Como escolher os materiais certos para a sua casa

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Projeto de arquitetura de casa junto ao mar, a3mais a3mais Modern Houses
Loading admin actions …

Possuir casa própria é um sonho para a maioria de nós. Mas mantê-la nas melhores condições tem as suas dificuldades, há que dizê-lo! Queremos que seja linda, mas também queremos que dure. Investimos num conceito estético e esperamos que também proteja. Queremos isolamento, mas não desejamos sacrificar o bom gosto. Enfim, há uma imensidão de escolhas, e nos dias que correm os nossos desejos estéticos encontram eco nas necessidades de uma construção ecológica e duradoura.

A forma mais usada para proteger uma casa e conseguir um estilo arquitetónico vincado é adicionar revestimento às paredes, tanto no exterior como no interior. Este revestimento vai proteger a estrutura original da parede do vento, da humidade interior, da chuva e proporcionar isolamento.

Os revestimentos de parede podem ser em painel, em telha ou em folha. Podem ser de madeira, metal, plástico, alvenaria ou materiais compósitos. Podem ser instalados diretamente na estrutura da parede, ou numa camada intermédia de tábuas, pranchas de madeira compensada ou outros materiais. A escolha e as combinações são imensas, por isso o melhor é informar-se!

Hoje propomos-lhe algumas ideias para revestir as paredes lá de casa, sejam as paredes exteriores ou as interiores, e conseguir criar o ambiente ou o estilo que deseja, ao mesmo tempo que as protege.

A frescura e rusticidade da pedra natural. O calor da madeira. A elegância do metal… Venha connosco à descoberta e saiba como escolher o material de revestimento certo para a sua casa!

Parede em pedra

A parede de efeito pedra é na realidade diversas chapas de pedra encaixadas em bisel, um material de construção fabricado pelo Homem, que se assemelha a pedra de cantaria natural. É produzida misturando areia, calcário britado e pigmentos coloridos com um agente agregador. Apesar de se considerar esta pedra como um produto recente, ela começou a ser produzida na França medieval, e as fortificações que se construíram com ela chegaram até hoje.

Cada vez mais, a pedra é um material de construção de excelência quase impermeável à humidade, o que faz com que os efeitos da sua exposição ao tempo em vez de a deteriorarem, melhoram a sua aparência. Esta pedra tem, na verdade, um desempenho melhor que o betão prefabricado e a pedra calcária, no que respeita a resistência, durabilidade e aparência.

Uma excelente opção para o exterior da sua casa, mas que também funciona muito bem no interior. Para quem deseja um revestimento durável, seja qual for o estilo escolhido!

Pedra natural

A pedra natural é o talvez o material de construção mais antigo que se conhece, a par da madeira. A sua utilização data da época pré-história histórica, e não apenas para construir mas também como elemento decorativo e de embelezamento. E nunca perde o seu charme! Hoje em dia após a sua extração a pedra natural é tratada com agentes que a tornam mais bonita, mas resistente e mais higiénica, o que faz dela um material de revestimento de excelência. E dá sempre um toque natural e que apela às origens a qualquer parede onde seja aplicada, como é o caso desta parede de uma piscina interior de fazer inveja. Em locais como este, em que a humidade é uma constante, a pedra natural pela sua resistência à degradação e à instalação de bolores, é uma excelente escolha.

Tijolo

O tijolo exposto é uma tendência muito moderna. No interior consegue um ar aconchegante e é usado para criar espaços de estilo industrial. No exterior proporciona um toque de rusticidade campestre às fachadas.

O tijolo tanto pode ser utilizado como material de revestimento como para material de construção, no entanto as técnicas a utilizar são fundamentalmente diferentes. Usado como revestimento é mais simples de assentar e pode trazer vantagens na conservação das suas paredes. É um produto cerâmico, natural, que ajuda a melhorar as condições acústicas e térmicas da sua casa, mas que precisa de tratamento adicional para melhorar a resistência.

O exemplo que apresentamos é uma cozinha de estiloindustrial, em que uma das paredes foi revestida com tijolo. O contraste o tijolo exposto com os móveis ultramodernos fica fantástico, certo?

Painéis de revestimento

As casas de banho são locais onde o revestimento das paredes toma uma relevância crucial. Neste tipo de espaços, devido à forte humidade ambiente e à utilização intensiva, as paredes com um revestimento inadequado podem degradar-se muito mais rápidamente do que quaisquer outras.

Na ideia que lhe apresentamos, da autoria da ’Cato Creative’, de Londres, temos um painel de mosaicos, que além de bonitos são muito resistentes à humidade, certo? Errado! São painéis de revestimento de efeito de mosaico. Um exemplo espetacular da diversidade de materiais de revestimento que se podem encontrar na atualidade! Quer ver mais ideias para revestir as paredes da sua casa de banho? Leia também o artigo ’Que revestimento escolher para a casa de banho?’

Painéis térmicos

O isolamento é uma faceta das construções que deve ser estudada ainda na fase de construção. As perdas energéticas podem ser bastante elevadas, principalmente no inverno. No nosso país esta temática tem sido bastante descuidada, por se tratar de um país de clima moderado, mas a verdade é que o perfil energético de uma casa pode e deve ser planeado, pois nem sempre o clima é tão ameno, ou a necessidade de aquecimento assim tão pequena. Para isso existem hoje em dia à disposição inúmeras soluções, e aqui apresentamos uma delas:—painéis térmicos. Neste caso todo o edifício é forrado no exterior com painéis térmicos, isoladores, com acabamento a imitar madeira. O resultado é uma casa com o aspeto aconchegante, que só a madeira pode dar, mas ainda mais eficiente na poupança energética, do que se fosse revestido de madeira de verdade!

Tapume

O tapume é uma forma de revestimento exterior e interior fantástica no que toca ao isolamento, tanto térmico como acústico. É também uma forma extremamente eficaz de proteger a estruturas das paredes da casa.

A sua colocação faz-se fixando placas de materiais distintos, que podem ou não sobrepor-se, diretamente na parede ou sobre apoios, de modo a fazer como que uma carapaça exterior para a parede.

Este último é o caso do tapume usado na imagem. Imita a madeira que predomina consistentemente em todo o projeto, mas na verdade é feito de placas de pedra assentes numa estrutura pensada de propósito para o efeito.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine