Como decorar a sua casa ao estilo mediterrânico

Agata Alencoao Agata Alencoao
KOTESASHI HOUSE (小手指の家), TATO DESIGN:タトデザイン株式会社 TATO DESIGN:タトデザイン株式会社 Living room
Loading admin actions …

Se tivéssemos que escolher apenas uma palavra para definir o estilo mediterrânico, certamente escolheríamos a palavra suavidade. Esta será provavelmente uma das características mais vincadas do estilo que se estende a diferentes áreas, se por um lado nos referimos às cores, por outro também nos referimos aos materiais, às peças escolhidas e à aura que o envolve. É um estilo característico da costa mediterrânica—tal como o nome indica!—e portanto tem muito que ver com o clima que aqui se encontra. Claro está que não é um estilo que se confina apenas a esta área geográfica e por isso, se é adepto do estilo poderá, perfeitamente, adaptá-lo ao seu lar. Se ainda tem algumas dúvidas relativamente à aparência deste estilo, estás prestes a deixar de as ter. Dedicamos este artigo a como decorar a sua casa ao estilo mediterrânico e acreditamos que será mais um a render-se ao estilo. Imaginemos o cheiro da brisa marítima e naveguemos.

Cores neutras nas paredes e no tecto

Como começamos por lhe dizer o estilo em questão traduz-se pela suavidade e que escolha mais acertada que a de usarmos cores neutras na parede e tecto da nossa casa? Cores neutras não é significado de aborrecimento, muito pelo contrário. Atente na sala que lhe damos como exemplo há aqui alguma coisa nesta decoração que o aborreça? Certamente que não, até porque , há que dizê-lo, a decoração desta sala é simplesmente  maravilhosa. O sentimento que esta nos transmite é de paz e de harmonia, imaginamos-nos sentados no robusto sofá ou na cadeira de baloiço, enquanto conversamos ou simplesmente usufruímos do espaço. A própria cor que resulta da cores neutras e dos apontamentos coloridos que encontramos transformam a luz desta sala em algo muito especial. Um exemplo top a abrir o nosso artigo. 

Madeira e mobília em metal forjado

A mistura da madeira e do metal é uma outra peculiaridade do estilo mediterrânico. Esta é uma combinação que já conhecemos e sabemos resultar muito bem. No exemplo que apresentamos pedimos-lhe que atente na mesa e cadeira—bem sabemos que é a fantástica parede de pedra que nos rouba a atenção—vemos duas peças de uma simplicidade extrema que conjugam na sua estrutura o metal. Para além de ser um material resistente é um material, que quando bem utilizado confere aos objectos—e consequentemente ao espaço—personalidade, móveis que exibem este material pautam pela diferença.

Pinturas ou fotografias do mar

Sendo este um estilo que se define pela presença do mar, porque não trazer esse mar para dentro de casa. Não precisa obrigatoriamente de ir pelos exemplos mais evidentes, pode por exemplo optar por algo semelhante ao que lhe mostramos na fotografia, temos a presença do mar mais do que isso temos um quadro que inevitavelmente nos traduz um sentimento e isso, para além d ser algo bastante bonito, é também uma forma de tornar o espaço e o ambiente aconchegantes. Actualmente fazem-se ampliações de fotografias de óptima qualidade , já pensou como poderia ser uma opção ter uma foto tirada por si a decorar a sua sala de estar Pense nisso!

Elementos decorativos feitos de materiais naturais

Já percebemos que o estilo mediterrânico é extremamente ligado à natureza e por isso mesmo é uma óptima opção apostar em elementos decorativos, feitos a partir de materiais naturais. A imagem que ilustra este parágrafo é perfeita para lhe fazer ver o que dizemos. Em primeiro temos uma mesa em madeira muito ao estilo DIY no centro da sala, depois temos uma incrível cadeira de verga que pende do tecto e que será assim uma espécie de ex-libris desta sala de estar—é inegável o toque sublime que esta confere ao espaço—e por fim, a acentuar o ambiente descontraído e convidativo desta sala temos uma cama de rede que exerce sobre nós uma certa atração… Já imaginou deitar-se ali depois de uma manhã de praia, seguida de um belo almoço?

Objectos feitos à mão e coloridos

E para que não deixemos de fora nenhuma divisão da casa passemos para o quarto de dormir.  Há duas coisas de extrema importância neste quarto: uma é o azul das paredes e a outra a cama Começado pelo azul—que é de resto uma cor bastante usada neste tipo de decoração, não sendo uma cor que de forma alguma passa despercebida—ainda que se tenha optado por um tom a fugir para o esverdeado, muito suave!—não é uma cor que nos agrida a vista ou nos canse. Este facto deve-se a haver um equilíbrio muito bem conseguido através do uso do branco. A cama que vemos é simplesmente magnífica e a forma como a madeira foi trabalhada é sem dúvida especial e torna este quarto num exemplar super querido do estilo mediterrânico.

Mistura de diferentes texturas

Muito à semelhança do que lhe descrevemos relativamente ao uso do ferro e da madeira, falamos-lhe agora da mistura de diferentes texturas. Saímos do âmbito das salas de estar—sim, o estilo mediterrânico pode abranger toda a sua casa!—e passamos para a cozinha. É evidente que as diferentes texturas existem pelos diferentes materiais. Neste caso é de novo o uso da madeira, mas desta vez conjugada com azulejo. O contraste da superfície lisa com a superfície marcada pelo uso dos azulejos, cria uma dinâmica que faz sobressair a cozinha. É facto que não temos assim uma área tão vasta, contudo acabamos por ter uma óptima e desafogada percepção do espaço e isso deve-se precisamente à mistura das texturas das superfícies.   

Chão de azulejo

Já referimos antes o uso do azulejo pois este é de facto muito importante quando falamos do estilo em questão. Neste exemplo resolvemos mostrar-lhe uma nova abordagem ao azulejo, já que neste caso o seu uso é pensado para criar formas geométricas no chão. Uma vez mais estas formas remetem-nos para as texturas—sim, está mesmo tudo ligado!—que criam uma dinâmica única no espaço. Neste caso o jogo de cores é feito através de cores quentes que servem de dispositivo para uma vasta selecção de plantas, numa marquise onde queremos passar as tardes de sol de inverno. 

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine