Mobiliário essencial para a sua casa nova

I. Gaspar—homify I. Gaspar—homify
Andar Modelo - Oeiras, Traço Magenta - Design de Interiores Traço Magenta - Design de Interiores Modern Bedroom
Loading admin actions …

Depois da compra ou do aluguer de uma casa precisamos, inevitavelmente, de nos interessar pelos móveis. Uma fase que é geralmente apreciada pelos moradores e que gera sempre muito entusiasmo, pois é poder ver a sua casa ganhar formas.

Haverá móveis mais úteis que outros, pela sua utilidade básica no dia-a-dia (cama, sofá, roupeiro… ). Enquanto outros móveis são apenas um extra, permitindo sobretudo um conforto visual e estético. Neste sentido, há que ponderar  e analisar o que é realmente importante para si, no imediato. Pode optar por comprar e mobilar a sua casa toda de uma só vez, ou por mobilá-la aos poucos, não só por questões financeiras, mas também para poder perceber melhor os pontos positivos e negativos do espaço. Além disso, este compasso de tempo permite uma melhor pesquisa do mercado.

Para o ajudar a mobilar a sua casa partilhamos convosco 8 dicas! Fique connosco.

Planeamento das necessidades

Se tivermos um orçamento avultado para apetrechar a nossa casa, evitar-se-ão grandes dores de cabeça e não será preciso o tal “jogo de cintura”. Compra-se e ponto final. Porém, quando o orçamento é apertado, há que refletir, definir e planear tudo muito bem. Repensar necessidades e encontrar as melhores oportunidades. Mas não veja isso, como algo de negativo, pelo contrário. Desta forma, poderá apetrechar a sua casa com outra visão, muito mais assertiva e decidida. Como diz o ditado “Roma e Pavia não se fizeram num dia”, por isso, tenha calma.

Pense no que realmente é importante e nos móveis essenciais para o seu dia-a-dia. É uma questão de prioridade, o resto vem por acréscimo.

Móveis para o quarto

Sem dúvida, que no quarto há pelo menos um móvel que não dispensamos mesmo, pelo simples facto, de ele nos “regenerar” a cada noite… Claro que é da cama que falamos. É a peça-chave a ter no quarto, além de ser essencial para o nosso descanso e bem-estar, ela também tem um papel preponderante na decoração do espaço. A cama ocupa grande parte da superfície. Como tal, escolha esta peça de mobiliário com tempo e calma. E como falamos em cama, também falamos no colchão, um detalhe que merece todo o seu cuidado na hora do escolher.

No quarto, precisamos também de um roupeiro, nomeadamente se não tiver um embutido à parede. O seu tamanho dependerá sempre da área que dispõe. Não se esqueça de manter coerência e não sobrecarregar todo o espaço com móveis, é preciso deixar espaço para circular à vontade.

Além destes dois móveis principais, pode apostar numas mesas de cabeceira, num cadeirão e numa cómoda, conforme o espaço que tiver disponível.

Móveis para a sala

Na sala, a peça de mobiliário mais importante é sem dúvida o sofá. É lá que gostamos de nos refugiar ao fim do dia e relaxar do stress diário. Seja para ver um filme, ler um livre, conversar ou simplesmente dormir um pouco.

Depois não poderá faltar o móvel de televisão, a mesa de centro, uma mesa de jantar e as respetivas cadeiras. Se tiver espaço, pode apostar num cadeirão, numa estante ou prateleiras, num aparador para arrumações diversas e numa mesa de apoio, que ficará perto do sofá. Mais uma vez chamamos a vossa atenção, para deixar o espaço aberto e arejado.

​Móveis para a cozinha

Poderá comprar ou alugar uma casa, com uma cozinha equipada, com todos os móveis e eletrodomésticos necessários, sendo que este ponto poderá não ser muito preocupante para si. Caso contrário, deverá investir em módulos de cozinha (armários e gavetas), num material para as bancadas ou numa ilha se tiver espaço. Se for possível, pode colocar umas prateleiras, uma mesa de cozinha e umas cadeiras, ideal para refeições rápidas.

Nota: antes de comprar ou alugar a sua casa, certifique-se das condições da cozinha, o que está ou não incluído. Se for uma casa de aluguer, é importante deixar tudo por escrito e de forma formal, para não deixar margens para dúvidas, nomeadamente na próxima saída.

Móveis para a casa de banho

A casa de banho não precisará de muitos móveis ao contrário das outras divisões da casa, por  isso será muito fácil equipá-la. Nesta divisão precisará de um móvel de casa de banho, que pode embutir ao lavatório, é prático e ocupa um espaço “perdido”. Se não for possível, pode comprar um móvel tradicional e colocar num espaço livre da sua casa de banho. Existem móveis de diversos tamanhos, ideais para esta superfície, baixos e pequenos ou estreitos e compridos. Também encontrará no mercado, móveis de casa de banho em madeira ou também em verga, que trará bastante charme na decoração do espaço.

Se a sua casa de banho for realmente pequena, só tem de aproveitar as paredes. Fixando umas prateleiras ou um móvel suspenso.

Móveis para outras divisões

Quanto mais divisões tivermos em casa, mais móveis precisaremos de comprar, isso é um ponto assente. Por isso, se tiver um escritório em casa, precisará de apostar numa escrivaninha, numa cadeira ergonómica, numa estante ou numas prateleiras.

Na despensa, é fácil, só precisa de montar umas quantas prateleiras, para ter a divisão organizada.

Se tiver a sorte de ter uma lavandaria em casa, organize-a bem, colocando umas prateleiras e uns móveis.

Relativamente ao mobiliário para o hall de entrada, a lista é grande, poderá ser uma consola, uma prateleira, uma sapateira, uma estante… Enfim, qualquer móvel encaixa-se na entrada de casa. 

A que tipo de profissional posso recorrer?

Poderá recorrer a um marceneiro para construir móveis sob medida, ideal para um móvel específico, que idealizou, por exemplo. Mas também poderá contactar um arquiteto de interior ou decorador, que o orientará na escolha do mobiliário ideal para a sua casa. Finalmente, necessitará de se dirigir a várias lojas físicas ou on-line. De certeza, que a nossa plataforma é um excelente ponto de partida para encontrar tudo o que precisa e isso, à distância de um clique!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine