A arte de transformar uma desgraça num pátio com graça!

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
modern by Hannah Collins Garden Design, Modern
Loading admin actions …

A jardinagem não é um prazer para todos… Os espaços exteriores com relva ou plantas necessitam de muita manutenção, e de algum investimento monetário. Só que muitas vezes não temos nem um nem outro! E depois o tempo faz o resto. 

É uma cadeira de que já não gostamos, mas que é uma pena deitar fora, é um resto de entulho que sobrou das obras da casa de banho, foram as chuvadas do outono que fizeram as ervas crescer até se tornarem numa moita, e de repente dá-se o inevitável! O nosso pátio está numa verdadeira desgraça! Acontece em espaços grandes ou pequenos, parece uma maldição. 

O projeto de hoje será, portanto, uma inspiração para todos aqueles que lentamente viram o exterior de suas casas transformado em depósito de lixo doméstico! 

Se está mesmo a precisar daquele incentivo para transformar o seu quintal, terraço, ou jardim, num espaço bonito e funcional ponha os olhos neste projeto da empresa HANNAH COLLINS GARDENDESIGN, e não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Comece já a planear a sua própria transformação!

Antes: O doloroso abandono

Não temos noção de como o espaço terá chegado a este ponto de desolação, embora não deva ter andado longo do que dissemos no texto anterior… Mas não haveria uma lixeira nas redondezas?  

A terra não tinha relva, mas algumas zonas tinham sido pavimentadas com cimento, que além de bastante feio, por esta altura já estava em muito mau estado, e a maior parte do espaço estava por conta de objetos obsoletos. Um autentico estaleiro de obras abandonado!

Antes: Jardim ou lixeira?

Um pátio em franco e doloroso abandono, já o dissemos, mas a cada imagem o cenário parece pior!

A vegetação cresceu descontroladamente, tornando-se apenas uma moita sem qualquer interesse estético. E o arremedo de canteiro apenas serve para ervas daninhas e lixo. Consegue imaginar uma churrascada neste espaço? Que horror, nós não!

Mas o espaço tem potencial, embora à primeira vista seja difícil de descortinar. Os muros de tijolo são bonitos, e se bem utilizados, poderão ser uma mais-valia, e a sua área é relativamente generosa, mesmo que não pareça.

Antes: Que paisagem maravilhosa

E claro, este espetáculo deprimente era bem visível a partir do interior da casa! Já imaginou abrir a janela e dar com esta paisagem? A vontade seria com certeza manter as cortinas bem cerradas. E para quê olhar? A solução existia e não poderia estar muito longe…

Depois: Uma transformação de pasmar!

Depois a história é completamente diferente, o espaço não parece o mesmo! Se não fossem os bonitos muros de tijolo, tão tipicamente ingleses e pensaríamos que era mesmo outro pátio. Mas agora estão combinados com as últimas tendências de decoração e revestimentos para pátios modernos. 

Agora quase conseguimos desafiar os proprietários a ficarem dentro de casa! O espaço ficou com um ar contemporâneo, elegante, e um pouco rústico, fruto da recuperação do aspeto dos muros de tijolo. E os bancos de madeira natural? Modernos e simples, são o complemento perfeito.

Depois: Detalhes artesanais

Este projeto tem detalhes mesmo muito bons! O pavimento em cimento simples foi combinado na perfeição com faixas de pedras de rios incrustadas e deixado na sua cor natural. Um trabalho artesanal que consegue melhorar ainda mais o espaço sem o sobrecarregar. 

O canteiro que percorre uma boa parte do perímetro, e que inclui o espaço sob os bancos, limita o crescimento das plantas a esse mesmo espaço, numa tentativa de evitar o seu desenvolvimento desenfreado. Sob os bancos a vegetação é composta de fetos, que praticamente não precisam de manutenção e cresce com pouca luz.

Depois: Uma visão de consola o espírito

E agora abria ou não as cortinas? Esta é a vista perfeita para a sala de estar! 

A simetria das árvores, as faixas de madeira na parede, os muros dos canteiros cinzentos, os incríveis bancos, o piso de cimento e pedrinhas, e o deque de madeira que o complementa, constituem uma paisagem à qual nos rendemos de imediato. 

E a interação espacial interior/exterior? Além da proximidade física, note como o tapete da sala de estar espelha o design dos seixos lá fora, numa ligação perfeita entre os dois espaços!

Outra selva em pontencial

E por último a vegetação do jardim. Simples, rasteira, de muito fácil manutenção, é composta de fetos, piteiras e mais algumas pequenas plantas, para um aspeto natural. Para as evidenciar colocaram-se alguns projetores de luz, tornando este num espaço mágico quando o sol se põe. 

Mas não tenhamos dúvidas basta mais um pouco de descuido e falta de amor e estas plantas transformam-se noutra selva em potencial… A jardinagem de manutenção vai ser essencial!

Se já decidiu que é desta que o seu pátio renasce, lembre-se de que depois vai precisar de o manter. Então lei tudo sobre o assunto no artigo ’10 coisas que deve saber para cuidar sozinho do seu jardim’.

E se este estilo de pátio não é bem aquele de que mais gosta, procure mais inspirações no artigo ’5 pequenos jardins muito fáceis de fazer em casa’.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine