Uma casa com sabor a mar!

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Surf Embassy Hostel, alma portuguesa alma portuguesa Commercial spaces
Loading admin actions …

Uma pitoresca vilazinha do litoral oeste de Portugal, com ondas de cortar a respiração, foi descoberta por aficionados da adrenalina que adoram cavalgá-las em cima de uma prancha, e o resto é história. Estamos a falar de Peniche, claro, a meca do surf português que se tem afirmado progressivamente como um ponto de interesse mundial para os praticantes da modalidade. Com tanta popularidade à volta dos supertubos, e das ondas gigantes surfadas por aventureiros de renome internacional, era mais do que natural que a oferta de alojamento, e alternativas turísticas, direcionados para este público-alvo disparasse. 

Neste homify 360º vamos descobrir um excelente projeto de decoração para um hostel da autoria do gabinete ’ALMA PORTUGUESA’. Localizado em Peniche, este hostel - Surf Embassy Hostel - é dedicado a estadias de curta duração, sobretudo para jovens desportistas, aventureiros, e claro, gente ligada ao mar e ao surf, pelo que a sua energia tinha de ser simples e muito descontraída. Os profissionais deram largas à imaginação e o resultado é… Não contamos, mostramos! Venha connosco ver!

Corredor e entradas para os quartos

Começamos pela entrada que dá acesso ao corredor de distribuição dos espaços. E imediatamente nos apercebemos da atmosfera descontraída que aqui se respira. Afinal é um espaço destinado ao lazer e às férias!  

A palete de cores é muito clara, em tons de branco, a que se junta a calorosa madeira no pavimento e no teto, sendo que a madeira do pavimento já fazia parte da casa originalmente, tendo sido embelezada durante a execução do projeto. Aqui e além alguns apontamentos de cor azul tornam o ambiente mais natural.

Candeeiros muito diferentes

Nós avisámos logo no início:—os profissionais deram largas à imaginação. E no que respeita à iluminação a ideias foram muitas, utilizando os mais variados materiais! Aqui no corredor os candeeiros são antigas pranchas de surf partidas, numa referência direta ao mar e à temática do próprio hostel. Ideias divertidas para criar espaços diferentes!

Detalhes inesquecíves

A madeira das escadas e as antigas paredes de pedra também foram recuperadas e embelezadas, contribuindo agora com o seu charme rústico para tornar estes espaços mais ligados às suas raízes. Neste recanto das escadas podemos ainda apreciar um pouco mais a delirante imaginação dos conceptores da casa, que engenhosamente reutilizaram materiais ligados à natureza, ao deporto e à vida de antigamente, para fazer a iluminação e para decorar o espaço. Um antigo skate e uma roldana velha fizeram originais candeeiros, únicos no mundo. Uma decoração muito divertida que contribui muito para o tom relaxante que aqui se respira.

Em baixo a cozinha

A partir do varandim em madeira recuperada, no corredor, podemos der um primeiro vislumbre à animação da cozinha lá em baixo.

A cozinha mais castiça

A cozinha tem um ar muito rústico, lembrando uma antiga cozinha de pescadores. O imediato destaque visual vai para a utilização de mosaicos hidráulicos embutidos em cimento afagado, de uma forma aparentemente aleatória, mas que formam um conjunto esteticamente divertido.

Regresso às origens

O mobiliário é antigo, muito bem recuperado por mãos hábeis para ficarem bonitos e modernos, embora sejam claramente peças que podiam ver-se em qualquer cozinha humilde nos tempos de antigamente.  Nesta cozinha até os têxteis colaboram para criar uma atmosfera à antiga portuguesa, com os seus alegres estampados tão deliciosamente antiquados. Uma shabby muito chic!

Regresso ao passado

Na mesma linha estética revivalista o frigorífico tem um ar antigo, mas é só mesmo o seu design. Trata-se de uma peça de design retro com um funcionamento muito moderno, adaptados às exigências atuais. E a vassoura de fibras naturais? Tão típica, tão campestres, tão portuguesa!

À mesa para jantar

Tal como o armário louceiro, também a mesa e as cadeiras da sala de jantar são peças recuperadas que, graças às técnicas utilizadas, têm um ar renovado e ao mesmo tempo antiquado. Detalhes como a loiça de barro esmaltado tradicional e o acessório decorativo em forma de peixe deixam sempre patente a proximidade com o mar.

Aquele ar de casa

Sobre uma trave recuperada e embelezada, por cima do fogão, as tão célebres andorinhas de Bordallo transformam um espaço de passagem numa casa acolhedora onde apetece voltar.

As antigas portas

Portas antigas recuperadas para parecem… Antigas? Sim as portas de madeira natural foram muito bem reabilitadas e cobertas por uma demão de tinta a que se deu um tratamento específico para terem este ar rústico e antigo. Engenhoso, não? E os acessórios de madeira que as embelezam dão as boas-vindas aos hóspedes.

Aproveitar o que a natureza dá

Acentuando a patente ligação da decoração com o ambiente natural encontramos acessórios rústicos, como cabides feitos de paus, peixes decorativos de madeira pintados de azul e cadeiras antigas também de cor azul forte, como o céu e o mar.

Madeira e pedra

Nos quartos em camarata os beliches foram desenhados pela “Alma Portuguesa” especificamente para este projeto, em madeira clara numa patente sintonia com os tons neutros e terrosos da madeira antiga e da pedra rústica embelezada e colocada à vista.

Pormenores bem estudados

Guirlandas de peixinhos de madeira azuis. Cadeiras antigas pintadas de azul com desenhos de gaivotas… Um espelho antigo. Frases alusivas ao mar. Detalhes castiços que nos trazem o cheiro da maresia e convidam a uma ida à praia. E para que outra coisa estaríamos ali?

E quem fala em mar, fala em marisco

O mar não está longe

O mar não está longe, nem em distância nem no coração. Esta casa respira o salitre, e vive do bater das ondas! Na sala as muitas almofadas embelezadas com tricô, convidam a um descanso, mas a mesa de centro em forma de prancha de surf urge-nos a ir aproveitar as ondas.  Umas antigas portadas de madeira foram transformadas em telas com pinturas de gaivotas trazendo o mar para dentro de casa, tanto como a areia nos pés…

O passado bem presente

Uma casa renovada, cheia de detalhes antigos, para gente moderna, jovem e ativa!

Moderno shabby chic na casa de banho

Um antigo toucador, com o respetivo espelho, transforma-se num lavatório e magia acontece. Simples mas sumptuoso como só a antiga madeira trabalhada pode ser.

Simplicidade

E a par do bonito lavatório da foto anterior, um toalheiro feito com pedaços de madeira em bruto, em forma de escadote, traz-nos de volta à crua simplicidade que só um ambiente assim despretensioso consegue suportar com classe.

Trazer a praia para casa

Já falámos de trazer a praia para dentro de casa, mas nesta casa de banho os designers levaram esse conceito ao extremo! Este engraçado pavimento de chuveiro foi feito com pedras apanhadas nas praias de Peniche!

Combinações inusuais

Outra composição inusitada mas que resultou na perfeição. Nesta foto vemos o lavatório de outra casa de banho, apoia do sobre uma estrutura feita com antigos barrotes de madeira unidos em forma de G. O contraste entre a delicadeza da porcelana da pia e a rusticidade da madeira é maravilhoso!

A fachada

E por último um última espreitadela à fachada, simples como tudo neste hostel, mas que deixa imediatamente entrever o conceito que pauta o projeto.

Quer ver outra casa com uma estreita ligação ao mar? Então não deixe de ler também o artigo ’Antes e depois – extreme make over numa casa sobre o mar’.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine