nesta opção. Aproveitaram uma parede que divide a cozinha e a sala, para colocar um espelho, em toda a sua superfície. Esta ideia astuciosa veio contornar o problema de tamanho, já que esta sala de estar é pequena. Esta parede em espelho permite criar visualmente um espaço maior. Neste caso, também cuidaram a iluminação e as cores, optando por uma paleta clara, o que permite refletir mais luz ainda. 

4. A refletir a mesa da sala

Mais uma opção, mais uma ideia interessante para tirar maior partido dos espelhos. Como pode verificar, ter um espelho traz benefícios na decoração, vai muito além do simples objeto. 

Aqui a mesa de jantar parece ter o dobro do tamanho, uma vez que juntaram a mesa à parede de espelhos. Optaram por revestir a parede com vários espelhos retangulares, deixando uma linha da parede bege à vista. 

5. Emoldurar o espelho

Dentro das várias possibilidades e modelos de espelhos tem a opção de comprar um espelho emoldurado. Os espelhos com molduras deixam os espaços mais sofisticados, como pode verificar nos exemplos da nossa galeria de inspirações.

6. Numa entrada

Se tiver uma entrada ou um corredor estreito e pequeno, precisa mesmo de colocar um espelho na parede. Este espaço parecerá maior, graças à ilusão ótica, que a reflexão do espelho proporciona. Cuide também, da iluminação desse espaço, pois o espelho e a iluminação andam de mãos dadas, uma não faz sentido sem a outra, pois sem luz (natural e artificial) não é possível refletir. 

7. Em todo o comprimento

Nesta casa de banho optaram por revestir metade da parede com espelho, em quase todo o comprimento. Além disso, iluminaram indiretamente este armário espelhado, por cima e por baixo, criando um ambiente agradável ao espaço. Esta casa de banho estreita e comprida ganhou outra dinâmica graças ao poder do espelho. 

Ter um espelho na casa de banho é quase obrigatório, não é verdade? A diferença de cada espaço surge na diversidade de ser aplicado…

8. Embutido

… É verdade surge na diversidade de ser aplicado. Este exemplo mostra-vos mais uma maneira de ter um espelho na casa de banho ou noutra divisão que queira, pois esta ideia pode ser posta em prática noutro espaço. Se quiser criar mais profundidade, opte por por embutir o seu espelho à parede e coloque uma iluminação nesse nicho, o efeito é simplesmente grandioso. 

Agora descubra, como escolher o espelho perfeito?

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine