7 ambientes rústicos que vai querer reproduzir em sua casa!

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

7 ambientes rústicos que vai querer reproduzir em sua casa!

Mariana Garcia—Homify Mariana Garcia—Homify
Rustic style bedroom by pedro quintela studio Rustic
Loading admin actions …

Os ambientes rústicos, com toda a sua madeira e todas as histórias de família por detrás das mesmas, fazem com que qualquer pessoa se sinta aconchegada dentro de casa. As lareiras de tijolo aquecem-nos a alma, enquanto que as cozinhas nos enchem o coração pelo simples facto de nos fazerem lembrar os cozinhados das nossas avós; os olhos brilham com a ideia de estarmos em pleno chalet alpino, onde a qualquer momento pode entrar a Heidi ou o Marco depois de correrias pelas montanhas e o nosso imaginário remete-nos, inevitavelmente, para a visão de uma neve fofa e idílica mesmo ali à porta de casa. Todo este conforto e este cheiro maravilhoso a lar doce lar pode estar em sua casa, por muito urbana que seja, sabia? Para isso, descontraia e veja as sugestões de ambientes rústicos que pode reproduzir, fazendo com que tudo o que imaginou até a este ponto se torne realidade—ou pelo menos o que pode controlar: a decoração e o estilo da sua casa!

Uma lareira de sonho

As lareiras são elementos fundamentais num ambiente rústico, pois combinam dois dos materiais mais característicos deste estilo: a madeira e a pedra (ou tijolo). Uma boa lareira rústica tem grande dimensões e uma frente com capacidade para espalhar calor e luz para um batalhão! Além disso, orgulha-se do corpo imponente da sua chaminé. à sua frente, não pode deixar de estar um sofá enorme onde cabe toda a família—animais incluídos! Este é um espaço de convívio e quiçá até de alguma reflexão familiar. Complemente com um tecto com vigas de madeira e um tapete grande para tornar tudo mais confortável!

Madeira em todo o lado

Lucky 4 Ranch by Uptic Studios Rustic
Uptic Studios

Lucky 4 Ranch

Uptic Studios

Tal como dissemos anteriormente, a madeira é seu dúvida o material-rei do estilo rústico. Sem ela, perde-se a identidade da montanha e da natureza, pelo que é uma mais valia apostar nela. Pode utilizá-la em diversos locais: como já falámos, em vigas de tecto, mas também no corrimão das escadas, nos degraus das mesmas, em mobiliário (mobiliário este que até pode ser feito de alfaias agrícolas aproveitadas, como no caso desta mesa de centro), nas portas e, principalmente, no pavimento. Apenas tem que ter em atenção que esta madeira não pode estar demasiado tratada, para manter os traços fortes de material em bruto.

Rústico moderno

Treasure House, Polzeath | Cornwall by Perfect Stays Rustic
Perfect Stays

Treasure House, Polzeath | Cornwall

Perfect Stays

Há também a alternativa de ter uma sala moderna dentro do estilo rústico. Para isso, é fundamental que utilize madeiras mais claras ou que pinte a que já existe com tonalidades mais esbranquiçadas (veja o exemplo destas vigas no tecto). No caso de não ter espaço para uma lareira grande ou de preferir uma fonte de calor mais pequena, opte por um recuperador ou por uma salamandra de ferro e com um design não exageradamente moderno.

Pedra acastelada

Quase digna da construção de um castelo, este tipo de pedra permite-lhe de igual forma transformar um espaço num ambiente rústico. Por isso mesmo, aposte nela para a construção de um borralho na cozinha, que dará um toque muito especial a este espaço. Pode também revestir (ou construir mesmo!) paredes com este material, para lhe dar um ar mais antigo  e robusto.

Na casa de banho

O pavimento em madeira mantém-se. Evite loiças muito brancas ou pelo menos não use um conjunto completo assim. Neste caso, optou-se por um lavatório de linhas mais clássicas branco, mas em compensação apostou-se numa banheira de metal que dá à casa de banho um ar muito mais rústico!

No quarto

Madeira e pedra, com iluminação certeira para que o ambiente seja o ideal. Para completar, usa-se uma cama de dossel em madeira, com têxteis brancos (os de linho são óptimos para este estilo!). Repare que há pouco luxo aparente neste quarto, que é algo que se aconselha para conseguir um ambiente rústico perfeito.

Na cozinha

Nesta cozinha, apercebemo-nos de várias coisas: em primeiro lugar, que o estilo rústico não tem de ser sempre castanho escuro (mas isso já tínhamos visto no nosso terceiro ponto); depois, percebemos que há uma certa desarrumação estrategicamente caótica que nos permite vivenciar este ambiente da melhor forma: pratos em prateleiras, cestos de arrumação à vista, chão de tijoleira envelhecida, loiça debaixo da mesa de apoio… Pois é: este é um dos encantos do estilo rústico e que com certeza não vai querer perder!

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!