10 plantas para cultivar no interior de sua casa

I. Gaspar—homify I. Gaspar—homify
Cynara, Bulbo® Bulbo® Kitchen
Loading admin actions …

Uma casa sem plantas fica incompleta, despida de algo… Sem dúvida que as plantas têm de decorar as várias divisões da nossa casa de uma ou outra forma. Trazem aquele lado natural e cheio de vida. Dão outro ar e outro dinamismo ao espaço. Gostamos delas sob as diferentes formas, tamanhos e feitios. E não precisa de ser um expert para florir a sua casa, basta encontrar uma planta que seja mais fácil de cuidar, como cactos e suculentas, que iremos falar mais à frente.

Para conhecer as outras plantas que pode cultivar em sua casa, convidamos-lhe a descobrir este livro de ideias. Aqui pode encontrar dicas e imagens inspiradoras, com plantas bonitas que trarão um novo olhar ao seu lar. Descubra quais são, já a seguir. 

1. As ervas aromáticas

Ainda tem dúvidas sobre as plantas ou ervas aromáticas em sua casa?! Então, não tenha mais. Pode perfeitamente cultivá-las e usufruir delas para aromatizar os seus cozinhados. Não precisa de ter uma varanda, elas crescem e desenvolvem-se dentro de casa, considerando sempre a importância da luz. A cozinha é um perfeito lugar para as ter. 

Pode começar por uma ou duas plantas, como a salsa ou os coentros, que são ervas que usamos com mais regularidade. Mais tarde e conforme a adaptação, pode desenvolver com outras ervas, como o manjericão, o tomilho, o alecrim, o tomilho, os orégãos, entre muitas outras opções, que ficam ao seu critério e gosto. 

2. A orquídea

A orquídea pode ser perfeitamente cultivada em casa, não será a planta mais fácil de cuidar, mas a verdade é que proporciona uma decoração sem igual. Ela precisa de sol e de água regular, mas nunca em grande abundância que pode levar ao apodrecimento das suas raízes. 

Uma orquídea bem cuidada produzirá rebentos, que podem ser plantados noutro vaso, para ter mais orquídeas. É o ciclo da natureza. 

3. O cacto

O cacto é atualmente um grande queridinho na decoração de ambientes, seja nos mais diversos tamanhos. São fáceis de cultivar e de manter em sua casa. 

Opte por colocar um ou outro vaso pequeno numa mesa, num móvel ou numa janela. Se preferir, encontrará no mercado espécies maiores que ficaram lindamente num vaso, perto do sofá ou da entrada de casa. 

4. As suculentas

Outra planta muito em voga no mundo decorativo é a suculenta. É uma planta bonita e fácil de cuidar, uma ótima opção para cultivar em casa. Existem várias espécies, com tonalidades diferentes, pode criar uma combinação divertida na sua casa. Num opção individual, como vemos na imagem ou juntá-las num só vaso. A escolha é sua! 

5. O bambu

Todas as plantas merecem ser tratadas com amor e carinho, e o bambu não é exceção. É uma excelente planta para cultivar em casa, já que segundo a filosofia do Feng Shui, o bambu atrai sorte, prosperidade, dinheiro e ativa positivamente a energia em casa. É duradouro e prático para ter em ambientes internos. 

Posto isto, temos que ter um bambu em casa, e já!

6. O bonsai

O bonsai é aquela planta que todos queremos ter, mas ao mesmo tempo que gera um pouco de receio devido aos minuciosos cuidados. O bonsai precisa de cuidado diariamente, para manter a sua forma anã e tão característica. Cortar umas folhas e uns galhos, deixá-lo perto da luz natural e regá-lo com cuidado. Atenção, uma má rega é a morte do bonsai. Comece por regar bem devagar, por cima da terra e em volta ao tronco, certificando-se que a água esteja a penetrar no solo, verifique que água saia pelos orifício de drenagem do vaso, para não acumular a água nas raízes. 

7. O Antúrio

O Antúrio é, sem dúvida, uma bonita planta para cultivar em sua casa, nomeadamente na sala de estar e de jantar.  As suas bonitas flores vermelhas enriquecem o ambiente. Mantenha esta planta num luz indireta e numa temperatura entre os 27 e 32°C.

8. A palmeira-areca

A palmeira-areca é umas das plantas mais populares e é perfeita para ser cultivada em casa porque adapta-se a qualquer tipo de espaço: hall de entrada, corredor, escritório, sala de estar, sala de jantar… Tem como grande vantagem de remover o Co2 e produzir O2, além de purificar o ar.

9. O Piri-piri

Gosta de comida picante? Então está na hora de investir em produtos naturais para dar um sabor único aos seus cozinhados. Cultive uma planta piri-piri em sua casa! Sim, é possível. Pode semear com as grainhas de uma malagueta ou pode comprar um pequeno vaso com uma planta já desenvolvida. 

Arrisque, vai ver que será divertido ver o fruto crescer e poder usá-lo para o seu próprio consumo.

10. O geranium

O geranium ou também conhecido por planta sardinheira pode ser cultivada em casa, tanto no interior como na sua varanda fechada ou aberta. São fáceis de cuidar e produzem flores bonitas, que dão logo outra dinâmica ao espaço. 

Agora veja este livro de ideias e não se esqueça de decorar a sua casa com plantas!

Como decorar com plantas exóticas?

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine