Use flores como decoração e a sua casa se verá encantadora!

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Use flores como decoração e a sua casa se verá encantadora!

Mariana Garcia—Homify Mariana Garcia—Homify
 Dining room by Roselind Wilson Design, Classic
Loading admin actions …

Ter flores em casa é o mesmo que trazer um pouco de Natureza para o seu interior. Seja pelas suas cores, formas ou odores, estes elementos adicionam sempre algo fresco e agradável ao ambiente, que nos tranquiliza e nos transmite boas sensações. Para além da purificação do ar, estas são algumas razões que nos levam a ter flores dentro de casa, independentemente da sua escolha pessoal sobre as espécies a ter.

O primeiro e principal motivo que nos leva a querer ter flores em casa é a decoração dos espaços. Procuramos sempre uma espécie que adicione um ponto de beleza na divisão onde a pretendemos ter, com vista a ficar com alguma vida e cor ali. Por isso mesmo, é usual optar-se por flores mais resistentes, que aguentem mais tempo depois de florescerem. No entanto, para os apaixonados por flores mais sensíveis (como por exemplo certos tipos de orquídeas), que requerem um maior cuidado e que têm um tempo de vida mais curto, este não é um problema, pois a sua beleza efémera é mais que um excelente motivo para as ter em casa! O importante mesmo é saber como cuidá-las de forma a que aguentem o máximo de tempo possível com o melhor aspecto que podem ter.

É uma ocasião especial?

No caso de precisar de flores para uma ocasião especial (por exemplo, uma festa de casamento, um baptizado ou um aniversário), o problema da duração das mesmas já não se coloca tanto, pois estas flores servirão para uma decoração de apenas algumas horas. É importante sim que tenha em consideração a altura do ano em que está (para saber se há as tulipas que quer ou se será preciso esperar mais umas semanas ou meses para que seja a sua hora de florescer), assim como as cores existentes. Uma vez que terá convidados, certifique-se de que opta por uma espécie com menos tendência para provocar alergias e, se houver crianças, evite flores cujo pólen esteja numa posição mais propensa à criação de nódoas (como no caso dos lírios, cujas anteras são características por pintarem tudo onde tocam).

Na sala de estar

Provavelmente, a sala de estar é a divisão da casa onde passa mais tempo. Por isso mesmo, o cuidado com a decoração deve ser tido muito em conta, com vista a poder usufruir todos os dias de um espaço que é agradável aos seus olhos. Para esta assoalhada, as flores com perfumes mais intensos podem ser um pouco ingratas, pois pode correr o risco de enjoar o cheiro ou de ter alguma reacção alérgica. Procure flores que vão ao encontro dos seus gostos pessoais, mas sem que para isso se arrependa mais tarde da escolha feita!

Na sala de jantar

Um centro de mesa ou um jarro com flores frescas é um toque que toda a sala deseja ter! Para quem gosta de decorações mais elaboradas, os centros são perfeitos, pois combinam as flores e as folhas num arranjo muitas vezes preparado ao milímetro. Se por outro lado é fã da Natureza mais ao natural, passando a redundância, talvez o que procura para dar aquela frescura à sua sala de jantar seja um molho de flores frescas despidas de qualquer intervenção humana.

Na cozinha

 Kitchen by Rencraft, Classic
Rencraft

Modern meets Edwardian.

Rencraft

Embora muita gente pense em ervas aromáticas quando se fala em ter plantas na cozinha, a verdade é que flores acabadas de apanhar no jardim ou uma entrega especial da sua cara metade podem fazer toda a diferença no aspecto desta divisão. O pormenor de frescura e a beleza inconfundível das flores faz com que a cozinha ganhe todo um novo ar! Além disso, a probabilidade de haver cheiros (de comida, de lixo… ) mais intensos aqui é maior, logo as flores só vão ajudá-lo a dissipar estes odores.

As cores

Como é de conhecimento geral, há flores para todos os gostos e feitios, principalmente no que toca a cores. Alteradas genética ou quimicamente ou sem qualquer tipo de influência do Homem, actualmente temos um imenso leque de escolha: vermelhas, amarelas, azuis, mescladas… Por isso, o difícil mesmo às vezes é conseguir decidir por uma! No entanto, pode optar por escolher uma determinada cor e jogar com as suas variações dentro da mesma espécie ou com espécies diferentes.

Pontos verdes

Se até aqui nos focámos mais em espécies com flor, é de salientar que as plantas sem flor são igualmente bonitas e extremamente decorativas! De tamanhos variados, tem também imenso por onde escolher, se a sua preferência recair sobre elas. Funcionam muito bem sob a forma de terrário, num expositor de degraus ou num vaso grande ao fundo da sala!

Com ou sem flor?

Esta é uma escolha muito pessoal, mas que também se pode prender com o espaço em si e a decoração onde se insere. Se a intenção é ter uma divisão com uma beleza mais selvagem, mais pura, talvez as plantas sem flor lhe dêem melhor o efeito pretendido; se por outro lado a ideia é ter um ambiente mais romântico e campestre, as flores farão todo o sentido. De qualquer maneira, voltamos a frisar: o importante é que esteja de acordo com as suas preferências. Depois disto, é só desfrutar do resultado!

 Houses by Casas inHAUS, Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!