Banheiros rústicos

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Residência Pruner, ArchDesign STUDIO ArchDesign STUDIO Rustic style bathroom
Loading admin actions …

Quando pensamos na palavra rústico, logo nos vem à mente elementos que remetem à vida no campo. O estilo rústico de decoração é caracterizado pela falta de acabamento e atenção aos pequenos detalhes. 

Decorar um ambiente nesta vertente significa trazer para dentro de sua casa referências rurais, através do mobiliário ou objetos decorativos. As paredes também são um dos grandes recursos utilizados por aqueles que querem trazer o clima do estilo rústico para determinado ambiente, já que elas podem transformar um cômodo inteiro através de sua textura e composição. Paredes de pedra são típicas no universo rural, e ao aplicá-las dentro de casa, trazemos um pouco da imperfeição calculada proposta pela arquitetura campestre. 

Móveis podem ser feitos de troncos de árvore ou blocos de pedra, os artigos têxteis podem conter estampas típicas da sua região. Alguns profissionais também ressaltam a importância de deixar os materiais em sua forma básica, evitando acabamentos do tipo verniz brilhante ou contornos muito perfeitos. Enfim, são tantas as formas através das quais podemos deixar um ambiente com uma cara rústica, que resolvemos lançar este novo Livro de Ideias, que focará em um cômodo específico: o banheiro! Através de nossas referências de arquitetos nacionais, confira como deixar o seu banheiro com uma cara rústica, e assim trazer um pouco dessa tendência que se torna cada vez mais popular no universo da arquitetura e decoração!

Parede I

Como já citamos, revestir as paredes é algo de extrema importância quando queremos criar um ambiente no estilo rústico. Neste banheiro da foto, a parede principal foi revestida de pedras, e a parte superior da pia não possui contornos torneados, duas características típicas do estilo. A pia de vidro é super moderna e traz um quebra legal ao ambiente. O banheiro da foto é um projeto de Barbara Dundes, arquiteta que atende em São Paulo e em São Caetano do Sul.

Parede II

Outra parede com revestimento super legal e rústico para ilustrar um pouco mais do estilo. O grande espelho é um dos destaques da peça, que também abre mão de detalhes torneados, o que acarreta em um um clima abrupto, típico do estilo rústico. O projeto da foto foi assinado por Evviva Bertolini.

Madeira

A madeira é um dos elementos mais utilizados por designers e arquitetos quando estes querem dar vida à um ambiente com inspiração rústica. A porta possui características típicas rurais, por sua sobriedade a falta de acabamento calculado. A base da pia e o revestimento da parte superior ao espelho também carregam essas características. O banheiro da foto é uma criação do escritório Espaço do Traço Arquitetura.

Pia

Na foto, podemos ver que a pia de mármore possui um design bem diferente, o que a transforma no destaque do cômodo. Detalhes como o tapete fazem grande diferença quando estamos querendo seguir um estilo específico. A composição do cômodo é mais uma criação do escritório ArchDesign Studio.

Parede III

Aqui, mais uma vez voltamos a falar das paredes, e essa escolhida para o banheiro da foto é uma das que mais ilustram a brutalidade sutil do estilo rústico. As pedras, que criam a ilusão de empilhamento, remetem à casas construídas em tempos passados. Plantas, que sempre nos remetem à áreas rurais, também são elementos que contribuem muito para a ambientação no estilo rústico. A criação do espaço fica por conta de Kika Prata.

Composição

Dois elementos rústicos têm destaque nesse banheiro: a parede da área de banho, revestida por pedras, e a base da pia, toda em concreto. Ambas refletem características importantes do estilo: uma falta de acabamento calculado, como já mencionamos anteriormente. O projeto é de autoria do arquiteto paulistano Gustavo Calazans.

Gostou? Continue navegando pelas páginas do homify e inspire-se cada vez mais!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine