A casa do pianista!

Luciana P Luciana P
Loading admin actions …

A arquitetura é uma arte e técnica capaz de traduzir personalidade, rotina, uso e uma série de outros elementos em espaços. Tendo isso em mente, os arquitetos e profissionais da empresa alemã FingerHaus GMBH mais uma vez nos presenteiam com a visão de uma de suas obras que é voltada especialmente para moradores com um gosto mais do que especial: paixão pela música! Conheça então esta casa projetada especialmente para o sonho de qualquer pianista!

Antes de entrar, já informamos de antemão que se trata de uma residência projetada com soluções estéticas que avançam no sentido do gosto, mas que principalmente vão de encontro com uma série de soluções técnicas capazes de gerar ambientes confortáveis, funcionais e muito práticos. Além disso, a apropriação correta dos méritos do terreno em que se insere e também das condições ambientais, gera soluções que garantem um aproveitamento na medida. 

Isso significa que estamos falando de uma casa extremamente bela, inspirada na arte, que se envolve com o clima e com as condições naturais e que é muito prática e garante o bem estar de toda a família. De uma arte para outra, sem mais demora, vamos conhecer esses ambientes fantásticos!

Fachada da garagem

Pelo lado de fora, a casa já aparenta toda a sua grandiosidade e ao mesmo tempo aponta para um estilo de vida tranquilo e que se volta para uma simplicidade com muita beleza. A fachada é toda pintada numa tonalidade suave porém descontraída e o telhado faz um desenho interessante acompanhando as janelas extensas e os volumes que contêm o programa de necessidades da casa.

Uma forma interessante de criar volumetrias mais incomuns dentro de um projeto com estética tradicional. E já percebemos a importância que os profissionais e moradores deram para a entrada abundante de luz, configurando toda a sala principal de estar, como veremos mais adiante.

Fachada posterior

A partir da visão da fachada posterior é possível observar a importância que se dá ao jardim, permitindo que o terreno seja aproveitado com uma boa área permeável junto à natureza. Do lado de fora da casa foi criada uma pequena área para almoço ou churrasco ao ar livre aproveitando todos esses méritos. E os painéis solares no telhado já apontam para um aproveitamento da energia solar com sua função de economizar energia e ao mesmo tempo ajudar a poupar o meio ambiente. Simplicidade e elegância!

Fachada de entrada

A entrada da casa se dá nesta fachada, marcada com seus telhadinhos em diferentes níveis e águas. A porta principal recebe um design diferenciado das demais, mais amplo e muito bonito. Ainda assim tudo segue uma estética tradicional e interiorana, principalmente por conta das vantagens que se seguem a partir de áreas tão arborizadas e tranquilas para se viver. Não podemos deixar de notar que o jardim da frente é composto em pedras, o que favorece a manutenção e não deixa de ser uma solução esteticamente muito agradável.

Se você gostou desta solução, consulte também este artigo sobre jardins compostos principalmente por diversos tipos de pedras

Chegamos ao interior

Vejam que impressionante a primeira vista que temos ao entrar na casa! Um piano magnífico de cauda impera sobre o ambiente. E o mais interessante é que parece que todas as cores, formas e contrastes dos interiores são voltados unicamente para harmonizar com as formas curvilíneas e tão marcantes do piano.

Ao lado direito, já vemos a sala de jantar que é na verdade um espaço integrado. Interiores amplos, absolutamente bem iluminados, seja pelos enormes panos de vidro, seja pelas luminárias delicadas pendentes, e que nos transmitem imediatamente a sensação de frescor e bem estar.

Amplitude sem igual

Assim como nossa primeira reação ao ver este projeto, imaginamos que você também tenha se surpreendido. Apesar da aparência tradicionalmente bela e clássica do exterior, os interiores já nos permitem divagar sobre uma estética mais moderna e super atual, que não deixa de lado o charme clássico.

Os tons internos são também aconchegantes e levemente quentes, no mesmo sentido da fachada. E os contrastes dos móveis escuros sobre esta base de tons faz um desenho apaixonante que se repete em todos os detalhes da casa, basta observar.

Detalhe do piano e da janela

Como se trata da casa de um pianista, não podemos deixar de nos aproximarmos mais um pouco para observar o belíssimo piano de cauda que se abre para todo o ambiente. A janela em arco torna este espaço um lugar ímpar, uma vez que permite um contato visual rico com o exterior da casa. Imagine só que delícia passar algumas horas neste ambiente embalado pelo som delicioso de melodias encantadoras!

Cozinha clara e organizada

Partindo de um estética e conformação bem características, a cozinha segue com seu balcão apoiado por duas banquetas brancas modernas. Numa espécie de híbrido de cozinha americana (como a conhecemos) e cozinha em ilha, a solução abarca as duas necessidades, onde a mesma bancada serve de apoio para pequenas refeições e também para o preparo dos alimentos. 

A claridade e organização desta cozinha são apaixonantes!

Circulação vertical

Chegamos ao fim deste passeio pela casa do pianista. Aqui mostramos como a configuração das janelas em arcos também avança para a estética das portas e de outros elementos da casa. No piso superior, o chão em madeira escura concorda com toda a escada e estruturas auxiliares, numa mistura harmoniosa de alvenaria e madeira. O corrimão da escada leva também o metal, que acrescenta ainda mais riqueza à composição.

E para terminar, vamos prestar atenção na iluminação natural que se dá pela abertura na cobertura e também pelas extensas janelas. Uma forma de garantir uma arquitetura especial. Ah, e não poderia deixar de estar completa com vasinhos de plantas que alegram e trazem boas energias a todos os ambientes!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine