11 fabulosas ideias para decorar o seu quarto

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Show flat in London, The Cubitt, Battersea Lujansphotography Modern Bedroom
Loading admin actions …

Poucos espaços são tão íntimos e pessoais como o quarto. É uma das divisões chave da casa, uma vez que é lá que pode descansar e recarregar energias para desempenhar da melhor forma possível as actividades e tarefas que o esperam todos os dias. 

O seu quarto deve ser bonito, deve ter a capacidade de o alegrar apenas por entrar nele e permitir-lhe um importante e merecido descanso. Hoje, reunimos algumas ideias simples, mas bonitas, para decorar ou renovar esta divisão de sua casa, tornando-a num espaço de luxo. 

Prepare-se para dar uma volta ao seu quarto e convertê-lo num recanto único e pleno de tranquilidade e inspiração.

1. Boa iluminação e muitas estantes

Uma das melhores formas de decorar o seu quarto é equipá-lo com uma boa iluminação para trabalhar e ler. Pode instalar candeeiros de ambos os lados da cabeceira da cama. Se possível, utilize candeeiros com braço ajustável para ter a possibilidade de dirigir a luz para onde mais necessita dela em cada momento. 

Além disso, será útil e prático instalar prateleiras nas paredes do quarto, pois não só dão vida à decoração, como também servem enquanto espaço de arrumação. Desta forma será possível expor as suas colecções de fotografias, peças de arte, livros e até jóias, dando um toque ainda mais pessoal ao ambiente. 

2. Combinação de cores

A cor deve ser utilizada de forma a oferecer mais personalidade ao quarto. Para que isso seja possível, não é necessário grandes custos e/ou dificuldades. Basta ir alternando a cor da roupa da cama, combinando-a com almofadas de diferentes tons e padrões. Passo a passo, pode ir juntando mais peças ao esquema de cores que está a utilizar e se, de repente, se aborrecer, é fácil: basta mudar de cores!

3. Peças de arte

O quarto deve reflectir sempre o seu estilo pessoal. Uma das melhores formas de o conseguir fazer é através da adição de peças de arte. Conjugue alguns quadros, iluminação e outras artigos de arte de forma a emprestar ao ambiente um toque único e especial como o que vemos na imagem publicada. 

Se necessitar de ajuda, não pense duas vezes e consulte um especialista. Um decorador será sempre o profissional mais adequado para trabalhar consigo e para o ajudar a definir as cores certas e as peças que pode ir juntando de forma a criar um ambiente harmonioso. 

4. Escolha um tema

Existem muitos temas e estilos que o podem ajudar a criar o quarto perfeito. Pode optar, por exemplo, por uma mistura entre um estilo mais rústico e colonial com um estilo mais contemporâneo. 

Pense nas actividades e rituais habituais do seu quarto. Se é uma pessoa que gosta de ler na cama, pondere integrar uma estante numa das paredes. Se, por outro lado, gosta de levar o seu tempo a escolher a roupa e a arranjar-se todos os dias, transforme um dos espaços num closet e dedique este pequeno recanto à sua beleza e bem-estar.

De uma forma um pouco mais excêntrica, pode também optar por um tema tribal ou asiático para que o seu quarto seja um espaço de viagens e de sonhos. Utilize vinil para decorar a parede e terá a grande vantagem de poder modificar a decoração de forma simples e sempre que desejar mudar de estilo.

5. Que a roupa da cama nunca passe despercebida

Quer uma ideia rápida, simples e acessível para mudar o aspecto do seu quarto? Renove a sua roupa de cama. Mude o edredão e as almofadas e faça desses elementos parte fundamental do ambiente do seu quarto. Se o espaço for decorado com tons neutros, aproveite e acrescente toques de cor e irreverência através destes acessórios.

Pode mudar o estilo de roupa da cama por temporadas e assim sentir que entra num quarto novo a cada vez que muda a estação do ano.

Quando se trata de roupa da cama, nunca subestime a qualidade do material. A suavidade dos tecidos é fundamental para uma noite tranquila e para um bom descanso. Da mesma forma, invista num bom colchão e cobertores que o aconcheguem e ofereçam maior conforto.

6. Toques de cor e detalhes originais

Procura peças diferentes para o seu quarto que reflictam o seu estilo pessoal? Inspire-se nesta base de cama feita com paletes de madeira amarelas. É um pormenor interessante que chama a atenção e anima o ambiente do quarto todos os dias.

Cria um ambiente mágico com cores insulares e inspire-se neste quarto de sonho e nesta cabeceira tão especial.

Também pode optar por uma parede forrada a papel, vinil ou por uma fotografia de grande formato. Não necessitará de mais nada para dar uma volta de 180º graus ao seu quarto.

7. Os detalhes que contam

Mime-se com almofadas confortáveis onde possa repousar a cabeça e velas que aromatizem o ambiente para conseguir a tranquilidade necessária para uma noite bem passada. 

8. Algo velho, algo reciclado

Proyectos de interiorismo varios estudio 60/75 Modern Bedroom
estudio 60/75

Proyectos de interiorismo varios

estudio 60/75

Se procura decorar o quarto com carácter, opte por misturar peças modernas com peças mais velhas. Adoramos as cabeceiras feitas com objectos reciclados, como por exemplo portas de madeira velhas. Procure em lojas de antiguidades ou até na sua própria família por objectos que possam fazer a diferença na atmosfera vintage do seu quarto.

9. Pinte uma parede

Não demorará mais do umas horas! Uma parede com uma cor intensa—por exemplo, azul—mudará por completo a energia do seu quarto, propiciando-lhe uma nova vida.

10. Acrescente um espelho

Um espelho pode ser o melhor acessório para dar mais luz ao seu quarto e fazê-lo parecer mais brilhante e amplo. Use-o em posições estratégicas do espaço como, por exemplo, sobre a cabeceira da cama.

Também os pode utilizar nas portas do roupeiro de forma a fazer o móvel passar despercebido e a duplicar o espaço visível do seu quarto.

11. Utilize plantas

Summer Trio Planter Appleyard London Garden Plants & flowers
Appleyard London

Summer Trio Planter

Appleyard London

Este é um truque que nunca falha e que pode ser aplicado em todas as divisões da casa, incluindo o quarto. As plantas trazem vida, cor e alegria aos espaços, ao mesmo tempo que ajudam a purificar e a filtrar o ar. Compre algumas plantas simples para colocar perto da sua cama e assim ir renovando o ar que o rodeia, tornando o seu descanso ainda melhor.

O que lhe pareceram estas ideias? Inspire-se nelas e partilhe-as com os seus amigos. 

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!