Mansão arquitetônica com materiais naturais

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
MAN, Gálvez & Márton Arquitetura Gálvez & Márton Arquitetura Modern Houses
Loading admin actions …

A casa que mostraremos em nossa sessão homify 360° é situada dentro de um condomínio de luxo na região metropolitana de São Paulo. Chamada de M.A.N. a residência foi projeta pelo escritório Gálvez & Márton Arquitetura e foi construída em um terreno de esquina— com uma fachada que possui um ângulo de 180 graus e dois níveis acima do nível da rua. 

O seu design ousado com implantação em T, permite que todos os ambientes sejam integrados, este projeto foi construído com uma mistura de elementos como vidro, madeira e pedra que torna o projeto um verdadeiro mesclado orgânico repleto de características modernas e naturais. 

A proposta interessante dessa casa é proporcionar luxo de uma maneira natural e orgânica, se você não resiste a imponência de grandes projetos arquitetônicos, prepare-se: estamos prestes a deixar você sonhando, continue lendo…

A fachada

A fachada da casa MAN mostra os três pisos da residência; esta possui uma estrutura metálica, com pilares e vigas que ajudam a reproduzir o aço corten. Além disso as portas e as janelas foram todas instaladas em vidro com esquadrias de madeira do tipo Cumaru. Este mesmo tipo de madeira também foi utilizada para o revestimento exterior como os bancos, beirais, deck da piscina e as portas camarão.

A planta

Como falamos em nossa breve introdução, o terreno do projeto possui um ângulo de 180° e uma diferença de dois níveis entre a rua, a vista da mata e a casa. Para criar uma volumetria perfeita os arquitetos precisaram estudar cuidadosamente a legislação municipal para ter certeza de que a planta se encaixava dentro das exigências da prefeitura. 

Transparência inovadora

A parte dos fundos da casa possui um design realmente inovador—ao fechamento com vidro no bloco superior e a utilização de um telhado revestido com madeira inova o projeto, o piso térreo é uma garagem que possui espaço para vários veículos. 

Fechamento exterior

Além de seu formato inovador, o fechamento exterior foi revestido com ripas de Cumaru, esse tipo de acabamento acrescenta uma atmosfera rústica e natural para esta casa, principalmente em conjunto com as paredes de pedras e com o cenário da mata de eucalipto. 

Infinity pool

Além do majestoso design, essa residência ainda ganhou uma bela piscina infinita. Após conseguirem que a planta do projeto se enquadrasse dentro das normas do município, os arquitetos puderam realizar o desejo do proprietário que era que o design da piscina fosse virado para o lado norte do terreno. Outra especificação, era que a entrada principal da casa fosse completamente separada da entrada informal, que seria utilizada no dia-dia dos proprietários. 

Conhecendo os interiores

O interior da casa não deixa a desejar,  o charme e a beleza orgânica do exterior se espalhava também pelo interior. A madeira e as ripas se mesclam com o vidro e criam um visual contemporâneo. O nosso tour se inicia com essa primeira imagem do piso superior, uma claraboia gigante que lembra uma pergolado coberto com vidro. Esta claraboia foi construída no pátio central da casa,  preenchendo todo  o espaço interior com luz natural nos dois pisos. 

Efeito da pérgola no piso térreo

Essa imagem nos mostra o efeito da pérgola transparente no piso térreo. O corrimão da escada, feito em vidro enfatiza o aspecto clean e moderno do ambiente. os pequenos coqueiros distribuídos   acrescentam vida ao espaço quebrando um pouco a paleta de cores neutra. 

A beleza dos materiais naturais

Nesse piso, pode-se ver ao fundo a porta de correr, feita em madeira rústica ao lado da longa parede de pedra e por sua vez esse espaço revela características intrínsecas com uma beleza orgânica e sincera.  

Ambientes amplos e integrados

A casa foi projetada para ser bem ampla—o formato da planta possui um sistema de circulação de ar vertical em dois pavimentos sobre o platô natural do terreno. Além disso, a casa se abre para a área de lazer onde se pode relaxar e desfrutar da natureza e da piscina. 

Sala de estar

Super minimalista, esta ampla sala de estar ganhou uma decoração frugal e neutra que à sua própria maneira se tornou confortável e elegante. Ao fundo a grande parede de vidro, funciona como uma enorme vitrine com vista para a mata. Essa também permite muita luz natural e claro privacidade para os moradores. O restante desse piso é revestido lado lado exterior com fechamento vertical de ripas.

A decoração é sútil e minimalista com uma paleta de cores neutras, permitindo que o verdadeiro destaque seja a própria casa. 

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine