13 jardins zen perfeitos para relaxar casa | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:2982:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

13 jardins zen perfeitos para relaxar casa

Eduardo Prado—homify Eduardo Prado—homify
Asian style garden by Kirchner Garten & Teich GmbH Asian
Loading admin actions …

Um jardim zen é o espaço perfeito para quem busca um espaço de contemplação e meditação em casa. Fácil de ser decorado em tamanhos pequenos ou grandes, este tipo de jardim traz conforto para corpo e mente, auxiliando as pessoas a se desconectarem com o estresse do dia a dia.

Também conhecido como jardim japonês, a decoração deste estilo de jardinagem e paisagismo conta com elementos-chaves, como areia, pedras, água e ancinho. Cada um destes elementos tem uma representação importante que atenta sobre a relação do homem com o mundo e o meio ambiente. 

A água, por exemplo, tem o papel de representar a fluidez nos acontecimentos da vida, as pedras, a permanência e mutalidade, o ancinho pode desenhar ondas sobre a areia, trazendo a forma da água para o cenário. Todos estes elementos juntos transmitem relaxamento, paz e harmonia.

Abaixo, trouxemos 13 imagens de jardins zen em diferentes estilos com boas ideias decorativas para o seu quintal. Aproveite bem cada sugestão, anote as que mais gostar e inspire-se para ter seu próprio jardim zen!

1. Com lago e bonsais

A água corrente no jardim zen é importante para trazer harmonia e serenidade com seu movimento e barulho. Neste projeto, uma fonte d'água foi feita com superfície de bambu para desaguar na piscina adaptada como lago. O terreno revestido de pedriscos e a estátua de Buda complementam a personalidade do cenário.

2. Com pedras

Neste pátio interno, pedras grandes arredondadas foram inseridas no solo para reforçar o visual natural do espaço junto com o pequeno espaço de terra onde crescem pequenas plantas e uma árvore.

3. Com fonte d'água

Este jardim maravilhoso teve seu espaço zen composto com uma moderna fonte em quatro quedas que deságua sobre a piscina. Luxo e harmonia em uma composição brilhante.

4. Composição com pedras de diferentes tamanhos

Neste projeto, a composição com diferentes pedras foi organizada por meio de linhas paralelas que formam um grande retângulo. No interior do jardim, pedriscos brancos, lanterna, pedras grandes, musgos e cascalhos desenham a beleza do espaço.

5. Lago com carpas

Carpas têm especial significado no oriente. Segundo as crenças, elas trazem prosperidade e alegria ao lar. Logo, contar com um pequeno lago artificial para criar estes peixes é uma ótima ideia para compor seu jardim zen.

6. Minimalista

Quando a criatividade está em pauta, até mesmo as coisas mais simples ficam mais belas. A água é um elemento importante para os jardins zens. 

Contudo, na falta deste elemento, a areia pode ser desenhada com ancinhos, que trarão a vibração dos movimentos da água. Linhas curvas e compridas representam a agitação aquática, enquanto que linhas menores e retas simbolizam calma.

7. Centralizado no pátio

Nesta casa, o jardim zen foi decorado com plantas de altura mediana plantadas em um piso com fundação mais baixa com relação ao deck de madeira. O espaço ilhado não tem cobertura e conta com portas corrediças de vidro para proteger o lar em dias chuvosos. 

8. Na varanda

Nesta graciosa varanda, pequenos vasos na parede compõem um jardim vertical. A luminária com tema oriental marca a personalidade agradável do espaço. Simples e encantador.

9. Composição com jardim vertical

Neste jardim interno, o piso foi desenhado com bom aproveitamento do contraste entre cascalhos e pedriscos brancos. Na parede lateral, um painel com cachepôs organiza o espaço vertical do jardim.

10. Com árvore de pequeno porte

A simplicidade pode ser uma eficiente maneira de compor seu jardim zen. Neste exemplo, o espaço centralizado com musgos e uma árvore de pequeno porte traz a delicadeza oriental ao pátio interno.

11. Terraço com pedriscos

Este terraço delicado aproveita a combinação entre elementos de cor clara e a madeira para compor o cenário zen. Para garantir as presenças das plantas, cachepôs foram organizados nas paredes, dando forma a pequenos jardins verticais.

12. Com laguinho

Este pequeno lago com carpas no quintal oposto do lar é tudo o que a família precisa para descansar. A margem com rochas reforça a personalidade natural do jardim.

13. Com piso colorido

Por fim, chegamos a este lindo jardim onde a vibração do piso na cor lilás traz conforto e vibração em meio às pequenas plantas. Perfeito para meditar e energizar a mente, este espaço seria muito bem aproveitado em suas horas de desconexão com o mundo.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!