Como consertar os ruídos irritantes em casa

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Como consertar os ruídos irritantes em casa

Eduardo Prado—homify Eduardo Prado—homify
classic  by The Natural Wood Floor Company, Classic
Loading admin actions …

No meio da madrugada, você acorda com sede. Olha no relógio que, por ser digital, não tem o som dos ponteiros. 3h30 da manhã. No quarto de porta fechada o silêncio parece ser absoluto. Calçando os chinelos, você levanta-se da cama e vai abrir a porta do quarto

Ouve um rangido. 

Por estar sonolento, entende que é sua imaginação. Chegando na cozinha, ouve sibilos. Barulhos estranhos. 

Abre a geladeira para beber água, mas não tem coragem de fechá-la. O escuro torna-se um filme mal-assombrado com ruídos medonhos. Corre para o quarto e passa a noite sem dormir. 

Quando amanhece, tem coragem para ir à cozinha novamente. Precisa passar um café para ter energia que a insônia retirou. 

Ouve os mesmos ruídos. 

A luz do dia permite mais coragem para verificar. A tábua do piso solto. A torneira que está pingando. O ranger de madeiras. Sua casa está assombrada por barulhos. 

Você só precisa consertá-los. E é isto o que ensinaremos hoje para você. 

Confira!

1. A porta que range

A cada vez que sua porta é movimentada, o ranger das dobradiças podem trazer o insuportável ranger do ferro seco. A solução é simples e econômica: utilize óleos lubrificantes ou grafite em pó na dobradiça. Faça isto ao menos uma vez por mês e mantenha sua porta sempre silenciosa e sem ruídos.

2. Piso solto

O piso do lar é sempre um indicativo sobre como estão os cuidados estruturais. O descuido, neste caso, pode trazer tropeços e acidentes. É preciso evitar. 

Para isto, leve em consideração o tipo de piso de sua casa e chame bons profissionais para fazer o conserto o quanto antes. Evite consertos paliativos, já que isto pode alastrar ainda mais o problema.

3. Cadeira sem firmeza

modern  by HORM.IT, Modern
HORM.IT

RAY Chair

HORM.IT

Apoios, assentos e pés das cadeiras são comumente danificados com o passar do tempo. Além de possíveis ruídos irritantes, há também o risco de acidentes. Assim, é fundamental deixar o móvel separado dos demais para evitar que seja utilizado até ser consertado.

No caso de ruídos em estrutura de metal, grafite em pó ou óleo lubrificante fino podem ser suficientes. Se a cadeira for em madeira, verifique se existem parafusos frouxos nos apoios, assentos e pés. Caso a madeira esteja solta, utilize cola específica de madeira na estrutura, deixe secar e confira se o problema foi ajustado. 

4. Ventilador sibilante

Living false ceiling design by homify Asian
homify

Living false ceiling design

homify

Depois de um longo período de utilização, é comum que o ventilador de teto apresente certo cansaço. Isto pode ser notado com os ruídos ao ligar a peça.

Antes de verificar o problema, desligue a chave geral de energia. Após isto, confira possíveis acúmulos de poeira, lâmpadas com mal encaixe ou parafusos soltos. Se o problema for com as hélices, o ideal é chamar um bom profissional para alinhá-las novamente.

5. Escada de madeira mal ajustada

Se a escada de sua casa for de madeira e o ranger do piso é um barulho comum ao utilizá-la, procure por produtos colantes que possam ajustar as placas novamente na estrutura. Solte levemente o piso, aplique uma pequena quantidade e isole o local até que esteja seco. Se o problema for estrutural, a consulta por um bom profissional será indispensável.

6. Colchão que range

Master Bedroom Modern Bedroom by Clean Design Modern
Clean Design

Master Bedroom

Clean Design

Se o seu colchão é de molas, é comum que, com o passar do tempo, ele apresente alguns rangidos. Isto pode ser solucionado adicionando uma placa de madeira embaixo dele. Se o problema for na superfície, procure por protetores de colchão que diminuem o atrito da peça com a estrutura da cama.

7. Estrutura mal encaixada da cama

Assim como o colchão, a cama pode apresentar problemas por ruídos com o uso demasiado. Os ruídos podem ser ocasionados pelas folgas dos encaixes na estrutura. Solucione este problema de maneira simples e fácil adicionando pedaços de tecidos entre os encaixes. No caso do estrado, utilize uma manta macia ou cobertor para garantir boa aderência da peça com a estrutura da cama.

8. Torneira com problemas

Cherry Creek Town Home by Studio Design LLC Classic
Studio Design LLC

Cherry Creek Town Home

Studio Design LLC

Se o problema for o ruído da haste, uma solução prática e simples é utilizar vaselina entre o gancho e a estrutura da torneira. Caso o problema seja o gotejar, o ideal é verificar se a vedação está em boas condições. O reforço com fita veda-rosca poderá solucionar facilmente este problema.

9. Gaveta irritante

Appleby Oak Shoe Chest Country style corridor, hallway& stairs by The Cotswold Company Country Wood Wood effect
The Cotswold Company

Appleby Oak Shoe Chest

The Cotswold Company

Por fim, se alguma de suas gavetas de madeira incomodar pelo atrito com a estrutura do móvel, aplique cera de abelha ou esfregue uma vela de cera no espaço inferior e extremidades do móvel. 

Caso a estrutura da gaveta seja feita de metal, aplique spray lubrificante nas rodinhas responsáveis pelo deslizamento e mova a gaveta continuamente até que o spray esteja bem espalhado.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!