Tem uma sala pequena? Pinte com estas cores para parecer maior! | homify

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Tem uma sala pequena? Pinte com estas cores para parecer maior!

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
by Ayuko Studio Scandinavian
Loading admin actions …

Pintar as paredes de casa é uma das principais formas de conseguir uma aparência completamente diferente da anterior, mudando radicalmente a decoração de um espaço. No entanto, quando chega o momento de escolher, nem sempre temos a inspiração necessária para decidir a cor que desejamos. 

sala de estar por exemplo, é sempre motivo dúvidas e discussões. Queremos que fique perfeita uma vez que é ali que recebemos os nossos convidados e passamos os nossos momentos de lazer em família, mas a decisão nunca é simples. Não é por adorarmos uma cor que ela vai ficar bem ou agradar a todos! Para o ajudar nessa indecisão trazemos-lhe algumas ideias e sugestões que podem facilitar a tomada de decisão sobre qual cor escolher. 

Antes de avançar é importante envolver a família, se existir, pois eles também vão conviver diariamente com a escolha. Selecione algumas cores que lhe agradem e peça aos outros envolvidos para fazer o mesmo, depois discutam as opções e vão reduzindo as possibilidades até haver um consenso. Mas não o façam ao acaso! Lembrem-se de que procuram valorizar no ambiente, não arruiná-lo. 

Se a intenção é pintar uma sala pequena temos a certeza de que quer fazê-la parecer maior, portanto o melhor é conhecer as nossas propostas de hoje e decidirem a partir daí!

1. O eterno branco

Pode parecer uma sugestão redundante, afinal toda a gente sabe que o branco confere mais amplitude visual aos espaços, fá-los parecer imediatamente maiores. E o efeito do branco é tanto maior quanto mais claro e brilhante for! Branco claro, pensará o leitor, isso não será um erro? Branco é branco! Não é bem assim… Se não sabia poderá surpreender-se com a imensa gama de brancos disponíveis nas tintas comercializadas. Sabia que o branco de verdade não é branco? Ou seja, é branco, mas aos nossos olhos aparece um pouco mais amarelado, enquanto o branco com um pinguinho de azul vai parecer mais branco. Há branco pérola, branco sujo, branco gelo, branco neve… Uff! 

Qualquer tom de branco funciona quando o objetivo é tornar o espaço maior, mas se acha isso demasiado monótono pode sempre usar um autocolante de parede, como na imagem acima. Fica leve e luminoso, não interferindo o efeito pretendido.

2. Cores pastel

As cores pastel também são uma aposta segura quando toca a tornar áreas pequenas visualmente maiores. O exemplo que lhe damos consegue o equilíbrio perfeito, apostando em mais cor e menos mobília. Embora as cores sejam um pouco fortes demais, e poderem encher demasiado o espaço, resumem-se a uma parede, e a combinação com o branco brilhante suaviza-as. O resultado é uma sala de estar alegre e criativa!

3. Cinzento esverdeado

As cores frias e claras também ajudam a tornar os espaços maiores, embora funcionem melhor em paredes desimpedidas e em ambientes minimalistas. Neste exemplo que lhe mostramos, da autoria do gabinete TWELVE FOUR HAUS, as paredes pintadas de cinzento esverdeado claro, combinadas com branco torna o ambiente limpo e arejado, com uma sensação espacial muito maior. Mas se optar por mais de uma parede neste tom não abuse dos acessórios, ou o efeito será o contrário do que deseja.

4. Pinceladas de azul

A sala da imagem acima tem uma área nem menor do que aparenta. Porquê? Porque as cores frias foram utilizadas para diferenciar as áreas das salas, mantendo a mesma base branca, neutra, para dar coerência.

Os dois tons de azul contribuem muito para tornar os espaços jovens e brilhantes. Mas cuidado para não abusar da sua utilização, pois podem facilmente sobrecarregar um espaço pequeno e torná-lo demasiado frio, impessoal.

5. Sombras de cinzento

O cinzento mate é uma tendência de cor que veio para ficar. Sendo uma cor escura poderia contribuir para tornar uma sala demasiado acanhada, mas como pode ver, quando bem utilizado isso não acontece. Pelo contrário, produz ambientes elegantes e sofisticados, nada escuros.

6. Escolhas arrojadas

O verde limão é realmente uma escolha arrojada, mas pode ver como torna o ambiente alegre e amplo, sem o escurecer. E a sua combinação com a madeira é vivificante, dando ao espaço um tom de natureza. No entanto é preciso ter bastante parcimónia na sua utilização e seguir o exemplo da imagem acima, em que apenas uma parede foi pintada de verde limão. Render-se ao entusiasmo e pintar várias paredes desta cor vai ser demais, tornando-se irritante e cansativo!

7. Lavanda?

Lavanda ou cor-de-rosa, em tons pastel muito claros, são cores que podem funcionar bem numa sala pequena e ajudar a dar-lhe dimensão. Claro que escolher um destes tons é discutível… São cores muito associadas ao universo feminino, pelo que serão talvez as opções mais sujeitas a debate, se não viver sozinha. Pode e deve combiná-las com branco ou com alguns apontamentos pequenos numa cor mais forte, mas não exagere! A não ser que pretenda ter uma sala feita de algodão doce (num quarto de menina ficará bem, por exemplo), a sua aplicação deverá reservar-se a áreas pequenas, como uma parede apenas.

8. Tons de gelo

by AÏDO Industrial

Não há dúvida:—as cores frias funcionam bem a tornar os ambientes mais amplos e arejados! Neste exemplo que lhe mostramos brilho do branco é enaltecido e avivado pelos tons de azul e cinzento azulado tornando esta minuscula sala muito maior… Bem pelo menos no aspeto!

E para conhecer outros truques para aproveitar bem uma sala pequena não deixe de ler o artigo ’19 ideias para tirar maior proveito de uma sala pequena’.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!